Pular para o conteúdo principal



Em dois anos Fortaleza aplica 7.121.189 doses contra a Covid

 Há dois anos, em 18 de janeiro de 2021, Fortaleza recebia e iniciava a aplicação das primeiras doses da Vacina contra a Covid-19. Um momento histórico para a quinta maior capital brasileira, que, neste período, acumulava mais de 98 mil casos confirmados da doença e se aproximava dos 5 mil óbitos. Nestes 24 meses, Fortaleza avançou e renovou constantemente suas estratégias para alcançar uma maior cobertura vacinal, alcançando mais de 7 milhões de doses aplicadas.

Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), João Borges, vencer a Covid-19 é o objetivo maior da saúde pública na atualidade. Neste sentido, ele apela para que a população complete seu esquema vacinal. 

- Vencer esta guerra é o objetivo maior, neste momento, para a saúde pública. Aplicamos mais de 7 milhões de doses e isso nos deixa com certa tranquilidade para avaliarmos como vamos ainda vencer a guerra final, contra este vírus estamos apenas vencendo batalhas. Neste contexto, chamamos a população para que compareçam aos postos de saúde, pois existe uma rede toda à disposição para se vacinar”, reforça.    

O secretário enfatiza o papel primordial das equipes de saúde que estão atuando incansavelmente, ao longo destes dois anos, na campanha de vacinação contra a doença. “Não podemos deixar de agradecer aos profissionais da SMS e da Prefeitura de uma forma geral, que se engajaram nesta luta e fizeram acontecer”, celebra João Borges.

Força e resiliência das equipes-Entre estes profissionais está a enfermeira Bruna Osterno, que atua na vacinação desde a chegada das primeiras doses contra a Covid-19 na Capital e relembra, emocionada, o início da campanha. 

- Eu e meus amigos profissionais tivemos que ter muita força e resiliência para lidar com os anseios e angústias das pessoas que vinham em busca da vacina naquele momento”, recorda.

“Era comovente quando víamos pessoas indo se vacinar com blusas que continham fotos de entes queridos falecidos devido à doença. Assim, começamos a ver que o nosso trabalho era um movimento bem maior do que imaginávamos. Era um momento de muita gratidão das pessoas com a gente. Foi exaustivo, mas muito gratificante”, relembra a enfermeira.

Bruna ressalta que a equipe de profissionais vivenciaram muitos desafios, em especial, no início da aplicação. 

- À princípio, as vacinas eram divididas por prioridades, mas as pessoas, com a ânsia de receber a imunização, procuravam indiscriminadamente, e isso gerava momentos mais desafiadores. Como explicar para explicar para as pessoas tão angustiadas e esperançosas pela vacina que ainda não chegou o momento? A vacina se tornou uma esperança de diminuir as mortes e o contágio. Mas a gente precisava respeitar os critérios de prioridade. Este foi um dos maiores desafios, fazer com que as pessoas entendessem que teríamos doses para todos, se elas aguardassem o tempo correto”, ressalta.

Luto e luta contra a doença-O jornalista cearense Eduardo Lobo vivenciou de perto essa ânsia pela vacina. Ele ficou internado por 20 dias, acometido pela Covid-19, chegando a dividir o mesmo quarto no hospital com seu pai, que, infelizmente, faleceu vítima da doença. 

- Meu pai foi um guerreiro, lutou 30 dias pela vida em um hospital. Se tivesse tido a chance de se vacinar, se a vacina tivesse chegado antes, com certeza, poderia estar hoje entre a gente. Não só meu pai, mas várias pessoas. Várias famílias perderam pai, mãe, tios, avós, avós, filhos, enfim, porque a vacina ainda não estava disponível”, lamenta.

- Depois deste período, tive o prazer de ser vacinado com todas as doses ofertadas. Ao se vacinar, você está garantindo sua saúde e salvando vidas, é uma atividade de cidadania. A vacina é gratuita no posto, procure, se proteja e proteja quem você ama também”, apoia Eduardo. 

Alívio e eficácia-Acácia Torres de Melo, gerente de saúde do Lar Torres de Melo, conta com muito orgulho que a instituição que atua foi o primeiro local em Fortaleza a receber as doses contra a Covid-19, onde os idosos foram contemplados. 

- Foi uma sensação de alívio muito grande. Os idosos comemoravam bastante e com muita alegria. A primeira vacina, o primeiro local e a primeira instituição a receber a vacinação foi o Lar Torres de Melo, nunca esquecerei esta data. Os idosos ficaram eufóricos por conta da proteção”, rememora.

- A Vacinação é uma forma de controlarmos a pandemia e retornarmos ao convívio social, pois a falta do convívio foi outro sofrimento muito grande. Tivemos que fechar a instituição para visitas de amigos e de familiares. E sabemos como isso dói. A função da vacina é proteger as pessoas contra uma infecção mais grave evitando assim hospitalização e óbito. Aqui podemos constatar e temos dados para comprovar que foi muito bom o resultado que tivemos pós vacina”, celebra. 

Balanço da vacinação contra a covid-19-Somente na capital cearense, nestes dois anos de Campanha (até 18/1), foram 7.121.189 doses aplicadas, das quais 2.482.579 pessoas receberam a primeira dose, 2.302.076 a segunda, 1.626.543 a terceira, e 709.991 a quarta.

Locais de Vacinação-Para ter acesso ao imunobiológico, a população de Fortaleza pode se dirigir aos Postos de Saúde da Capital, de 7h30 às 18h30, conforme listagem divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza (https://www.fortaleza.ce.gov.br/). A disponibilidade de doses, seja primeira, segunda ou as de reforço, depende do envio da vacina pelo Governo Federal.

Quem pode se vacinar

  • 1° dose: crianças a partir de 6 meses
  • 2° dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação
  • 3° dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses
  • 4° dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...