Pular para o conteúdo principal



53 anos do Hospital São José

Eis o Arquivo Nirez para primeiro de abril, na História do Ceará:

  • 1824 - Uma 5ª feira, sai às ruas o primeiro número do Diário do Governo do Ceará, o primeiro jornal, que teve a Província, redatoriado pelo padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó). Embora estejamos registrando aqui, o acontecimento foi em Quixeramobim, que com a adesão à Confederação do Equador, fez às vezes da Capital da Província. Foi Manuel de Carvalho Paes de Andrade que, de Pernambuco enviou, pela escuna de guerra Maria Zeferina, o material tipográfico. Vinha assim datado: Cidade do Ceará, Quinta-Feira, 1º de Abril de 1824. Era impresso na Tipografia Nacional do Ceará, sendo tipógrafo Francisco José de Sales.
  • 1847 - Morre, no Rio de Janeiro, o engenheiro João Vieira de Carvalho, Marquês de Lages, português de Olivença nascido em 16/11/1781, senador pelo Ceará.
  • 1870 - Chega a Fortaleza a notícia do término da Guerra do Paraguai, havendo muitas festas por esse motivo.
  • 1881 - Assume a Presidência da Província, o senador Pedro Leão Veloso, pela segunda vez, incompatibilizado com os abolicionistas.
  • 1893 - A Alfândega de Fortaleza passa a funcionar em prédio construído pela empresa Ceará Harbour Corporation Ltda. O prédio todo de pedra, hoje ocupado pela Caixa Econômica Federal, foi construído por Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. O prédio havia sido inaugurado no dia 15/7/1891.
  • 1909 - São lançados, pela Fábrica Iracema de Cigarros, de Philomeno Gomes & Filho, na Praça do Ferreira, feitos com fumo Esmeralda, os Cigarros Comerciais.
  • 1911 - Surge a firma de Luiz Severiano Ribeiro, Casa Ribeiro, livraria e papelaria, gramofones e discos, louças, vidros, mobílias espelhos e tapetes, artigos religiosos e fábrica de gelo, na Rua Major Facundo, 75 (antigo 532).
  • 1924 - Raimundo Guilherme Santos (Dico Guilherme) abre a loja denominada Crysanthemo, de Modas, Miudezas e Novidades, na Rua Guilherme Rocha, 56, na Praça do Ferreira. Lança Postais com Vistas de Fortaleza.
  • 1925 - Mário Teixeira de Abreu funda a Padaria Ideal, na Rua Barão do Rio Branco, 194. Depois foi vendida a David Eusébio Ferreira, que mudou para a esquina da Rua Guilherme Rocha, 846-884 com Avenida do Imperador, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu). E hoje tem algumas filiais no Meireles e na Aldeota. Desde 1944 pertence à firma J. Neto & Cia.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a firma Júlio Carvalho & Companhia, ferragistas, na Rua Major Facundo, 103, fabricantes das afamadas Foices Sertanejo 126. A firma tinha como sócios Júlio de Siqueira Carvalho e José Cândido de Sousa Carvalho.
  • 1926 - Funda-se, em Fortaleza, a loja O Gabriel, de Gabriel Leônidas Jardim, armarinho de miudezas e artigos religiosos na Rua Senador Alencar nº 46 (antigo), depois se mudou para a Rua Floriano Peixoto, 256.
  • 1926 - Morre, com 52 anos de idade, o poeta e bacharel de direito Alfredo de Miranda Castro. Era natural do Recife-PE, onde nascera a 30/11/1873 e pertencia a Academia Cearense de Letras-ACL. Exerceu o cargo de procurador da República no Ceará.
  • 1926 - É fundada pelo tipógrafo Raimundo Nonato Farias Esteves, em prédio na Rua do Rosário, a Tipografia Progresso. Oriunda da Tipografia Moraes, que fora adquirida por Artur Esteves. Depois, mudou-se para a Rua General Bezerril, 183 (antigo) e já como R. Esteves Gráfica Ltda. para a Rua Senador Pompeu, 754. Hoje a Tiprogresso é uma moderna editora, nas mãos de Geraldo Esteves, filhos e sobrinhos.
  • 1927 - Toma posse na direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Abraão de Oliveira Leite, substituindo o engenheiro Adelmar de Melo Franco.
  • 1931 - Morre, aos 87 anos de idade, o coronel João da Fonseca Barbosa, ex-tesoureiro do Banco do Ceará.
  • 1933 - Morre José de Oliveira Rola, um dos pioneiros na exibição de filmes em Fortaleza. É hoje patrono de rua na Varjota.
  • 1934 - Fundado em Fortaleza  o Penarol Sport Club.
  • 1939 - Criado pelo Decreto 627 o Hospital Geral da Polícia que substitui a Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje é o Hospital da Polícia Militar do Ceará, localizado na esquina da Rua Princesa Isabel com Rua Domingos Olímpio, com fundos para a Rua Dona Teresa.
  • 1941 - Autorizado o funcionamento, em Fortaleza, do Corpo Civil de Vigilância de Fortaleza, organizado por Henrique Ellery, para servir de órgão auxiliar de Polícia. As casas que colaboravam com a entidade, traziam em sua fachada, uma plaqueta com a inscrição CCVF.
  • 1943 - Falece, em Fortaleza, Alfredo Dutra Filho, alto funcionário da Fiscalização dos Portos.
  • 1944 - Em plena luz do dia - e não foi mentira - são roubados, na hora do almoço, os estabelecimentos comerciais Casa Movado, Ceará Chic e Armazém Potiguar.
  • 1946 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS tem novo diretor, o engenheiro Francisco Benjamin Gallotti, em substituição a Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira).
  • 1949 - Criado, pela Lei Municipal 140, o Ginásio Municipal, que só seria instalado em 2/5/1951 em antiga casa na Rua Barão do Rio Branco, 1.594, na Praça do Carmo, onde funciona hoje o Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, tendo como diretor o professor Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e localiza-se na Avenida dos Expedicionários nº 3.910, no Jardim América.
  • 1950 - Inaugura-se o VI Salão de Abril, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, instalado na Rua Major Facundo, 684, prédio de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro, cedido para a exposição. Estrearam neste salão, os artistas Sérvulo Esmeraldo, Zenon da Cunha Mendes Barreto e Goebel Weyne Rodrigues.
  • 1952 - O desembargador Feliciano de Ataíde é reeleito Provedor-Mór da Santa Casa de Misericórdia
  • 1953 - Inaugurado, no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida Treze de Maio, o Grupo Escolar Paulo Sarasate destinado aos filhos dos Sargentos e Praças daquela corporação. Ao ato estiveram presentes várias autoridades, entre as quais o coronel José de Ribamar Maciel Campos, comandante daquela unidade militar, José do Nascimento, secretário do Governo e da Administração representando o governador Paulo Sarasate.
  • 1953 - Falece, em Granja-Ceará, vítima de colapso cardíaco, o ex-tabelião aposentado José Quariguasi da Frota.
  • 1954 - Por iniciativa do arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, é fundada em Fortaleza a Liga Antialcoólica, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.
  • 1955 - A Imprensa Oficial do Ceará-Ioce tem novo diretor, Alberto Leal Nunes, substituindo Valdemar Gonçalves.
  • 1959 - Chegam a Porto Alegre os jangadeiros cearenses, que empreenderam o raide Fortaleza a Buenos Aires-Argentina, na jangada Maria Teresa Goulart, sob o comando do Mestre Jerônimo.
  • 1962 - Instala-se a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza-Conefor, que substitui o Serviluz. O bom fornecimento de luz a Fortaleza continua sendo uma mentira.
  • 1964 - Dia da Mentira, repercute intensamente o golpe contra o presidente João Belchior Marques Goulart, eleito legitimamente por voto popular, comandado pelo general Olímpio Mourão Filho e pelo governador Magalhães Pinto, de Minas Gerais. No dia 3 o Congresso Nacional declara vaga a Presidência da República, assumindo-a o deputado Pascoal Ranieri Mazzili. Em Fortaleza casas são invadidas, pessoas são presas por qualquer suspeita, políticos são caçados e presos, bibliotecas são confiscadas, o policiamento nas ruas passa a ser feito pelo Exército, e outros desmandos injustificáveis em nome da democracia. Foi um golpe que atrasou o país em 21 anos. Depois foi criada a mentira de que o Golpe foi a 31 de março, para disfarçar o dia da mentira. Ainda hoje os militares traidores da pátria são homenageados com seus nomes em logradouros públicos.
  • 1966 - O Instituto Brasileiro do Café-IBC, passa a distribuir somente café em grão totalmente torrado, com o fim de evitar o contrabando.
  • 1970 - Inaugurado, em Fortaleza, o Hospital de Isolamento de Fortaleza, na Parquelândia, na Rua Nestor Barbosa, 315/433. Hoje chama-se Hospital São José (foto), depois de amparado pela Lei  9.387, de 31/7/1970.
  • 1972 - Construída com recursos da Sudene para funcionar como escola pioneira de primeiro grau, em Fortaleza, o governador César Cals de Oliveira Filho inaugura a Escola Integrada de Primeiro Grau Antonieta Siqueira.
  • 1978 - Grava depoimento para o Museu Cearense de Teatro de Ricardo Guilherme e para o Arquivo Nirez, o homem de teatro Afonso Jucá.
  • 2009 - Morre, à tarde, vítima Câncer na Próstata, o artista plástico cearense Francisco Nogueira da Silva. Premiado por três vezes no tradicional Salão de Abril, o artista, muito comentado pelo domínio da Pintura Naif. Era funcionário da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1966, sempre na referencial Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde produziu muitas de suas obras. Nascera, em 1941.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...