Pular para o conteúdo principal

Em dois anos Fortaleza aplica 7.121.189 doses contra a Covid

 Há dois anos, em 18 de janeiro de 2021, Fortaleza recebia e iniciava a aplicação das primeiras doses da Vacina contra a Covid-19. Um momento histórico para a quinta maior capital brasileira, que, neste período, acumulava mais de 98 mil casos confirmados da doença e se aproximava dos 5 mil óbitos. Nestes 24 meses, Fortaleza avançou e renovou constantemente suas estratégias para alcançar uma maior cobertura vacinal, alcançando mais de 7 milhões de doses aplicadas.

Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), João Borges, vencer a Covid-19 é o objetivo maior da saúde pública na atualidade. Neste sentido, ele apela para que a população complete seu esquema vacinal. 

- Vencer esta guerra é o objetivo maior, neste momento, para a saúde pública. Aplicamos mais de 7 milhões de doses e isso nos deixa com certa tranquilidade para avaliarmos como vamos ainda vencer a guerra final, contra este vírus estamos apenas vencendo batalhas. Neste contexto, chamamos a população para que compareçam aos postos de saúde, pois existe uma rede toda à disposição para se vacinar”, reforça.    

O secretário enfatiza o papel primordial das equipes de saúde que estão atuando incansavelmente, ao longo destes dois anos, na campanha de vacinação contra a doença. “Não podemos deixar de agradecer aos profissionais da SMS e da Prefeitura de uma forma geral, que se engajaram nesta luta e fizeram acontecer”, celebra João Borges.

Força e resiliência das equipes-Entre estes profissionais está a enfermeira Bruna Osterno, que atua na vacinação desde a chegada das primeiras doses contra a Covid-19 na Capital e relembra, emocionada, o início da campanha. 

- Eu e meus amigos profissionais tivemos que ter muita força e resiliência para lidar com os anseios e angústias das pessoas que vinham em busca da vacina naquele momento”, recorda.

“Era comovente quando víamos pessoas indo se vacinar com blusas que continham fotos de entes queridos falecidos devido à doença. Assim, começamos a ver que o nosso trabalho era um movimento bem maior do que imaginávamos. Era um momento de muita gratidão das pessoas com a gente. Foi exaustivo, mas muito gratificante”, relembra a enfermeira.

Bruna ressalta que a equipe de profissionais vivenciaram muitos desafios, em especial, no início da aplicação. 

- À princípio, as vacinas eram divididas por prioridades, mas as pessoas, com a ânsia de receber a imunização, procuravam indiscriminadamente, e isso gerava momentos mais desafiadores. Como explicar para explicar para as pessoas tão angustiadas e esperançosas pela vacina que ainda não chegou o momento? A vacina se tornou uma esperança de diminuir as mortes e o contágio. Mas a gente precisava respeitar os critérios de prioridade. Este foi um dos maiores desafios, fazer com que as pessoas entendessem que teríamos doses para todos, se elas aguardassem o tempo correto”, ressalta.

Luto e luta contra a doença-O jornalista cearense Eduardo Lobo vivenciou de perto essa ânsia pela vacina. Ele ficou internado por 20 dias, acometido pela Covid-19, chegando a dividir o mesmo quarto no hospital com seu pai, que, infelizmente, faleceu vítima da doença. 

- Meu pai foi um guerreiro, lutou 30 dias pela vida em um hospital. Se tivesse tido a chance de se vacinar, se a vacina tivesse chegado antes, com certeza, poderia estar hoje entre a gente. Não só meu pai, mas várias pessoas. Várias famílias perderam pai, mãe, tios, avós, avós, filhos, enfim, porque a vacina ainda não estava disponível”, lamenta.

- Depois deste período, tive o prazer de ser vacinado com todas as doses ofertadas. Ao se vacinar, você está garantindo sua saúde e salvando vidas, é uma atividade de cidadania. A vacina é gratuita no posto, procure, se proteja e proteja quem você ama também”, apoia Eduardo. 

Alívio e eficácia-Acácia Torres de Melo, gerente de saúde do Lar Torres de Melo, conta com muito orgulho que a instituição que atua foi o primeiro local em Fortaleza a receber as doses contra a Covid-19, onde os idosos foram contemplados. 

- Foi uma sensação de alívio muito grande. Os idosos comemoravam bastante e com muita alegria. A primeira vacina, o primeiro local e a primeira instituição a receber a vacinação foi o Lar Torres de Melo, nunca esquecerei esta data. Os idosos ficaram eufóricos por conta da proteção”, rememora.

- A Vacinação é uma forma de controlarmos a pandemia e retornarmos ao convívio social, pois a falta do convívio foi outro sofrimento muito grande. Tivemos que fechar a instituição para visitas de amigos e de familiares. E sabemos como isso dói. A função da vacina é proteger as pessoas contra uma infecção mais grave evitando assim hospitalização e óbito. Aqui podemos constatar e temos dados para comprovar que foi muito bom o resultado que tivemos pós vacina”, celebra. 

Balanço da vacinação contra a covid-19-Somente na capital cearense, nestes dois anos de Campanha (até 18/1), foram 7.121.189 doses aplicadas, das quais 2.482.579 pessoas receberam a primeira dose, 2.302.076 a segunda, 1.626.543 a terceira, e 709.991 a quarta.

Locais de Vacinação-Para ter acesso ao imunobiológico, a população de Fortaleza pode se dirigir aos Postos de Saúde da Capital, de 7h30 às 18h30, conforme listagem divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza (https://www.fortaleza.ce.gov.br/). A disponibilidade de doses, seja primeira, segunda ou as de reforço, depende do envio da vacina pelo Governo Federal.

Quem pode se vacinar

  • 1° dose: crianças a partir de 6 meses
  • 2° dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação
  • 3° dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses
  • 4° dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM