Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) lança nesta terça-feira (9) a seguinte Nota:

- A morte do profissional de rádio Pedro Hallan nesta segunda-feira (08), em decorrência do Novo Coronavírus, evidencia a situação caótica do Grupo Cidade de Comunicação.

Com apenas 28 anos, Pedro era radialista e atuava na área técnica das rádios Jovem Pan Fortaleza e Cidade AM, emissoras pertencentes ao Grupo. Há quase um mês a sede do conglomerado de Comunicação é foco de contaminação da Covid-19. Conforme números repassados ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, estima-se que cerca de duas dezenas de trabalhadores já teriam sido infectados no local e muitos deles seguem afastados por conta da doença e há pelo menos uma pessoa internada em Unidade Hospitalar.

Em meados fevereiro, antes da morte do radialista, o Sindjorce já tinha enviado pelo menos duas correspondências ao conglomerado formado pelo:

  1. Portal de Notícias GC+.
  2. Rádios Atlântico Sul FM 105.7, Cidade 99.1, Jovem Pan Fortaleza 94,7, Jovem Pan News 92,9, Jovem Pan Jericoacoara 91,7, 89,9 FM e Cidade AM 860.
  3. TV Cidade.

Nos documentos, a entidade laboral cobrava a retomada de alerta total, assim como novas medidas de combate ao Coronavírus nas empresas de Comunicação. No entanto, de acordo com informações de trabalhadores, a diretoria da empresa negligenciou as orientações e manteve o regime de trabalho presencial tal como antes, contrariando inclusive o modus operandi de outras mídias locais, que, tão logo observaram o cenário de recrudescimento da pandemia no estado, devolveram grande parte de suas equipes para o trabalho home office, de forma a preservar a vida dos profissionais.

O foco inicial de infecção, segundo uma série de relatos, foram os estúdios de Rádio, mas a situação já havia, até a semana passada, se espalhado por todos os setores da empresa, atingindo radialistas, jornalistas e outras equipes. Sem aplicar testagem coletiva, adotar medidas de contenção, segurança e higiene e ao manter o regime de trabalho totalmente presencial, a empresa assumiu o ônus do contágio, que agora está sendo cobrado por meio de vidas perdidas.

Especula-se inclusive, em comentários que circulam no meio, que o ex-vereador Iraguassu Teixeira, falecido em 22 de fevereiro deste ano, vítima da Covid-19, teria contraído a doença na onda inicial de contaminação do GCC, que começou nas emissoras radiofônicas. Iraguassu tinha assento na programação de uma das Rádios.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Jornalistas já havia notificado a Secretaria de Saúde do Ceará sobre o caso. 

- É preciso que autoridades de Saúde e de Vigilância Sanitária tomem medidas efetivas junto à empresa, que tem feito, da administração à assessoria jurídica, ouvidos moucos para as demandas laborais. Neste momento, os trabalhadores do Grupo Cidade temem por suas vidas e de seus familiares e se sentem reféns de uma situação que poderia ser amenizada”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Uma crise que poderia ser evitada - Para Mesquita, o Grupo Cidade é o epicentro de uma crise que poderia, a todo custo, ser evitada. 

- É preciso que a empresa, que não adotou medidas como a diminuição da escala de trabalhadores em sua sede, passe a dar a devida atenção ao caso. Como ação urgente, é necessário realizar a testagem de todos os trabalhadores, para que o diagnóstico e confirmação da doença se dê no tempo imperioso para a procura de socorro médico e hospitalar, assim como para frear o surto”, aponta o presidente do Sindjorce.

O Sindicato argumenta que é preciso decretar quarentena imediata na sede da empresa, além da desinfecção diária de todos os espaços, do fornecimento de EPIs para todos os profissionais (máscaras, luvas, álcool em gel), da desinfecção dos equipamentos e das viaturas após o uso de cada equipe, do transporte isolado, tipo Uber ou táxi, no deslocamento entre a Residência e a Redação, da prestação de assistência médica, social e psicológica aos infectados, via plano de saúde ou não, e da realização de contratações emergenciais para suprir temporariamente as funções dos afastados pelo Covid-19.

Pesar e luta em nome de Pedro Hallan - Ao passo que levanta estas questões imprescindíveis, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Pedro Hallan, uma perda lamentável para todos e que devastou a imprensa cearense nesta segunda-feira nebulosa.

Mas a forma da entidade máxima dos jornalistas do Ceará manifestar o luto pela partida precoce do radialista, profissão irmã dos operários da notícia, não é inerte.

- Assumimos aqui o nosso papel de fiscal dos direitos dos profissionais de jornalismo e estendemos o nosso olhar a todos os que militam na imprensa. Não podemos permitir que empresas de comunicação se abstenham da responsabilidade que devem às vidas que empregam em suas dependências. Diante disso, reiteramos que lutaremos para a adoção de adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, para que o Grupo Cidade passe a atender, de uma vez por todas, as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias”, aponta Rafael Mesquita.

Com a palavra o Grupo Cidade de Comunicação.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest