Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Dia do Queijo

 
Nada melhor do que celebrar o Dia Mundial do Queijo, que ocorre neste sábado (20 de janeiro de 20240, compartilhando uma curiosidade que provavelmente nem todos conhecem: o Queijo chegou ao Brasil pela primeira vez trazido pelos Jesuítas para o Estado da Bahia. A preciosidade foi compartilhada por João Campos, produtor de Queijo Artesanal na Zona Rural de Santanópolis.

- Segundo alguns textos históricos, o primeiro Queijo feito no Brasil foi no final do Século XVI, em Salvador,  pelo jesuítas. Tradição nós temos muita, o que não tivemos foi apoio dos governos ao longo dos séculos”, afirma.

A data é incerta, a origem é incerta, mas a certeza sobre a origem do Queijo remonta a milênios, somente sendo possível pela necessidade de armazenar leite em um recipiente, a princípio orgânico. No caso, no estômago de animais, resultando em coalhada, até evoluir ao longo dos tempos, chegando aos dias atuais com texturas, sabores e formatos apresentando uma incrível diversidade.

E o baiano tem sua predileção por certos Queijos. Segundo João, em sua tradição queijeira secular, “o baiano tem preferência por requeijão e Queijo Coalho. Basicamente, o baiano gosta de Queijo salgadinho e mais ácido", diz.

Do coalho aos sabores mais sofisticados, os Queijos são um alimento derivado do leite e um coringa na gastronomia. Deles, desenvolveram-se milhares de receitas em culturas diversas. Praticamente, a iguaria adapta-se a todo tipo de ingredientes, transformando-se em pastas, molhos, petiscos, em sabores também diversos.

Thaissa Amorim é proprietária do Baiano Uai, loja especializada em Queijo, que comercializa toda categoria do produto, dos mais exóticos aos mais artesanais, inclusive os produzidos na Bahia. A queijeira é especialista no assunto e para ela o cenário de Queijo no estado tem se transformado cada vez mais.

- O cenário de Queijo na Bahia tem mudado muito. Há dez anos, você só ouvia falar que o Queijo mineiro era referência. Hoje em dia, a gente está com diversos Queijos Baianos premiados e cada vez temos nos destacado mais”.

Com uma Cultura ainda em gestação, os baianos começam a apreciar o Queijo Artesanal, cuja produção vem ganhando espaço entre produtores e apreciadores por sua peculiaridade e características próprias, conferindo uma experiência única para quem gosta de um saboroso queijinho.

Fabricante do premiado Queijo Autoral Coração do Massapê, produzido na Fazenda Licurizal, em Santanópolis, o produtor de Queijo João Campos levou um tempo até descobrir como combinar técnicas e recursos, desenvolvendo uma receita própria e identitária até chegar ao produto final.

- Ele é um Queijo produzido com técnicas próprias, feito pela queijaria da fazenda. É uma receita desenvolvida por mim, uma receita simples, mas deu trabalho chegar a essa simplicidade, eis a questão”, conta.  

- O público tem que entender que o Queijo Artesanal não segue padrões, porque está sujeito às mudanças de estações. Choveu? Muda o capim, mudou o leite, muda a microflora, mudam os micro-organismos. Consequentemente, o Queijo muda. Essa é a grande aventura do Queijo artesanal. Não é uma coisa industrializada, sistemática, pragmática, hermética. O Queijo Artesanal é mágico. Você consegue, a partir do mesmo produto, ter muitas experiências”, explica Campos. 

Thaissa relata várias experiências com os Queijos artesanais. Na sua loja cerca de 90% dos produtos são artesanais como o exótico e regional Queijo Lua Cheia, com mofo, o maturado de cabra, e o Queijo de Coalho maturado na resina.

- A gente tem Queijos Frescos, Meia Cura e Curado. O Fresco tem um sabor mais leve. Ele é mais úmido. O Meia Cura ele tem uma casca mais amarelada, ele é mais rígido. E o Queijo Curado é mais seco, ele tem um sabor mais encorpado”, ensina.

A queijeira chama atenção para a evolução no gosto do baiano, cuja maioria tem rejeição pelo famoso Queijo Mofado, que aos poucos vem sendo introduzido na Cultura dos baianos.

- Não era comum comer um Queijo com Mofo, hoje em dia várias pessoas já amam o Queijo com Mofo. Quem lidera o ranking de Queijo mofado no Brasil é o Gorgonzola com o mofo azul esverdeado e o Brie e Camembert, com o mofos brancos. Porém,  hoje em dia no Brasil já é bem comum encontrar Queijos com Mofo, como é o  Canastra, como é o Queijo Lua Cheia, que é de autoria própria, do Bueno Brandão.

João Campos explica o quanto o Mofo pode ser benéfico. 

- O baiano não tem Cultura em comer Queijo Mofado. Então, o grande desafio dos produtores hoje é convencer o baiano a comer o Mofo e entender que não é maléfico. Na verdade, traz várias benesses,  inclusive para a digestão”, explica João Campos.

Sobre os Queijos Aartesanais a empresária chama atenção para a grande variedade que existe na cultura baiana e ainda ensina sobre como combinar na gastronomia. Em suas lojas, no Rio Vermelho e Lauro de Freitas, geralmente ela recebe os clientes com receitas feitas com diversos Queijos, sempre com dicas para que eles possam apreciar e entender como pode ser usado.

- O Queijo da Kadosh, de Cabra, temos o maturado, defumado, coalho, reino de cabra, o Chèvre, que são as bolinhas de Queijo de cabra no azeite. São Queijos que você pode combinar com geleia de morango, de uva, com torradas. Temos também o Queijo de Búfala. Vendemos a burrata, que é um Queijo de Mussarela de Búfala recheada com creme de leite, um Aueijo bem cremoso que combina com pesto, tomate, presunto cru”, ensina.

Com tanta variedade de Queijo que tem se desenvolvido no mundo inteiro ao longo de milênios, chegou a vez da produção artesanal baiana mostrar seu valor. Como é o caso do Queijo  Coração de Massapê , criado por João Campos, recentemente premiado no Mundial do Queijo de Tours, na França, Campos faz faz parte de um movimento que valoriza a identidade baiana.

-Faço parte desse movimento de trabalhadores, produtores rurais queijeiros, que valorizam a identidade baiana, que utilizam elementos do Bioma Caatinga para dar características peculiares, identitárias e territoriais específicas ao Queijo produzido aqui na Bahia. Eu sou um dos produtores que pensam dessa maneira e que buscam construir Queijos Autorais que privilegiem os elementos da Caatinga”, enfatiza João Campos.


Vamos celebrar o Dia do Queijo com uma receita curiosa e saborosíssima que a Baiano Uai  oferece tendo como estrela o Queijo Canastra. Só façam e me contem, pois é uma delícia!

Bolinhas de Queijo Canastra

Para a massa:

  • 400 gramas de Queijo meia cura ralado
  • 1 ovo
  • 1 colher de farinha de trigo

Para a calda:

  • 2 xícaras de água
  • 1 de açúcar 
  • Cravo a gosto

Modo de fazer:

  • Em uma panela coloque todos os ingredientes da calda e leve ao fogo médio.
  • Deixe ferver até dar o ponto de fio. 

Para fazer a massa:

  • Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, que solte da mão.
  • Faça as bolinhas.
  • Leve as bolinhas para cozinhar na calda por aproximadamente 15 minutos e está pronto.

Com informações de Isabel Oliveira.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...