Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar inicia Série 'Atos de Liberdade' nesta segunda

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia nesta segunda-feira (15) o Ciclo Programático “Atos de Liberdade: Caminho se Faz ao Andar”.

O Ciclo apresenta, a partir desta segunda (15), 15 trabalhos inéditos em formato de vídeo, cada um deles com duração de cinco a 10 minutos, resultado da produção de 17 artistas cearenses. As apresentações acontecerão às segundas, quartas e sextas de fevereiro, a partir das 20 horas, no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar).  

Conturbado 2020 foi marcado por danos indeléveis para a humanidade. A virada de ano chegou, mas a renovação da esperança por dias melhores aconteceu de forma tímida, numa conjuntura em que sobram incertezas e são cada vez mais evidentes as fragilidades nas mais diversas esferas da vida social. Ao que parece, o novo ano chegou trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas o que buscamos, afinal? O que nos é comum? A necessidade/o desejo de liberdade, talvez. 

Democracia, pertencimento e diversidade emergem como questões fundamentais que nos constituiriam enquanto coletivo, mas que têm sofrido recorrentes ameaças por um levante de movimentos conservadores. Pensando nisso, o CDMAC convidou artistas cearenses para apresentarem trabalhos em diferentes linguagens artísticas que remetam a esses três eixos.

Provocados a seguirem o jogo surrealista cadavre exquis, metodologia criada na França que propõe a junção de trabalhos de diferentes autores sem que a criação de um seja previamente conhecida pelos demais, e inspirados nas lutas individuais e coletivas pela liberdade de ser e agir, atores, dançarinos, dramaturgos, performers e artistas circenses lançam ao público suas respostas-interpretações sobre os eixos anteriormente citados, originando um conjunto cênico independente e ao mesmo tempo relacionado simbolicamente.

A Programação reúne esquetes, coreografias, performances, leituras dramáticas e números circenses, entre outros formatos cênicos. Participam da ação:

  • Altemar di Monteiro.
  • Ana Paula Prudêncio.
  • Andreia Pires.
  • Edivaldo Férrer.
  • Gerson Moreno.
  • Gil Rodriguês.
  • Henrique Oliveira.
  • Honório Felix.
  • João Paulo Lima.
  • Kaye Djamiliá.
  • Natália Coehl.
  • Sarah Nastroianny.
  • Poliana Carcará.
  • Georgia Vitrilis.
  • Silvianne Lima.
  • Souza Frota.
  • Yasmim Salvador.

De acordo com a superintendente do Centro Dragão do Mar, Natasha Faria, a iniciativa representa um esforço coletivo para lançar ao público um conjunto de obras que evidenciam, para além da qualidade técnica dos trabalhos, a potência das narrativas dramatúrgicas propostas e sua capacidade para instigar no público uma reflexão sobre o que temos vivenciado e, sobretudo, sobre os rumos que queremos/precisamos seguir.

Abrindo a série de trabalhos, nesta segunda-feira (15), às 20 horas, no IGTV do Dragão, o encenador, dramaturgo, coreógrafo, performer, intérprete Honório Félix apresentará ´Da Fada Madrinha´, obra que conta a história de uma fada que, num ano trágico e sem festa, aparece para anunciar o que é preciso para repor o que falta ao mundo.

Em seguida, às 20h15, no YouTube do Dragão,  Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni trazem ´O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade´. O desvio originado da aceleração entre duas partículas suspensas propõe uma travessia espacial que representa um campo de fabulação que conduz ao giro sobre uma paisagem diversificada, ecológica e democrática, no qual todas as forças incidem e atuam sobre um mesmo patamar de importância, conduzindo ao abismo dos paradigmas organicistas e que fundam os ideais civilizatórios.

Nesta quarta-feira (17), às 20 horas, no IGTV do Dragão, ‘A Máquina do Juízo Final’, de Kaye Djamiliá, fala sobre a inversão dos trópicos e da rotação, e sobre como a força das resistências pode originar o giro contrário, em busca de um novo tratado geográfico. A exibição será seguida de ‘Desterro’, de Altemar di Monteiro, encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Na obra, cada vez que “a coisa” se aproxima do que um dia já viu, seu corpo se distancia do que se foi em meio à poeira. Fechando o bloco de apresentações deste dia, às 20h15, no YouTube, terá início ‘Oxigênio’, da performer Natália Coehl, que exercita o devir-árvore e a ultrapassagem do seu corpo cis-humano para ser atravessada pelas experiências dos seres vegetais.

Finalizando a programação do Atos de Liberdade para a próxima semana, Gil Rodriguês apresenta na sexta-feira (19), às 20 horas, no IGTV do Dragão ´...reverberações de um diálogo em silêncio…´. O ator, performer, dançarino e artista circense exibe uma dança acrobática pela casa por um viés de self voyeur machine e suas “res-pirações”. 

Logo depois, às 20h04, também no IGTV, João Paulo Lima apresenta ´O perigo de uma única história para o corpo´, quando, inspirado no texto da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Agchi, o dançarino-leitor expõe o incômodo gerado por corpos defs quando os mesmos ocupam a cidade e reivindicam seus lugares de fala e prazeres. Ainda na sexta (19), às 20h15, no YouTube, ‘MicroPolítica dos afetos´, de Souza Frota, aborda a urgência de democratização dos afetos num cenário agravado pela solidão causada pela pandemia. 

Mais informações sobre as atrações da série para os próximos dias podem ser conferidas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). 

Confira a Programação do ´Atos de Liberdade: Caminho se Faz ao Andar´.

Segunda (15)

  • 20 horas - Da Fada Madrinha - Honório Félix - No IGTV. Duração: 13 minutos. Classificação: Livre
  • 20h15 - O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade - Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni - No Youtube. Duração: sete minutos. Classificação: 14 anos.

Quarta (17)

  • 20 horas - A Máquina do Juízo Final - Kaye Djamiliá - No IGTV. Duração: 5min02. Classificação: Livre.
  • 20h06 - Desterro - Altemar di Monteiro - No IGTV. Duração: 7min27. Classificação: Livre.
  • 20h15 - Oxigênio - Natália Coehl - No Youtube. Duração: 12min01. Classificação: Livre.

Sexta (19)

  • 20 horas - ...reverberações de um diálogo em silêncio… - Gil Rodriguês - No IGTV. Duração: 4min33. Classificação: Livre.
  • 20h04 - O perigo de uma única história para o corpo - João Paulo Lima - No IGTV. Duração: 10min17. Classificação: 14 anos
  • 20h15 - MicroPolítica dos afetos - Souza Frota - No Youtube. Duração: 9min04. Classificação: 14 anos

Segunda (22)

  • 20 horas - De Onde é que Vens? - Ana Paula Prudêncio -No Youtube. Duração: 5min44. Classificação: Livre.
  • 20h10 - Transmargem - Yasmim Salvador - No Youtube. Duração: 7min49. Classificação: Livre

Quarta (24)

  • 20 horas - Jornada de Trabalho - Edivaldo Férrer -Youtube. Duração: 11min. Classificação: 14 anos.
  • 20h12 - Germinado - Henrique Oliveira - IGTV Duração: sete minutos. Classificação: Livre

Sexta (26)

  • 20 horas - Palavra-Alma - Silvianne Lima - No Youtube. Duração: 5min50. Classificação: 14 anos.
  • 20h10 - Repartição - Andreia Pires - No Youtube. Duração: 5min. Classificação: Livre
  • 20h15 - Solo de Muites - Gerson Moreno - No Youtube. Duração: 10 minutos. Classificação: Livre

Serviço

  • Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar
  • De segunda (15) a sexta (26 de fevereiro de 2021), a partir das 20 horas.
  • Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
  • Acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".