Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar inicia Série 'Atos de Liberdade' nesta segunda

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia nesta segunda-feira (15) o Ciclo Programático “Atos de Liberdade: Caminho se Faz ao Andar”.

O Ciclo apresenta, a partir desta segunda (15), 15 trabalhos inéditos em formato de vídeo, cada um deles com duração de cinco a 10 minutos, resultado da produção de 17 artistas cearenses. As apresentações acontecerão às segundas, quartas e sextas de fevereiro, a partir das 20 horas, no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar).  

Conturbado 2020 foi marcado por danos indeléveis para a humanidade. A virada de ano chegou, mas a renovação da esperança por dias melhores aconteceu de forma tímida, numa conjuntura em que sobram incertezas e são cada vez mais evidentes as fragilidades nas mais diversas esferas da vida social. Ao que parece, o novo ano chegou trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas o que buscamos, afinal? O que nos é comum? A necessidade/o desejo de liberdade, talvez. 

Democracia, pertencimento e diversidade emergem como questões fundamentais que nos constituiriam enquanto coletivo, mas que têm sofrido recorrentes ameaças por um levante de movimentos conservadores. Pensando nisso, o CDMAC convidou artistas cearenses para apresentarem trabalhos em diferentes linguagens artísticas que remetam a esses três eixos.

Provocados a seguirem o jogo surrealista cadavre exquis, metodologia criada na França que propõe a junção de trabalhos de diferentes autores sem que a criação de um seja previamente conhecida pelos demais, e inspirados nas lutas individuais e coletivas pela liberdade de ser e agir, atores, dançarinos, dramaturgos, performers e artistas circenses lançam ao público suas respostas-interpretações sobre os eixos anteriormente citados, originando um conjunto cênico independente e ao mesmo tempo relacionado simbolicamente.

A Programação reúne esquetes, coreografias, performances, leituras dramáticas e números circenses, entre outros formatos cênicos. Participam da ação:

  • Altemar di Monteiro.
  • Ana Paula Prudêncio.
  • Andreia Pires.
  • Edivaldo Férrer.
  • Gerson Moreno.
  • Gil Rodriguês.
  • Henrique Oliveira.
  • Honório Felix.
  • João Paulo Lima.
  • Kaye Djamiliá.
  • Natália Coehl.
  • Sarah Nastroianny.
  • Poliana Carcará.
  • Georgia Vitrilis.
  • Silvianne Lima.
  • Souza Frota.
  • Yasmim Salvador.

De acordo com a superintendente do Centro Dragão do Mar, Natasha Faria, a iniciativa representa um esforço coletivo para lançar ao público um conjunto de obras que evidenciam, para além da qualidade técnica dos trabalhos, a potência das narrativas dramatúrgicas propostas e sua capacidade para instigar no público uma reflexão sobre o que temos vivenciado e, sobretudo, sobre os rumos que queremos/precisamos seguir.

Abrindo a série de trabalhos, nesta segunda-feira (15), às 20 horas, no IGTV do Dragão, o encenador, dramaturgo, coreógrafo, performer, intérprete Honório Félix apresentará ´Da Fada Madrinha´, obra que conta a história de uma fada que, num ano trágico e sem festa, aparece para anunciar o que é preciso para repor o que falta ao mundo.

Em seguida, às 20h15, no YouTube do Dragão,  Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni trazem ´O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade´. O desvio originado da aceleração entre duas partículas suspensas propõe uma travessia espacial que representa um campo de fabulação que conduz ao giro sobre uma paisagem diversificada, ecológica e democrática, no qual todas as forças incidem e atuam sobre um mesmo patamar de importância, conduzindo ao abismo dos paradigmas organicistas e que fundam os ideais civilizatórios.

