Pular para o conteúdo principal

Fernando Maia recebe Medalha Boticário Ferreira

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) entregou, na noite desta segunda-feira (27), a Medalha Boticário Ferreira ao jornalista Fernando Maia de Mendonça. 


A comenda foi proposta, através do requerimento 1815/2018, de autoria do vereador Acrísio Sena (PT) subscrito pelo vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo vereador Acrísio Sena (PT), no ato representando o presidente do Poder Legislativo, vereador Salmito Filho (PDT)

A mesa solene foi composta pelo deputado federal Mauro Benevides (MDB), ex-presidente do Congresso Nacional; Eudoro Santana, presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, desembargador Durval César Maia; Valdomiro Távora, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE);  e a promotora de Justiça, Fernanda Mendonça.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Acrísio Sena disse ser esse um momento histórico, “pelo menos para mim, pois conheci Fernando Maia, ainda quando era representante sindical. Tive muitos debates com Fernando Maia, e até hoje ele segue com um microfone aberto plural, principalmente para os movimentos sindicais. Sou reconhecedor do seu trabalho de bem informar o povo de Fortaleza. O acompanho da luta pelas diretas. Eles são uma das vozes mais marcantes da rádio cearense, marcou época pelos vários cantos que trabalho conhecido por seu espírito crítico e de elogiar ou criticar quando necessário”.

“Sua marca sempre manteve uma linha editorial de independência, isenção e objetividade jornalística, o que lhe deu credibilidade e audiência, essa homenagem az justiça ao homem e profissional que conheci tive o prazer por tantos anos, e alguém que ama o que faz no meio radiofônico, as vezes discriminado mas tão querido pelo povo cearense. Fernando receba o apoio desse admirador do seu trabalho.


O ex-senador Mauro Benevides destacou que Fernando recebe essa noite os aplausos de Fortaleza por ser uma das figuras estelares do Jornalismo do Ceará. Mauro saudou a Câmara pela homenagem, “ao jornalista brilhante que defendeu o legislativo, implicitamente estava defendendo a democracia em nosso país”. Lembrou que seu primeiro mandato foi na Câmara integrando a bancada pelo PSD, ao lado de Dorian Sampaio e outros. “Sou detentor de 14 mandatos inclusive chefe do Congresso Nacional, com a graça de Deus. Ele presidiu o Comitê de Imprensa, no período de exceção quando defendeu o Legislativo contra as injustiças”.

Minha experiência de 50 anos de jornalista, fez com que eu aprendesse que um pronunciamento não deve ser maior que 20 minutos, e o modelo que está no discurso de 272 palavras pronunciadas pelo ex-presidente Abraão Lincoln. Eu não tenho essa mesma capacidade para resumir 50 anos de jornalismo em dois minutos. Eu agradeço aos vereadores, meus familiares que estão presentes aqui. Queria dizer que viver é um acontecimento politico. e de fato, a política está presentes em todos os momentos de nossa vida! Me sinto honrado e muito feliz de receber essa medalha.

Tenho certeza Acrísio, que essa comenda, é mais por minha classe de jornalista do que por mim mesmo. Talvez por minha paciência do início de sua caminhada politica. Você fazia todo dia uma caminhada. Foi um dos primeiros ativistas do Ceará. Hoje está ai como representante do povo. Veio das classes menos favorecidas, filho de um pedreiro e uma lavadeira. Hoje é professor escolar, bancário e tem nível superior hoje. É um vitorioso. Benigno continua nas lides do direito.

Eu nunca fui petista, sempre critiquei o Partido dos Trabalhadores, talvez tenha sido até injusto, mas tenho uma grande admiração do seu fundador. Ninguém pode deixar de lado que Lula colocou o proletariado no Poder
”. No final, Mauro Benevides agradeceu a Câmara pela homenagem e todos pela presença na solenidade.

Perfil - Fernando Maia de Mendonça, filho de Belarmino e Lucíola Maia. Casado com Marinalva Gomes, tem três filhos: Lucila, Fernanda e Gerardo Maia Mendonça (Louro Maia). É de família genuinamente cearense, mas nasceu no Amazonas, em Manaus, quando seus pais vinham de Cruzeiro do Sul para o Ceará. Estudou na Escola Nossa Senhora da conceição, e no Salesiano Domingos Sávio, em Baturité, por três anos estudou como internato e fez o exame de admissão. Em Fortaleza estudava a noite, pois durante o dia trabalhava.

Passou a conviver com pessoas adultas que o orientaram sobre a vida. Entre eles o ex-deputado Castelo de Castro, seu eterno amigo. Estudava a noite no colégio São José, depois foi para o Colégio Liceu. Serviu na primeira companhia do exército, cujo período foi importante para sua formação. Após período em quartel foi para Brasília, chegando em 1959. Até que a saudade o fez voltar para o Ceará. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na turma 1976, jornalista desde 1967, cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), mas não terminou.

Na área de Direito, foi juiz classista do trabalho, representando o Sindicato dos Jornalistas e procurador lotado na Junta Comercial do Ceará. Entrou por concurso na Rádio Dragão do Mar em 1967, como locutor e rádio repórter até 1969. A convite de Edilmar Norões foi para a Rádio Verdes Mares, onde ficou até 1975. Assumiu a Secretaria de Imprensa, da Prefeitura de Fortaleza (1975 a 1979).

A convite de Patriolino Ribeiro e José Pessoa de Araújo passou pela Rádio Uirapuru e tem na radiofonia, uma e suas grandes paixões. Ainda no Jornalismo trabalhou no jornal O Povo e durante oito anos esteve a frente da Coluna Politica. Atuou no Tribuna do Ceará, na Rádio Clube, Rádio Assunção e em duas oportunidades foi presidente do Comitê Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará AL-CE).

Por duas vezes assumiu secretarias na área de Comunicação nas gestões da Prefeitura de Fortaleza de Luis Marques e José Maria de Barros Pinho. Atualmente tem coluna jornal o Estado e programa na Rádio Assunção.

Com informações e foto da CMFor.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em