Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) lança nesta terça-feira (9) a seguinte Nota:

- A morte do profissional de rádio Pedro Hallan nesta segunda-feira (08), em decorrência do Novo Coronavírus, evidencia a situação caótica do Grupo Cidade de Comunicação.

Com apenas 28 anos, Pedro era radialista e atuava na área técnica das rádios Jovem Pan Fortaleza e Cidade AM, emissoras pertencentes ao Grupo. Há quase um mês a sede do conglomerado de Comunicação é foco de contaminação da Covid-19. Conforme números repassados ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, estima-se que cerca de duas dezenas de trabalhadores já teriam sido infectados no local e muitos deles seguem afastados por conta da doença e há pelo menos uma pessoa internada em Unidade Hospitalar.

Em meados fevereiro, antes da morte do radialista, o Sindjorce já tinha enviado pelo menos duas correspondências ao conglomerado formado pelo:

  1. Portal de Notícias GC+.
  2. Rádios Atlântico Sul FM 105.7, Cidade 99.1, Jovem Pan Fortaleza 94,7, Jovem Pan News 92,9, Jovem Pan Jericoacoara 91,7, 89,9 FM e Cidade AM 860.
  3. TV Cidade.

Nos documentos, a entidade laboral cobrava a retomada de alerta total, assim como novas medidas de combate ao Coronavírus nas empresas de Comunicação. No entanto, de acordo com informações de trabalhadores, a diretoria da empresa negligenciou as orientações e manteve o regime de trabalho presencial tal como antes, contrariando inclusive o modus operandi de outras mídias locais, que, tão logo observaram o cenário de recrudescimento da pandemia no estado, devolveram grande parte de suas equipes para o trabalho home office, de forma a preservar a vida dos profissionais.

O foco inicial de infecção, segundo uma série de relatos, foram os estúdios de Rádio, mas a situação já havia, até a semana passada, se espalhado por todos os setores da empresa, atingindo radialistas, jornalistas e outras equipes. Sem aplicar testagem coletiva, adotar medidas de contenção, segurança e higiene e ao manter o regime de trabalho totalmente presencial, a empresa assumiu o ônus do contágio, que agora está sendo cobrado por meio de vidas perdidas.

Especula-se inclusive, em comentários que circulam no meio, que o ex-vereador Iraguassu Teixeira, falecido em 22 de fevereiro deste ano, vítima da Covid-19, teria contraído a doença na onda inicial de contaminação do GCC, que começou nas emissoras radiofônicas. Iraguassu tinha assento na programação de uma das Rádios.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Jornalistas já havia notificado a Secretaria de Saúde do Ceará sobre o caso. 

- É preciso que autoridades de Saúde e de Vigilância Sanitária tomem medidas efetivas junto à empresa, que tem feito, da administração à assessoria jurídica, ouvidos moucos para as demandas laborais. Neste momento, os trabalhadores do Grupo Cidade temem por suas vidas e de seus familiares e se sentem reféns de uma situação que poderia ser amenizada”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Uma crise que poderia ser evitada - Para Mesquita, o Grupo Cidade é o epicentro de uma crise que poderia, a todo custo, ser evitada. 

- É preciso que a empresa, que não adotou medidas como a diminuição da escala de trabalhadores em sua sede, passe a dar a devida atenção ao caso. Como ação urgente, é necessário realizar a testagem de todos os trabalhadores, para que o diagnóstico e confirmação da doença se dê no tempo imperioso para a procura de socorro médico e hospitalar, assim como para frear o surto”, aponta o presidente do Sindjorce.

O Sindicato argumenta que é preciso decretar quarentena imediata na sede da empresa, além da desinfecção diária de todos os espaços, do fornecimento de EPIs para todos os profissionais (máscaras, luvas, álcool em gel), da desinfecção dos equipamentos e das viaturas após o uso de cada equipe, do transporte isolado, tipo Uber ou táxi, no deslocamento entre a Residência e a Redação, da prestação de assistência médica, social e psicológica aos infectados, via plano de saúde ou não, e da realização de contratações emergenciais para suprir temporariamente as funções dos afastados pelo Covid-19.

Pesar e luta em nome de Pedro Hallan - Ao passo que levanta estas questões imprescindíveis, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Pedro Hallan, uma perda lamentável para todos e que devastou a imprensa cearense nesta segunda-feira nebulosa.

Mas a forma da entidade máxima dos jornalistas do Ceará manifestar o luto pela partida precoce do radialista, profissão irmã dos operários da notícia, não é inerte.

- Assumimos aqui o nosso papel de fiscal dos direitos dos profissionais de jornalismo e estendemos o nosso olhar a todos os que militam na imprensa. Não podemos permitir que empresas de comunicação se abstenham da responsabilidade que devem às vidas que empregam em suas dependências. Diante disso, reiteramos que lutaremos para a adoção de adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, para que o Grupo Cidade passe a atender, de uma vez por todas, as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias”, aponta Rafael Mesquita.

Com a palavra o Grupo Cidade de Comunicação.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".