Nesta quarta-feira (17), às 20 horas, no IGTV do Dragão, ‘A Máquina do Juízo Final’, de Kaye Djamiliá, fala sobre a inversão dos trópicos e da rotação, e sobre como a força das resistências pode originar o giro contrário, em busca de um novo tratado geográfico. A exibição será seguida de ‘Desterro’, de Altemar di Monteiro, encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Na obra, cada vez que “a coisa” se aproxima do que um dia já viu, seu corpo se distancia do que se foi em meio à poeira. Fechando o bloco de apresentações deste dia, às 20h15, no YouTube, terá início ‘Oxigênio’, da performer Natália Coehl, que exercita o devir-árvore e a ultrapassagem do seu corpo cis-humano para ser atravessada pelas experiências dos seres vegetais.

Finalizando a programação do Atos de Liberdade para a próxima semana, Gil Rodriguês apresenta na sexta-feira (19), às 20 horas, no IGTV do Dragão ´...reverberações de um diálogo em silêncio…´. O ator, performer, dançarino e artista circense exibe uma dança acrobática pela casa por um viés de self voyeur machine e suas “res-pirações”. 

Logo depois, às 20h04, também no IGTV, João Paulo Lima apresenta ´O perigo de uma única história para o corpo´, quando, inspirado no texto da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Agchi, o dançarino-leitor expõe o incômodo gerado por corpos defs quando os mesmos ocupam a cidade e reivindicam seus lugares de fala e prazeres. Ainda na sexta (19), às 20h15, no YouTube, ‘MicroPolítica dos afetos´, de Souza Frota, aborda a urgência de democratização dos afetos num cenário agravado pela solidão causada pela pandemia. 

Mais informações sobre as atrações da série para os próximos dias podem ser conferidas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). 

Confira a Programação do ´Atos de Liberdade: Caminho se Faz ao Andar´.

Segunda (15)

  • 20 horas - Da Fada Madrinha - Honório Félix - No IGTV. Duração: 13 minutos. Classificação: Livre
  • 20h15 - O Belo Animal: pulsões caóticas e irreversibilidade - Georgia Vitrilis, Poliana Carcará e Sarah Nastroyanni - No Youtube. Duração: sete minutos. Classificação: 14 anos.

Quarta (17)

  • 20 horas - A Máquina do Juízo Final - Kaye Djamiliá - No IGTV. Duração: 5min02. Classificação: Livre.
  • 20h06 - Desterro - Altemar di Monteiro - No IGTV. Duração: 7min27. Classificação: Livre.
  • 20h15 - Oxigênio - Natália Coehl - No Youtube. Duração: 12min01. Classificação: Livre.

Sexta (19)

  • 20 horas - ...reverberações de um diálogo em silêncio… - Gil Rodriguês - No IGTV. Duração: 4min33. Classificação: Livre.
  • 20h04 - O perigo de uma única história para o corpo - João Paulo Lima - No IGTV. Duração: 10min17. Classificação: 14 anos
  • 20h15 - MicroPolítica dos afetos - Souza Frota - No Youtube. Duração: 9min04. Classificação: 14 anos

Segunda (22)

  • 20 horas - De Onde é que Vens? - Ana Paula Prudêncio -No Youtube. Duração: 5min44. Classificação: Livre.
  • 20h10 - Transmargem - Yasmim Salvador - No Youtube. Duração: 7min49. Classificação: Livre

Quarta (24)

  • 20 horas - Jornada de Trabalho - Edivaldo Férrer -Youtube. Duração: 11min. Classificação: 14 anos.
  • 20h12 - Germinado - Henrique Oliveira - IGTV Duração: sete minutos. Classificação: Livre

Sexta (26)

  • 20 horas - Palavra-Alma - Silvianne Lima - No Youtube. Duração: 5min50. Classificação: 14 anos.
  • 20h10 - Repartição - Andreia Pires - No Youtube. Duração: 5min. Classificação: Livre
  • 20h15 - Solo de Muites - Gerson Moreno - No Youtube. Duração: 10 minutos. Classificação: Livre

Serviço

  • Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar
  • De segunda (15) a sexta (26 de fevereiro de 2021), a partir das 20 horas.
  • Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
  • Acesso gratuito.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada