Pular para o conteúdo principal

Pacientes recuperados devem manter rotina de cuidados após alta hospitalar

O Ceará tem quase 8 mil pessoas curadas da Covid 19.

“Assusta. A gente pensa que é só uma gripe”, disse o pescador Valmyr Alves de Sá, de 77 anos. 

Diagnosticado com Novo Coronavírus, o idoso ficou oito dias internado no Hospital São José (HSJ), unidade da Rede Pública da Secretaria da Saúde do Ceará. Após receber alta, ele finalmente pôde voltar para casa.

“Fiquei feliz. Foi bonito, cantaram pra mim, nem sabia que tinha música de pescador. Todo mundo aqui [no Bairro Serviluz] ficou emocionado. Mas a doutora ainda mandou ficar isolado”, contou Valmyr, que é conhecido na praia do Titanzinho.



A recomendação de isolamento não é à toa, pois, mesmo recebendo alta do hospital, o vírus ainda pode estar no organismo. É o que explica o médico infectologista Keny Colares, do HSJ. Segundo o especialista, o processo de recuperação dos pacientes acontece de duas formas.

A primeira, a “cura clínica”, ocorre quando não há mais sintomas da doença. Já a “cura microbiológica” significa que organismo eliminou totalmente o vírus, algo que pode demorar mais para acontecer. “Isso varia muito de pessoa para pessoa. Aparentemente, os pacientes levam algum tempo eliminando o vírus, principalmente se compararmos casos leves e graves”, explica.

Nos casos mais graves, normalmente, as pessoas apresentam dificuldades para respirar e precisam de internação. “Pode ser um caso de um dia de internação ou dois. A depender da situação, medicamentos e oxigênio deixam o paciente bem o suficiente para ir para casa. O ideal é que ele fique o menor tempo possível no hospital”, afirmou o médico. Nestes casos, o isolamento em casa deve ser feito de preferência em um quarto, sem manter contato direto com os demais membros da família para não haver contaminação.

“Há casos graves mais severos em que, mesmo com o tratamento, não conseguem respirar, se cansam. Esses [pacientes] precisam de apoio, entubar, traqueotomia. Isso tudo vai depender da avaliação médica. E eles podem ficar muitos dias até que o pulmão funcione sem ajuda”, ressaltou.

Nestes casos, após a alta hospitalar, cabe ao médico avaliar a necessidade de isolamento em casa e orientar o paciente. “O paciente só está de fato recuperado quando ele está sem sintomas. Mais especificamente sem febre e tosse (forte) por, pelo menos, três dias. Lembrando que uma tosse leve, pigarro, pode permanecer com o paciente por um tempo”, ressaltou o especialista.

Os casos leves são aqueles que podem permanecer em casa. Porém, entre o quinto e o sétimo dia, o paciente deve ficar atento para uma possível piora ou melhora dos sintomas. Caso não apresente qualquer melhora, é preciso procurar ajuda médica. “Principalmente se se tratar de grupo de risco, ou seja, hipertenso, diabético, cardíaco, entre outras coisas”, disse o médico.

Casos assintomáticos - Algumas pessoas podem ter o vírus e não apresentar sintomas. Com isso, não saberão que estão doentes. “A proporção da quantidade desses casos ainda não é clara. Imagina-se que a pessoa também possa transmitir, mas ainda não se sabe o alcance disso. Esse é um dos motivos que tornam o distanciamento social tão importante. Ele dificulta a transmissão, não importa se o transmissor é um caso leve, grave ou assintomático”, disse Keny Colares.
Vida pós-Covid-19 - Uma semana após receber alta hospitalar, Valmyr Alves de Sá teve de comparecer a uma consulta de acompanhamento ambulatorial no HSJ. Dependendo de como o paciente reage à doença, a avaliação é necessária para evitar complicações futuras. “Eu fui pra consulta, a doutora me examinou e passou uns exames. Eu vou fazer pra ficar bom. Graças a Deus e aos doutores do São José, eu estou ótimo, respiro e como bem”, disse o pescador, ainda está em processo de recuperação.

Com informações e foto da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag