Pular para o conteúdo principal

O melhor do Surf Brasileiro no Pena Paracuru

  • Com informações de George Norinha e fotos de Lima Júnior:

-  Entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2022 a Praia do Ronco do Mar-Paracuru-Ceará, recebeu alguns dos melhores surfistas profissionais em atuação no Brasil para o CBSurf Pena Paracuru Pro, última etapa do Circuito Taça Brasil, certame qualificatório para a Elite do Surf Nacional.

Os grandes campeões da etapa foram a catarinense Tainá Hinckel e o paulista Rena Peres, com Monik Santos-PE faturando o circuito entre as mulheres e Cauã Costa conquistando o topo do ranking entre os homens.

 

MISSÃO IMPOSSÍVEL-Pela natureza da competição já era de se esperar fortes emoções nas últimas baterias que definiriam os nomes dos campeões do circuito e da etapa. Mas, nem o mais criativo roteirista de Hollywood poderia imaginar o que todos que estavam ligados no evento, fosse na praia, ou através da Transmissão Ao Vivo pela internet, iriam testemunhar.

 

A primeira bateria a cair na água no último dia de competição foi a semifinal 1 das mulheres. Em uma disputa acirrada as quatro semifinalistas alternaram a liderança em alguns momentos. Entretanto, a paraibana, destaque da nova geração do Surf Feminino, Ana Luiza, só precisou de duas ondas para conquistar a primeira colocação da bateria e garantir uma das vagas para a final. Avançando com ela tivemos a cearense, atualmente radicada no Rio de Janeiro, Yanca Costa, que conseguiu encontrar as duas ondas que precisava, em um mar que nitidamente perdia pressão a cada minuto. Encerrando sua participação ficando com a 5ª colocação no evento ficou Monik Santos-PE, com a cearense Mayra Oliveira deixando o mar muito aplaudida para concluir sua participação no evento com uma honrosa 7ª colocação.

 

Na sequência foi a vez da segunda bateria das semifinais feminina entrar na água. E quem chegou à praia ou ligou o computador no início da bateria não entendeu bem o porquê de só haverem três atletas na água. Acontece que Tainá Hinckel, ao dar aquela caidinha pré-bateria pra aquecer, acabou levando uma pranchada que abriu um pequeno corte em sua cabeça. E enquanto sua bateria estava na água, Tainá vivia o dilema de sair do hospital e chegar a tempo de sua bateria. Doze minutos se passaram até que Tainá chegou correndo na praia com seu pai, vestindo a lycra e literalmente, seguindo o caminho das pedras para o outside, quase caminhando sobre a água, para entrar na bateria com a quarta prioridade. 


E logo que chegou Tainá pegou a onda que seria a maior média da bateria e que imediatamente a colocou na disputa. Os poucos minutos que restavam foram se passando, até que próximo do final da bateria, Tainá pegou a onda que precisava para avançar pra final. A praia inteira foi ao delírio e a aplaudiu muito ao vê-la sair do mar, nitidamente exausta, mas feliz em ter garantido sua vaga na grande Final. Avançando em primeiro tivemos a carioca Júlia Duarte, que também faria parte do enredo das emoções que estariam por vir.


Ao término das semifinais todos estavam atônitos, pois, quando a bateria entrou na água ninguém mais esperava que Tainá pudesse voltar. Daí todos ficaram muito surpresos com a superação que ela demonstrou só em ter conseguido chegar, mesmo com a bateria em curso. Mas, entrar na água com menos da metade do tempo de bateria e conseguir sua classificação foi uma tarefa prá lá de hercúlea e deixou até os mais experientes, acostumados a todo tipo de perrengue em campeonatos, de queixo caído! Dizer que ela foi aplaudida seria até uma injustiça, porque na verdade, ao sair da água ela foi ovacionada pelo exemplo absurdo de superação que todos presenciaram.

 

A paraibana Nalanda Carvalho terminou na 5ª colocação do evento e a catarinense Maya Carpinelli encerrou sua participação na 7ª colocação.

 

CHEGOU A HORA DESSA GENTE BRONZEADA MOSTRAR SEU VALOR-E para quem achava que as emoções tinham ficado reservadas apenas para as semifinais, a grande Final ainda guardaria uma dose extra de adrenalina. Com o mar ficando cada vez mais difícil, as atletas foram buscando construir seus resultados pouco a pouco e logo, Monik Santos-PE assumiu a liderança da bateria. 


Com o resultado ela se tornaria a campeã do circuito. Contudo, há poucos minutos do final, uma onda acabou escapando das competidoras que estavam mais ao outside e Tainá, que estava mais embaixo, não deixou a onda passar. Poderia ser sua última chance de sair do Paracuru com o título da etapa. Soado o segundo toque da sirene a praia toda estava em silêncio esperando o anúncio pela locução do evento, da nota que faltava. 


Até esse momento o título estava nas mãos da carioca Júlia Duarte, que liderou boa parte da bateria. Tainá precisava de 3,60 e para o delírio de toda praia que àquela altura já estava completamente envolvida com a história de superação da catarinense, cravou 3,93 para faturar o troféu de campeã e os R$ 15 mil da premiação. Não precisa dizer que nesse momento ela desabou em um choro de pura emoção e a praia foi ao delírio, e até quem estava sentado se levantou para aplaudir de pé aquela história da vida real, que poderia muito bem ser um conto de fadas com o final feliz mais mirabolante que se poderia imaginar, mas que na verdade, era uma linda história da vida real, da princesa do Surf que superou obstáculos que para muitos seriam intransponíveis, para escrever uma página da história do Surf Brasileiro com ares de realismo fantástico.

 

Com o resultado, o título saiu das mãos de Júlia Duarte-RJ, que precisaria vencer para levar o circuito, e caiu de presente no colo da pernambucana Monik Santos, que comemorou muito a conquista do mais importante título de sua carreira.

 

Apesar da frustração, Júlia, que acabou como Vice-Campeã da etapa e do circuito, também comemorou o importante resultado e ainda embolsou R$ 8.000 (oito mil reais) da premiação.

 

Na terceira colocação ficou Ana Luiza-PB, que em um descuido acabou cometendo uma interferência que dividiu a sua maior nota ao meio tirando dela a possibilidade de fazer o maior somatório da bateria. Na quarta colocação ficou Yanca Costa-RJ, que também comemorou o resultado, afinal de contas, ela estava entre as Top #4 do evento.

 

HOMENS AO MAR-Entre os homens, apesar de não ter sido tão espetacular quanto na categoria feminino, também tivemos grandes emoções. Na primeira semifinal o cearense Artur Silva conseguiu encontrar as melhores ondas para vencer, trazendo consigo o paulista Renan Peres. Em terceiro ficou o Índio da Paraíba, Samuel Igo e na quarta colocação ficou o Pernambucano Douglas Silva, o Dodô de Maracaípe.

 

Contudo, todos os holofotes estavam voltados para a segunda semifinal, que definiria o campeão do circuito. E diferente do que aconteceu com as mulheres, no masculino, o então líder do circuito, Luel Felipe-PE, dependia da queda de Cauã nas semifinais. Caso ele passasse, se tornaria campeão do circuito. E focado na missão, Cauã mostrou por que é o atual Bicampeão Sul-Americano Junior, dominando a bateria e avançando para a Final em primeiro, para garantir mais um título em um ano repleto de conquistas. Passando junto com ele tivemos o local do Ronco, Thiago Eduardo, com Ian Gouveia-SC encerrando sua participação em terceiro e o paranaense Peterson Crisanto, em quarto.

 

Na Final o grande destaque foi Renan Peres-SP, que conseguiu tirar leite de pedra em um mar com poucas ondas e que, segundo ele, nunca havia surfado na vida, para superar três especialistas naquela onda, Artur Silva, atual Campeão Cearense Profissional, Thiago Eduardo, local do pico e Cauã Costa, que apesar de competir pela bandeira do Rio de Janeiro, se criou competindo nessas ondas. Os três terminaram a competição em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

 

DEFINIÇÃO DOS NOMES DOS ATLETAS QUE IRÃO SUBIR DE DIVISÃO-Agora, terminado o Circuito da Divisão de Acesso à Elite do Surf Brasileiro, resta esperar os nomes que estão entre os 12 que conquistarão o direito de competir no Dream Tour de 2023, mas que conseguirão confirmar suas vagas através do Circuito da 1ª Divisão, que terá início nesta segunda-feira (12) e vai até sábado (17), também no Ceará, dessa vez na Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante.


Apenas após conhecermos os 50 nomes que se classificarão pelo CBSurf Pro Tour é que poderemos ter a lista definitiva com os 12 felizardos que ascenderão à Divisão da Elite do Surf Brasileiro através do ranking final da Taça Brasil. Até lá muita água vai passar embaixo da “prancha”, e a exemplo do que vimos na Taça Brasil, a única certeza que podemos ter é que fortes emoções estão por vir nos próximos dias.

 

UM CIRCUITO PARA FICAR NA HISTÓRIA-Como deu para perceber o CBSurf Taça Brasil foi repleto de emoções da primeira a última etapa. Mas, algumas transformações não podem ser vistas através das câmeras, ou até mesmo por quem está na praia. E aqui, na impossibilidade de elencar tudo o que está sendo reorganizado nos principais circuitos profissionais nacionais, quero eleger, a título de exemplo das modificações às quais me refiro, à participação da árbitra veterana Carla Circenis, que mostrou muita competência ao compor o quadro de juízes da competição e provar o que muitos sempre souberam, que já estava mais que na hora das mulheres assumirem o controle dos terminais de pontuação dos circuitos nacionais. Assim, Carla carrega consigo a marca dessa nova gestão do Surf Brasileiro.


Onde o atleta tem total prioridade e homens e mulheres são tratados em pé de igualdade. Agora alcançando também o quesito arbitragem. Iniciando a transformação, sim. Mas, acima de tudo apontando os novos caminhos que serão trilhados. E esse, como falei, é apenas um pequeno exemplo das profundas transformações que estão acontecendo e que prometem para 2023 o maior circuito de Surf Profissional que o Brasil já viu, o Dream Tour, com a Elite dos 64 melhores surfistas em atuação no país no masculino e 24 no feminino. A mudança já está acontecendo!

 

FALA DVD-E no “apagar das luzes” o astro do WCT Deivid Silva-SP fez questão de dar o seu depoimento como atleta e ressaltar a importância de estar ali:

 

- Eu amo o Ceará e o Paracuru. E para mim, participar desses eventos no Brasil é uma forma de me manter treinando em alto nível. Como o Circuito Mundial Challenger só inicia quase no meio do ano, é muito importante participar dessas competições para que eu possa manter meu ritmo de competição em alto nível, porque os Circuitos Profissionais Brasileiros estão atingindo patamares impressionantes... e o resultado dessa evolução inevitavelmente será uma nova leva de atletas brigando cada vez mais forte pelas vagas no CT. E isso é muito bom para o Surf Brasileiro”, declarou o astro integrou até esse ano o CT, mas que promete voltar o mais rápido possível.

 

PREMIAÇÃO-A generosa bolsa de premiação do CBSurf PENA Paracuru Pro ofereceu R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) destinados a eventos de status Prime e distribuídos de acordo com o Livro de Regras da CBSurf.


SOBRE PARACURU-Paracuru é um famoso balneário localizado a cerca de 90km da Capital Cearense, Fortaleza, no Litoral Oeste do estado. Ficou conhecido pelos surfistas brasileiros a partir do icônico filme NAS ONDAS DO SURF, longa dirigido por Lívio Bruni Jr. e Produzido por ele próprio e por Rossini Maranhão, o Maraca, em 1978, primeira produção nacional do gênero e que apresentou para o Brasil as longas ondas que rolam em uma água quentinha, de cerca de 28ºC de média anual.  Seu nome faz referência direta ao mar, às ondas e a seu fundo que mescla pedras e areia. Uma teoria fala que seu significado é “Lagarto do Mar”, que pode ser interpretado como sendo suas ondas muito longas. Outra, que seu nome significa mar de cascalho, em referência às suas praias de fundo de pedras. De qualquer forma, para os surfistas, Paracuru significa muito Surf, ondas longas e perfeitas.

 

Terra natal de Silvana Lima, sua maior representante nos esportes, Paracuru é tão ligada ao Surf que o município tem um dia dedicado ao Esporte dos Reis Havaiano, 29 de outubro.

 

Maiores Informações: (85)9.9986.8538.


O CBSurf PENA Paracuru Pro, contou com o Patrocínio de PENA, Prefeitura de Paracuru e Governo do Estado do Ceará.


ApoioHotel Vento Brasil, Pousada Sol e Lua, Pousada Maria Brasil, Pousada Fórmula 1, Pousada 360 Graus, Pousada Oasis Paracuru, Pousada Dunas, Pousada Casa na Lagoa, Pousada Veleiro Inn, Orbe Telecom, Aliktor, Surfland Brasil, Açaí do Joca Jr., Mahalo Poker, Silverbay, Rd Multimarcas, Mix Restaurante, Rádio Mar Azul, Fu-Wax, Kionda, Buddy's, Mídia Online, Revista Beach Show e Ceará Surf. 


RealizaçãoCbsurf e Federação e Surf do Estado do Ceará.

 

RESULTADOS DAS FINAIS

MASCULINO

1º Renan Pares-SP

2º Artur Silva-CE

3º Thiago Eduardo-CE

4º Cauã Costa-RJ


CAMPEÃO DO CIRCUITO – CAUÃ COSTA-RJ

 

FEMININO

1ª Tainá Hinckel-SC

2ª Julia Duarte-RJ

3ª Ana Luiza-PB

4ª Yanca Costa-RJ


CAMPEÃ DO CIRCUITO – MONIK SANTOS-PE

 

RESULTADOS COMPLETOS MASCULINO


Round 3 - 1º e 2º avançam para o Round 4. 3º termina em 33º = 480 pts. 4º termina em 49º = 476 pts.

Heat

# 1

# 2

# 3

# 4

CAMISA

COL

Atleta

UF

Pont

COL

Atleta

UF

Pont

COL

Atleta

UF

Pont

COL

Atleta

UF

Pont

Vermelha

1

Caua Costa

RJ

12.00

1

Kaua Hanson

PB

15.93

1

Peterson Crisanto

PR

11.70

4

Messias Felix

CE

9.33

Azul

4

Marcus Cintra

CE

8.60

3

Anderson Pikachu

RJ

9.10

2

Marcos Correa

SP

9.60

2

Glauciano Rodrigues

CE

12.10

Branca

3

Raoni Rocha

CE

9.96

2

Deivid Silva

SP

15.83

4

Bino Lopes

BA

4.93

1

Samuel Igo

PB

14.43

Verde

2

Luciano Brulher

SP

10.16

4

Gabriel Paiva

BA

6.53

3

Janninfer de Souza

CE

8.00

3

José Gutembergue

CE

11.50

Heat

# 5

# 6

# 7

# 8

CAMISA

COL

Atleta

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".