Pular para o conteúdo principal



Tese de Doutorado da Uece é a 1º do Brasil em Administração a abordar Economia Azul

 A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. 

Foi tendo em mente o desafio de atender ao chamado para uma Economia Azul que o professor e pesquisador Carlos Dias Chaym começou a pesquisar o tema em 2018 no seu doutorado, que resultou na defesa da tese intitulada 'Economia Azul no Brasil: proposta de framework analítico para mensuração da prontidão tecnológica da Inovação Azul'. 

Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Uece), a tese é a primeira em Administração no Brasil a abordar a Economia Azul, “como destacou o professor Marcos Ferasso, da Universidad de Lima-Peru, que esteve presente na Banca”, aponta Carlos Dias Chaym. O trabalho teve como orientador o professor Samuel Façanha Câmara, que também é o cientista-chefe de Inovação e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uece.

Economia Azul - A Economia Azul é entendida como a junção entre a Economia do Mar com a sustentabilidade. Atividades como Logística Portuária, Turismo Costeiro, Esportes Náuticos, produção de Energia Offshore ou na Costa, por exemplo, já estão estabelecidas ao redor do mundo, porém normalmente não estão comprometidas com a sustentabilidade. 

- Isso se torna um desafio para o Brasil e outros 191 países signatários da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que traz 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas. Para a entidade, desenvolvimento sustentável é quando se explora comercialmente ou industrialmente um determinado recurso sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo”, detalha o pesquisador Carlos Dias Chaym.

Considerando que as inovações tecnológicas são o caminho para a mudança da economia do mar clássica para a Economia Azul, a tese de Chaym procurou saber se é possível mensurar a evolução de produtos ou serviços inovadores sustentáveis, no que ele chama de Inovação Azul. 

Foi desenvolvida então uma escala de mensuração que une a Technology Readiness Level (TRL) – escala criada pela Nasa para classificar o nível de maturidade de uma tecnologia – com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A TRL vai de 1 a 9, sendo que 1 é o nível mais incipiente de uma tecnologia e 9 é quando a tecnologia está plenamente desenvolvida para ser comercializada. Já os ODS serviram como variável proxy para saber qual o impacto de uma tecnologia nas três principais dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômica.

A escala criada pela pesquisa foi denominada de Blue-Technology ReadinessLevel (B-TRL), já que tem como foco a Economia Azul e, mais especificamente, o ODS 14 (Vida na Água).

 - Assim, uma tecnologia é classificada como sendo B-TRL 1/1 quando ela está em estágio embrionário (1, de 9 possíveis) e impacta somente em uma dimensão da sustentabilidade (1, de 3 possíveis). No outro extremo da escala, uma tecnologia pode ser classificada como sendo B-TRL 9/3, quando ela atinge o nível máximo de maturidade e tem impacto direto nas dimensões econômica, social e ambiental simultaneamente”, esclarece Carlos Chaym.

Práticas Cearenses - Para validar a escala, foi aplicado um método Delphi, com 50 pessoas diretamente envolvidas em atividades da Economia Azul, catalogando projetos de todo o Brasil. No Ceará, uma das iniciativas estudadas foi a Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), articulação formada em 2008 por grupos de comunidades da zona costeira que realizam o turismo de base comunitária. São 14 comunidades, onde tudo que é ofertado para o turista é produzido pela própria comunidade. 

- O turista fica hospedado na casa das pessoas, não existe pousada ou hotel. Há atividades em que o turista vai vivenciar, trabalhando na agricultura, bioconstrução, artesanato em bordados ou renda de bilros. Ele vai não só para descansar, mas para se integrar com a comunidade”, conta o pesquisador.

A tese classificou a iniciativa da Rede Tucum com a escala B-TRL 9/3, uma vez que se encontra avançada em termos de maturidade, por já estar estabelecida no mercado, e impacta simultaneamente nas três dimensões da sustentabilidade. 

- A Rede evita o êxodo dos filhos da comunidade em busca de trabalho; gera emprego em uma área onde não tem indústria; fomenta a agricultura e pesca sustentável; trabalha a educação ambiental nos turistas ao mesmo tempo em que preserva o Meio Ambiente”, conceitua o pesquisador. 

Carlos Chaym destaca que a experiência da Rede Tucum se sobressai diante de outras atividades de turismo no Nordeste, já bastante desenvolvidas, mas que nem sempre são praticadas de forma sustentável.

A B-TRL é uma escala que pode ser usada nos vários setores da Economia e em qualquer lugar do mundo, já que suas métricas são internacionalmente reconhecidas. Assim, se um determinado País ou Região aplicar massivamente a escala B-TRL para determinado setor da economia, terá como avaliar seu desempenho em relação ao cumprimento das metas estipuladas para a Economia Azul.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida