Profissionais da Imprensa Cearense comemoraram, na noite desta quinta-feira (28/11/2024) a entrega do 6° Prêmio MPCE de Jornalismo, promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Ministério Público do Ceará.
A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. Ao todo, 12 trabalhos foram destacados em 1°, 2° e 3° lugares nas categorias Jornalismo Impresso/Web, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.
Os vencedores receberam troféus, certificados e uma premiação em dinheiro. O evento também promoveu uma série de homenagens a personalidades e instituições que contribuíram direta e indiretamente no trabalho da Secom.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou da solenidade e destacou a relevância do papel da imprensa na defesa do estado democrático de direito e na fiscalização das instituições públicas e privadas.
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou da solenidade e destacou a relevância do papel da imprensa na defesa do estado democrático de direito e na fiscalização das instituições públicas e privadas.
- O Ministério Público é muito grato pelo papel que vocês desempenham cotidianamente levando informações relevantes e serviços essenciais à população. Por meio de reportagens, matérias, fotografias e outros conteúdos, assuntos de grande interesse são divulgados e despertam a consciência dos cidadãos”, enfatizou.
Reginaldo Aguiar, secretário de Comunicação do MP, agradeceu os participantes de mais essa edição do prêmio.
Reginaldo Aguiar, secretário de Comunicação do MP, agradeceu os participantes de mais essa edição do prêmio.
- A cada ano, esse concurso se fortalece junto com o próprio Ministério Público, que, por meio da imprensa, torna-se mais conhecido e próximo da população cearense. Os veículos de comunicação social e os profissionais de jornalismo são fundamentais nessa relação entre sociedade e MP”, comemorou.
Prêmio MPCE de Jornalismo: Nesta edição, o tema foi “MP do Ceará e Cidadania: Fortalecendo a Defesa dos Direitos e a Promoção da Justiça”. A disputa contou com 104 trabalhos inscritos e 61 deferidos. Houve participação de profissionais da capital e do interior do estado. Concorreram ao prêmio trabalhos (matérias, reportagens, série de reportagens, fotografias) veiculados em qualquer cidade do território brasileiro, desde que o conteúdo tenha sido produzido sobre ações ocorridas no Estado do Ceará, dentro do tema proposto, no período de 16 de dezembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.
Finalistas: Os finalistas das quatro categorias profissionais (Jornalismo Impresso/Web, Fotojornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo) receberam troféus, certificados e uma premiação em dinheiro, de acordo com a colocação: 1° lugar – R$ 7 mil, 2° lugar – R$ 4 mil e 3° lugar – R$ 2 mil, em valores brutos.
Telejornalismo
1° lugar – “Não estamos sozinhas” – Janaína Gouveia – Alece TV
2° lugar – “Tempo e Justiça” – Aline Oliveira – TV Verdes Mares
3° lugar – “Municípios têm até agosto para desativar lixões” – Ítallo Rocha – TV Verdes Mares
Radiojornalismo
1° lugar – “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!” – Jocasta Pimentel – Rádio Alece FM
2° lugar – “Especial Justiça na Escola” – Nicolas Paulino – Verdinha FM
3° lugar – “Inocência Perdida: a dor do abuso” – Augusto Carvalho – Rádio O Povo/CBN Cariri
Fotojornalismo
1° lugar – “Revogado decreto que previa remoção de mais de 80 famílias do entorno do Farol do Mucuripe” – Aurélio Alves – Jornal O Povo
2° lugar – “Reencontros” – Fabiane de Paula – Diário do Nordeste
3° lugar – “Terra de Ninguém” – Fábio Lima – Jornal O Povo
Jornalismo Impresso/Web
1° lugar – “Fortaleza dos sem-voto: Da rua à urna, a luta de pessoas em situação de rua pelo direito ao voto” – Vítor Magalhães – Jornal O Povo
2° lugar – “Órfãos da Pandemia” – Mylena Gadelha – Diário do Nordeste
3° lugar – “O papel das escolas no combate aos abusos sexuais infantis no Ceará” – Sara Oliveira – Jornal O Povo
Homenagens: A exemplo do que ocorreu na edição de 2023, este ano, a Secretaria de Comunicação fez uma série de homenagens durante a solenidade de entrega do Prêmio de Jornalismo.
Prêmio MPCE de Jornalismo: Nesta edição, o tema foi “MP do Ceará e Cidadania: Fortalecendo a Defesa dos Direitos e a Promoção da Justiça”. A disputa contou com 104 trabalhos inscritos e 61 deferidos. Houve participação de profissionais da capital e do interior do estado. Concorreram ao prêmio trabalhos (matérias, reportagens, série de reportagens, fotografias) veiculados em qualquer cidade do território brasileiro, desde que o conteúdo tenha sido produzido sobre ações ocorridas no Estado do Ceará, dentro do tema proposto, no período de 16 de dezembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.
Finalistas: Os finalistas das quatro categorias profissionais (Jornalismo Impresso/Web, Fotojornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo) receberam troféus, certificados e uma premiação em dinheiro, de acordo com a colocação: 1° lugar – R$ 7 mil, 2° lugar – R$ 4 mil e 3° lugar – R$ 2 mil, em valores brutos.
Telejornalismo
1° lugar – “Não estamos sozinhas” – Janaína Gouveia – Alece TV
2° lugar – “Tempo e Justiça” – Aline Oliveira – TV Verdes Mares
3° lugar – “Municípios têm até agosto para desativar lixões” – Ítallo Rocha – TV Verdes Mares
Radiojornalismo
1° lugar – “Violência sexual contra crianças e adolescentes: chega de silêncio!” – Jocasta Pimentel – Rádio Alece FM
2° lugar – “Especial Justiça na Escola” – Nicolas Paulino – Verdinha FM
3° lugar – “Inocência Perdida: a dor do abuso” – Augusto Carvalho – Rádio O Povo/CBN Cariri
Fotojornalismo
1° lugar – “Revogado decreto que previa remoção de mais de 80 famílias do entorno do Farol do Mucuripe” – Aurélio Alves – Jornal O Povo
2° lugar – “Reencontros” – Fabiane de Paula – Diário do Nordeste
3° lugar – “Terra de Ninguém” – Fábio Lima – Jornal O Povo
Jornalismo Impresso/Web
1° lugar – “Fortaleza dos sem-voto: Da rua à urna, a luta de pessoas em situação de rua pelo direito ao voto” – Vítor Magalhães – Jornal O Povo
2° lugar – “Órfãos da Pandemia” – Mylena Gadelha – Diário do Nordeste
3° lugar – “O papel das escolas no combate aos abusos sexuais infantis no Ceará” – Sara Oliveira – Jornal O Povo
Homenagens: A exemplo do que ocorreu na edição de 2023, este ano, a Secretaria de Comunicação fez uma série de homenagens durante a solenidade de entrega do Prêmio de Jornalismo.
A comenda de Colaborador Destaque da Secom foi para o diagramador Everton Viana, colaborador do Ministério Público desde 2006. Também foram entregues as placas de Membro e Servidor Amigos da Secom ao procurador de Justiça Emmanuel Girão e servidora cedida Rosângela Oliveira, que atua como intérprete de Libras, respectivamente. O Museu da Fotografia Fortaleza, parceiro da Secretaria de Comunicação na promoção de exposições de arte nas unidades do Ministério Público, também foi homenageado.
A Menção Honrosa foi entregue ao representante da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery, atual presidente da entidade.
Veja a galeria de fotos AQUI.
Veja a galeria de fotos AQUI.

Comentários
Postar um comentário