Pular para o conteúdo principal



Tese de Doutorado da Uece é a 1º do Brasil em Administração a abordar Economia Azul

 A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. 

Foi tendo em mente o desafio de atender ao chamado para uma Economia Azul que o professor e pesquisador Carlos Dias Chaym começou a pesquisar o tema em 2018 no seu doutorado, que resultou na defesa da tese intitulada 'Economia Azul no Brasil: proposta de framework analítico para mensuração da prontidão tecnológica da Inovação Azul'. 

Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Uece), a tese é a primeira em Administração no Brasil a abordar a Economia Azul, “como destacou o professor Marcos Ferasso, da Universidad de Lima-Peru, que esteve presente na Banca”, aponta Carlos Dias Chaym. O trabalho teve como orientador o professor Samuel Façanha Câmara, que também é o cientista-chefe de Inovação e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uece.

Economia Azul - A Economia Azul é entendida como a junção entre a Economia do Mar com a sustentabilidade. Atividades como Logística Portuária, Turismo Costeiro, Esportes Náuticos, produção de Energia Offshore ou na Costa, por exemplo, já estão estabelecidas ao redor do mundo, porém normalmente não estão comprometidas com a sustentabilidade. 

- Isso se torna um desafio para o Brasil e outros 191 países signatários da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que traz 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas. Para a entidade, desenvolvimento sustentável é quando se explora comercialmente ou industrialmente um determinado recurso sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo”, detalha o pesquisador Carlos Dias Chaym.

Considerando que as inovações tecnológicas são o caminho para a mudança da economia do mar clássica para a Economia Azul, a tese de Chaym procurou saber se é possível mensurar a evolução de produtos ou serviços inovadores sustentáveis, no que ele chama de Inovação Azul. 

Foi desenvolvida então uma escala de mensuração que une a Technology Readiness Level (TRL) – escala criada pela Nasa para classificar o nível de maturidade de uma tecnologia – com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A TRL vai de 1 a 9, sendo que 1 é o nível mais incipiente de uma tecnologia e 9 é quando a tecnologia está plenamente desenvolvida para ser comercializada. Já os ODS serviram como variável proxy para saber qual o impacto de uma tecnologia nas três principais dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômica.

A escala criada pela pesquisa foi denominada de Blue-Technology ReadinessLevel (B-TRL), já que tem como foco a Economia Azul e, mais especificamente, o ODS 14 (Vida na Água).

 - Assim, uma tecnologia é classificada como sendo B-TRL 1/1 quando ela está em estágio embrionário (1, de 9 possíveis) e impacta somente em uma dimensão da sustentabilidade (1, de 3 possíveis). No outro extremo da escala, uma tecnologia pode ser classificada como sendo B-TRL 9/3, quando ela atinge o nível máximo de maturidade e tem impacto direto nas dimensões econômica, social e ambiental simultaneamente”, esclarece Carlos Chaym.

Práticas Cearenses - Para validar a escala, foi aplicado um método Delphi, com 50 pessoas diretamente envolvidas em atividades da Economia Azul, catalogando projetos de todo o Brasil. No Ceará, uma das iniciativas estudadas foi a Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), articulação formada em 2008 por grupos de comunidades da zona costeira que realizam o turismo de base comunitária. São 14 comunidades, onde tudo que é ofertado para o turista é produzido pela própria comunidade. 

- O turista fica hospedado na casa das pessoas, não existe pousada ou hotel. Há atividades em que o turista vai vivenciar, trabalhando na agricultura, bioconstrução, artesanato em bordados ou renda de bilros. Ele vai não só para descansar, mas para se integrar com a comunidade”, conta o pesquisador.

A tese classificou a iniciativa da Rede Tucum com a escala B-TRL 9/3, uma vez que se encontra avançada em termos de maturidade, por já estar estabelecida no mercado, e impacta simultaneamente nas três dimensões da sustentabilidade. 

- A Rede evita o êxodo dos filhos da comunidade em busca de trabalho; gera emprego em uma área onde não tem indústria; fomenta a agricultura e pesca sustentável; trabalha a educação ambiental nos turistas ao mesmo tempo em que preserva o Meio Ambiente”, conceitua o pesquisador. 

Carlos Chaym destaca que a experiência da Rede Tucum se sobressai diante de outras atividades de turismo no Nordeste, já bastante desenvolvidas, mas que nem sempre são praticadas de forma sustentável.

A B-TRL é uma escala que pode ser usada nos vários setores da Economia e em qualquer lugar do mundo, já que suas métricas são internacionalmente reconhecidas. Assim, se um determinado País ou Região aplicar massivamente a escala B-TRL para determinado setor da economia, terá como avaliar seu desempenho em relação ao cumprimento das metas estipuladas para a Economia Azul.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia