Governo do Ceará promove seminário que celebra os cinco anos das Microrregiões de Água e Esgoto do Estado nesta terça-feira (23/junho/2026).
A Secretaria das Cidades realiza, nesta terça-feira (23), o INTEGRA MRAEs 2026 – I Seminário Integrado das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará, com o tema "5 anos das MRAEs: Governança Regional e os Desafios da Universalização".
As microrregiões de Saneamento e Esgoto são agrupamentos de municípios criados pelos estados para planejar, organizar e executar os serviços de Água e Esgoto de forma regionalizada. Elas foram instituídas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020) para garantir a viabilidade técnica e financeira dos serviços. Cada uma das Microrregiões (MRAE), possui personalidade jurídica de direito público, constituindo-se em Autarquias, e integra a administração indireta de todos os entes da Federação que a compõem.
O evento reunirá gestores públicos, especialistas, representantes de instituições estaduais e municipais e autoridades do Setor de Saneamento para discutir os avanços da governança regional e os desafios para ampliar o acesso aos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Ceará.
A abertura conta com a participação do secretário das Cidades, Antônio Negreiros Bastos Neto (foto), além de representantes da Assembleia Legislativa, Aprece, Cagece, Arce, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria-Geral das Microrregiões.
Ao longo do dia serão realizados painéis sobre a Experiência das MRAEs, os desafios da universalização do Esgotamento Sanitário e o Projeto Malha d'Água, além de uma palestra sobre o Sistema de Informação Territorial (SIT), ferramenta de monitoramento e apoio à Gestão Regional.
Serviço
A Secretaria das Cidades realiza, nesta terça-feira (23), o INTEGRA MRAEs 2026 – I Seminário Integrado das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará, com o tema "5 anos das MRAEs: Governança Regional e os Desafios da Universalização".
As microrregiões de Saneamento e Esgoto são agrupamentos de municípios criados pelos estados para planejar, organizar e executar os serviços de Água e Esgoto de forma regionalizada. Elas foram instituídas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020) para garantir a viabilidade técnica e financeira dos serviços. Cada uma das Microrregiões (MRAE), possui personalidade jurídica de direito público, constituindo-se em Autarquias, e integra a administração indireta de todos os entes da Federação que a compõem.
O evento reunirá gestores públicos, especialistas, representantes de instituições estaduais e municipais e autoridades do Setor de Saneamento para discutir os avanços da governança regional e os desafios para ampliar o acesso aos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Ceará.
A abertura conta com a participação do secretário das Cidades, Antônio Negreiros Bastos Neto (foto), além de representantes da Assembleia Legislativa, Aprece, Cagece, Arce, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria-Geral das Microrregiões.
Ao longo do dia serão realizados painéis sobre a Experiência das MRAEs, os desafios da universalização do Esgotamento Sanitário e o Projeto Malha d'Água, além de uma palestra sobre o Sistema de Informação Territorial (SIT), ferramenta de monitoramento e apoio à Gestão Regional.
Serviço
- INTEGRA MRAEs 2026 – I Seminário Integrado das Microrregiões de Água e Esgoto do Ceará.
- Tema: 5 anos das MRAEs: Governança Regional e os Desafios da Universalização.
- Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira).
- Horário: 8 horas às 17h30.
- Local: Auditório João Frederico Ferreira Gomes no Anexo II da Alece.

Comentários
Postar um comentário