Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) lança nesta terça-feira (9) a seguinte Nota:

- A morte do profissional de rádio Pedro Hallan nesta segunda-feira (08), em decorrência do Novo Coronavírus, evidencia a situação caótica do Grupo Cidade de Comunicação.

Com apenas 28 anos, Pedro era radialista e atuava na área técnica das rádios Jovem Pan Fortaleza e Cidade AM, emissoras pertencentes ao Grupo. Há quase um mês a sede do conglomerado de Comunicação é foco de contaminação da Covid-19. Conforme números repassados ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, estima-se que cerca de duas dezenas de trabalhadores já teriam sido infectados no local e muitos deles seguem afastados por conta da doença e há pelo menos uma pessoa internada em Unidade Hospitalar.

Em meados fevereiro, antes da morte do radialista, o Sindjorce já tinha enviado pelo menos duas correspondências ao conglomerado formado pelo:

  1. Portal de Notícias GC+.
  2. Rádios Atlântico Sul FM 105.7, Cidade 99.1, Jovem Pan Fortaleza 94,7, Jovem Pan News 92,9, Jovem Pan Jericoacoara 91,7, 89,9 FM e Cidade AM 860.
  3. TV Cidade.

Nos documentos, a entidade laboral cobrava a retomada de alerta total, assim como novas medidas de combate ao Coronavírus nas empresas de Comunicação. No entanto, de acordo com informações de trabalhadores, a diretoria da empresa negligenciou as orientações e manteve o regime de trabalho presencial tal como antes, contrariando inclusive o modus operandi de outras mídias locais, que, tão logo observaram o cenário de recrudescimento da pandemia no estado, devolveram grande parte de suas equipes para o trabalho home office, de forma a preservar a vida dos profissionais.

O foco inicial de infecção, segundo uma série de relatos, foram os estúdios de Rádio, mas a situação já havia, até a semana passada, se espalhado por todos os setores da empresa, atingindo radialistas, jornalistas e outras equipes. Sem aplicar testagem coletiva, adotar medidas de contenção, segurança e higiene e ao manter o regime de trabalho totalmente presencial, a empresa assumiu o ônus do contágio, que agora está sendo cobrado por meio de vidas perdidas.

Especula-se inclusive, em comentários que circulam no meio, que o ex-vereador Iraguassu Teixeira, falecido em 22 de fevereiro deste ano, vítima da Covid-19, teria contraído a doença na onda inicial de contaminação do GCC, que começou nas emissoras radiofônicas. Iraguassu tinha assento na programação de uma das Rádios.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Jornalistas já havia notificado a Secretaria de Saúde do Ceará sobre o caso. 

- É preciso que autoridades de Saúde e de Vigilância Sanitária tomem medidas efetivas junto à empresa, que tem feito, da administração à assessoria jurídica, ouvidos moucos para as demandas laborais. Neste momento, os trabalhadores do Grupo Cidade temem por suas vidas e de seus familiares e se sentem reféns de uma situação que poderia ser amenizada”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Uma crise que poderia ser evitada - Para Mesquita, o Grupo Cidade é o epicentro de uma crise que poderia, a todo custo, ser evitada. 

- É preciso que a empresa, que não adotou medidas como a diminuição da escala de trabalhadores em sua sede, passe a dar a devida atenção ao caso. Como ação urgente, é necessário realizar a testagem de todos os trabalhadores, para que o diagnóstico e confirmação da doença se dê no tempo imperioso para a procura de socorro médico e hospitalar, assim como para frear o surto”, aponta o presidente do Sindjorce.

O Sindicato argumenta que é preciso decretar quarentena imediata na sede da empresa, além da desinfecção diária de todos os espaços, do fornecimento de EPIs para todos os profissionais (máscaras, luvas, álcool em gel), da desinfecção dos equipamentos e das viaturas após o uso de cada equipe, do transporte isolado, tipo Uber ou táxi, no deslocamento entre a Residência e a Redação, da prestação de assistência médica, social e psicológica aos infectados, via plano de saúde ou não, e da realização de contratações emergenciais para suprir temporariamente as funções dos afastados pelo Covid-19.

Pesar e luta em nome de Pedro Hallan - Ao passo que levanta estas questões imprescindíveis, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Pedro Hallan, uma perda lamentável para todos e que devastou a imprensa cearense nesta segunda-feira nebulosa.

Mas a forma da entidade máxima dos jornalistas do Ceará manifestar o luto pela partida precoce do radialista, profissão irmã dos operários da notícia, não é inerte.

- Assumimos aqui o nosso papel de fiscal dos direitos dos profissionais de jornalismo e estendemos o nosso olhar a todos os que militam na imprensa. Não podemos permitir que empresas de comunicação se abstenham da responsabilidade que devem às vidas que empregam em suas dependências. Diante disso, reiteramos que lutaremos para a adoção de adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, para que o Grupo Cidade passe a atender, de uma vez por todas, as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias”, aponta Rafael Mesquita.

Com a palavra o Grupo Cidade de Comunicação.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia