Pular para o conteúdo principal

Comitê de Energias Renováveis discute ameaça à geração distribuída de energia


Nesta segunda-feira (10), durante a reunião extraordinária do Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza, aberta ao público, o presidente executivo da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, explanará sobre a importância de a sociedade apoiar o Projeto de Lei 5829/2019. Ele destacará os principais aspectos da lei e porque devemos apoiá-la.

A reunião busca mostrar o perigo do novo texto da Resolução 482/2012, da ANEEL, que pode inviabilizar a geração de energia por pequenos produtores, como o doméstico, comercial e industrial, no País.

Às vésperas da votação do Projeto de Lei 5829/2019 (Projeto de Lei da Geração Distribuída), que criará o marco legal da geração distribuída no País, o Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza traz para o debate o presidente executivo da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, que mostrará o perigo da aprovação do novo texto da Resolução 482, de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que cairá como uma bomba no setor e inviabilizará a produção em pequena escala da energia solar produzida por domicílios, comércio e outras fontes.

Em reunião extraordinária e virtual do Comitê de Energias de Fortaleza, Evangelista mostrará a importância de se apoiar o referido Projeto de Lei, que se contrapõe à nova resolução da Aneel, que está em processo de revisão pela agência. A geração distribuída (GD) é apontada pelo Plano Fortaleza 2040, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), que também é membro do Comitê e faz parte de sua diretoria, como a vocação energética de Fortaleza. O impacto sobre o desenvolvimento do setor na capital cearense será enorme, pois poderá ser totalmente inviabilizado.

A reunião extraordinária “Projeto de Lei 5829, principais aspectos e porque devemos apoiar” é aberta ao público, que poderá participar por meio do link fornecido logo abaixo.

Votação - O Projeto de Lei 5829 será votado nesta quarta-feira (12 de maio) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente em exercício do Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza, Everton Gurgel, diz que a ABGD está à frente da articulação para aprovação do Projeto de Lei da Geração Distribuída e que o PL busca regulamentar o tema sem radicalismo, trazendo uma solução equilibrada para o setor. Isso porque, “ao tempo em que impede a Aneel de aprovar uma regulamentação que inviabilizaria o segmento, ele prevê que quem gera sua própria energia pague pelo encargo especificamente destinado a cobrir os custos de uso da rede da concessionária”.

Além disso, Gurgel observa que o projeto de lei, diferentemente da proposta de resolução da Aneel (que está em vias de ser aprovada), preserva direitos adquiridos, ao garantir, a quem já tenha seu sistema de geração, o gozo das regras atuais pelo tempo de vida útil dos sistemas.

Geração Distribuída - A GD de energia é aquela produzida em pequena escala por fontes renováveis, sobretudo a solar (que responde por 98% do total da GD), pelos próprios consumidores. Os encargos que poderão ser estabelecidos pela Resolução da Aneel compreenderiam uma série de ônus, alguns dos quais sem relação direta com a geração distribuída, a exemplo do encargo pelo uso do sistema de transmissão (redes de alta tensão não utilizadas pela GD).

O PL 5829, caso seja aprovado no Congresso, impedirá a Aneel de legislar sobre o tema. A Agência será obrigada a cumprir somente o que for determinado por lei, podendo regulamentá-la, mas dentro dos limites estabelecidos pelas novas diretrizes legais. “Caso não seja aprovado o PL, o sistema de geração distribuída pode se inviabilizar no país”, explica Everton Gurgel, lembrando o que aconteceu na Espanha, que estabeleceu uma legislação similar à proposta pela nova Resolução da Aneel e que quase inviabilizou a GD naquele país. “Hoje, eles estão revendo o modelo”, diz.

Moção de Apoio - O presidente do Comitê de Energias Renováveis de Fortaleza lembra que também está prevista, para a reunião extraordinária do órgão, a votação de uma moção de apoio ao PL. Uma vez aprovada, será encaminhada à bancada cearense dos deputados federais na Câmara. O objetivo é sensibilizar os parlamentares do estado para a importância do projeto.

Serviço

Segunda-feira (10 de maio), às 9 horas
Link da Reunião: https://meet.google.com/aqq-xwyi-mub

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: