Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Pimenta

Desafiadora, a Pimenta se espalhou pelo Mundo cativando Culturas.

No Dia Internacional da Comida Picante (16 de janeiro), vamos celebrar a Picância das Comidas Indiana e Baiana.

Originária das Américas, segundo artigos de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições, a Pimenta se encaixa perfeitamente no lema 'ame-a ou deixe-a!'.

Considerada botanicamente uma Fruta, essa Iguaria se espalhou pelo Mundo. O incrível é como a Pimenta cativou povos que se adaptaram e desenvolveram um paladar especial para absorver a Picância da Iguaria, a ponto de distribuí-la generosamente na Comida sem que o sabor provoque mal-estar.

Os mexicanos e indianos talvez sejam os povos que mais consomem a Pimenta em um nível insuperável para qualquer outra Nação.  Eles bem poderiam ser os povos que instituíram o Dia Internacional da Comida PIcante, celebrado nesta terça-feira (16/1/2024). Pelo menos é o que indica Vishnu Vamshi Bajula, proprietário do Restaurante Vishnu, no Rio Vermelho, especializado em Comida Indiana. Casado com uma Baiana, ele até brinca que nossa Comida é 'Fake News' em termos de Picância.  

- Os baianos têm orgulho de consumir muita Pimenta, mas, infelizmente, não chegam ao nível da Índia. Na Índia, mesmo se fosse menos Picante, já seria considerado bastante forte para os baianos. Nem todos os baianos conseguem comer Pimenta tão intensa quanto nós. Eles estão acostumados a adicionar uma ou duas gotinhas de Pimenta depois que a Comida está pronta. Nós utilizamos muita Pimenta logo no preparo da Comida", comenta com seu sotaque de estrangeiro.

A Baiana Alessandra Souza Braga, do Acarajé de Alessandra e Expedito, em Itapuã, discorda de Vishnu. Ao saber que ele acha que a Comida Baiana não é tão apimentada, ela tratou logo de brincar com o tema e sair em defesa das nossas Iguarias Apimentadas. Rindo, a Baiana provocou o Chef Indiano:

- É só misturar várias Pimentas que eu quero ver se ele não vai achar que está ardendo”, conta e diz  que usa de seis a sete Pimentas para compor o molho que vai no Acarajé.

- Bato ela com um pouco de água para que desenvolva, coloco na panela para cozinhar até secar toda aquela água, como se fosse torrar. Depois que está cozida, jogo o Azeite de Dendê. Pense em uma Pimenta Saborosa! Ah! E ainda coloco camarão seco dentro!", ensina. 

Bem-humorada, e para comprovar que a Picância está presente na Comida Baiana, Alessandra Braga vive e relata episódios engraçados relacionados ao seu ofício quando o assunto é Pimenta. Um deles ocorre na própria casa, onde ela realiza parte da etapa de confecção do Acarajé.

Aqui em casa é engraçado porque eles dizem: 

- Minha mãe, é a pior parte quando a senhora faz a Pimenta! A senhora tem que esperar não ter ninguém dentro de casa!’ Quando eu começo a bater a Pimenta no liquidificador, um tosse de um lado, outro tosse de outro. Todo mundo se pica para a sala, e aí eu vou cozinhar lá fora, ao ar livre. Não fica ajudante de Prato, tia, não fica ninguém! Para mim, ela nem faz mais cócegas”, conta rindo.

Vishnu acredita que o Acarajé e a Moqueca são as Iguarias mais Picantes que um baiano consegue comer e, embora possam atingir o nível de Picância da Índia, ainda não alcançam o gosto que um baiano pode suportar.

- O Acarajé pode chegar a um nível que eu vou gostar. Mas, em termos de Picância, não se compara ao da Índia. Se fosse um Prato Indiano, o nível de Picância seria bem maior”, afirma.

Vishnu enfatiza que na Cultura da Comida Indiana, embora haja uma grande diversidade, a Pimenta desempenha um papel fundamental na Alquimia do preparo das Iguarias. No entanto, ele explica que, no Brasil, há muito cuidado com os clientes e, logo de início, pergunta se desejam um sabor mais leve ou intenso na confecção dos pratos.

- Nós trazemos os Pratos Indianos adaptados ao paladar dos baianos. Não conseguimos fazer tudo de forma autêntica, como a Picância da Índia, porque vocês talvez não consigam comer. O nível de Picância aqui no restaurante é bem baixo. Quando um cliente chega, perguntamos: 'E aí, qual é o seu nível de Pimenta? Podemos preparar com baixa, média ou no nível da Índia',” conta ele. 

E se é para disputar histórias com os casos baianos na experiência sobre a Pimenta, o indiano conta um episódio memorável que ocorreu aqui mesmo em Salvador, durante um evento de gastronomia.

- Eu fui comer um Acarajé no Costa Azul. A Baiana já me conhece e sabe que eu gosto de Comida Picante; quando chego lá, eles capricham. Um dia, fui com meu amigo, e eles colocaram Pimenta e Caruru, mas eu não como muito Caruru. Eu não quis. Meu amigo, então, disse: ‘Eu quero, me dá’. Ela então avisou que ele tivesse cuidado, porque a Pimenta era para o indiano e ela iria descartar o Acarajé. Mas ele quis e comeu. Bebeu cinco garrafas de Coca-Cola de 300 ml. Meu amigo passou mal e andou durante todo o Evento com a boca aberta”, conta, entre risos.

Tratada como um Fruto de Propriedades Medicinais na Cultura Indiana, a Pimenta é considerada um dos ingredientes mais marcantes na Índia e Vishnu chama a atenção para os benefícios do tempero famoso.

- A Pimenta, pela própria natureza, serve como um ingrediente que aumenta nosso Metabolismo. Tem algumas Funções Medicinais que ajudam no nosso corpo. E cada tipo de Pimenta oferece benefícios. A Pimenta ajuda na prevenção de Gripes e contribui para a Digestão. Quando misturada a outros Ingredientes, como Alho e Gengibre, ajuda no tratamento da Gripe”. explica.

Para celebrar o Dia Internacional da Comida Picante nesta terça-feira (16/1/2024), com uma das mais saborosas Pimentas da Bahia, vale a pena aprender a fazer o Molho de Pimenta Baiano, muito simples. A Receita é da Baiana Alessandra Braga.

olho de Pimenta Baiano-Ingredientes

  • 100 gramas de Pimenta de Cheiro.
  • 100 gramas de Pimenta Malagueta.
  • 100 gramas de Pimenta Chocolate.
  • 100 gramas de Pimenta Couro de Sapo.
  • 100 gramas de Pimenta Carolina.
  • Azeite de Dendê a gosto.
  • Sal (pouco).

Primeiro, lave bem as Pimentas. Em seguida, coloque-as no liquidificador com um pouco de Água e bata bastante. Após isso, transfira para a panela e deixe cozinhar. O objetivo é que a mistura fique sequinha. Adicione dois copos de Azeite de Dendê, deixe ferver por 20 minutos e desligue.

Se desejar uma quantidade menor, basta reduzir proporcionalmente a quantidade de Ingredientes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida