Pular para o conteúdo principal

World Summit on Energy Transition


Congressistas norte-americanos e líderes globais vêm ao Brasil para o World Summit on Energy Transition, nesta quinta (28) e sexta (29/11/2024), em Fortaleza.

Estarão em debate diversos temas, como os desafios e oportunidades das energias renováveis, o financiamento para novos projetos e as políticas mundiais voltadas para as mudanças climáticas

No contexto da COP-29, realizada no Azerbaijão, e do G20, sediado pelo Rio de Janeiro, o World Summit on Energy Transition (WSoET) - a Cúpula Mundial para a Transição Energética - está trazendo ao Brasil congressistas norte-americanos e líderes globais para abordar questões prementes para a atual e as futuras gerações: a transição energética, os impactos das mudanças climáticas e a sustentabilidade das nações. A Cúpula será nesta quinta (28) e sexta (29/11), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, em formato gratuito e híbrido, transmitido para quatro idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim. As palestras e os painéis serão transmitidos simultaneamente em três salas: Pangea, Tethys e Atmosphere.

- Pela primeira vez no Nordeste brasileiro haverá uma programação tão ampla a respeito de energias renováveis, seu potencial, desafios e oportunidades, com a participação de renomados especialistas internacionais. Será muito mais do que uma série de palestras: é um verdadeiro manancial de ideias, experiências e proposições, pensando no futuro do planeta em termos de mudanças climáticas e sustentabilidade”, avalia Jorge Borrell, presidente do Instituto Winds for Future.

Programação e autoridades: No primeiro dia (28 de novembro), a programação começa com os pronunciamentos do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; de Jorge Brown, Presidente do Global Institute for the Future of Tourism; e Jorge Borrell, Presidente do Instituto Winds for Future.


A seguir, Linda Sánchez (foto), congressista norte-americana pelo Estado da Califórnia, vai abordar o tema "O futuro global da energia - desafios e oportunidades". A espanhola Nuria Lopez Mélida, representante do Clube de Madrid, o maior fórum mundial de ex-chefes de Estado e de Governo voltado para questões internacionais; e Sávia Gavazza, Gerente de Projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, irão debater a temática "No Caminho da COP30 - a força dos acordos internacionais para a transição energética".


Angel Gurría (foto) , ex-secretário geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), vai proferir a palestra "Políticas que funcionam - cases de sucesso em transição energética".

Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Estado do Ceará, apresentará o debate sobre "Governos em ação - liderando a revolução energética", com a participação de Mehdi Jomaa, ex-primeiro ministro da Tunísia e membro do Clube de Madrid; e Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador.

Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, vai participar do debate "O papel da liderança do Brasil na transição energética global", juntamente com Luis Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia Ceará, Jonas Becker, Diretor da ABSOLAR CE (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); e Marcello Cabral, Diretor de Novos Negócios da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias).

Loretta Sanchez, ex-congressista norte-americana pelo Estado da Califórnia, e Joyce Banda, ex-presidente do Malawi (este de forma online), vão participar do debate "O poder da sociedade - mobilização para a transição energética".

Segundo dia: No segundo dia (29 de novembro) do evento, a programação segue com Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que será palestrante no debate "Financiamento de oportunidades para projetos de energia limpa".

O debate "Inovação na indústria da energia" terá a presença de Raimundo Costa, presidente da FUNCAP, Armando Jimenez, ex-diretor geral de políticas energéticas do México, e o professor Enio Pontes, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O deputado federal Danilo Forte estará com Romulo Soares, cofundador do Instituto Winds for Future, no debate "Ceará como uma força líder na transição energética Brasileira".

Com o tema "Energia e Turismo - Transformando Destinos Sustentáveis", o painel vai reunir Liesl Mesilio, Secretário de Estado e Ministro da Educação, Desenvolvimento, Serviços Técnicos e Transportes de Gibraltar; Yrwana Albuquerque, titular da Secretaria de Turismo do Ceará; e Armando Jimenez, ex-diretor geral de políticas energéticas do México.

Svem Richard, diretor da SALCO e presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria do Ceará, e o vice-presidente de operações do Porto do Pecém, Fabio Grandchamp, estarão no painel "Infraestrutura como base para a transição energética", ao lado de Marcelo Schmitt, Diretor geral no Brasil da Stolthaven Terminais, e o espanhol Juan Francisco Collado, presidente para o Brasil da Redinter.

Sunita Satyapal, diretora do Departamento de Energia dos Estados Unidos, estará (de forma online) no debate "Power to X - A indústria no centro da inovação energética", junto com Fernanda Delgado, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV); Monica Saraiva Panik, consultora da Fiec e mentora da SAE Brasil; e Laurent Thery, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Qair International.

Quase na conclusão do evento, Ticiana Queiroz, Presidente do Movimento Somos Um, estará no painel "Justiça Energética - Construindo um futuro para todos", juntamente com a espanhola Telma Ortiz, Diretora de Relações Exteriores e Estratégias da Concordia Foundation; Román Rodríguez, Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Scholas Occurrentes; Max Trejo, Secretário-Geral da World Youth Org; e Celso Ienaga, cofundador da Dextron Consulting.

Finalizando a Cúpula, Jorge Brown, Presidente do Global Institute for the Future of Tourism, fará o anúncio da Carta do Ceará, com diretrizes recomendadas para o futuro da Transição Energética no Planeta.
SERVIÇO

  • World Summit on Energy Transition - WSoET
  • Quinta (28) e sexta (29/11/2024).
  • Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
  • Informações, inscrições e programação: https://energytransition.com.br



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...