Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A coluna Futricas Cearenses traz três homenagens ao jornalista Hilton Oliveira, que nos deixou no domingo (13).


Hilton Oliveira Júnior - "Mais que meu pai, era o meu ídolo, meu melhor amigo.
Sua morte inesperada no domingo, 13 de Setembro, nos trouxe uma dor muito grande. Imensurável!

Como dói...

Jamais imaginei que doesse tanto assim!

Uma verdadeira bomba explodiu na minha cabeça e dos meus irmãos.

Hilton Oliveira, jornalista, radialista e professor.

Sua história no Rádio, no Jornal ou fora dos meios de comunicação de massa, manteve-se fiel, sempre fiel mesmo aos seus princípios.


Um homem destemido!

Sua coragem, a sua postura, o seu compromisso com a verdade lhe renderam, é verdade, uma vida muito simples.

Meu pai não tinha ambições.

Era um homem teimoso, temperamental. Quem o conhecia, sabia da sua generosidade.
Um homem de caráter. Íntegro. Honesto ao extremo.

De conduta ilibada!

Seu Jornalismo sobretudo, nunca serviu ao poder e muito menos aos poderosos.
Ninguém lhe pautava.

Ajudou a muita gente. Mas também foi muito sacaneado. Apunhalado pelas costas.
Injustiçado.

Mas seguiu firme. De cabeça erguida na carreira que abraçou e que ele tanto amava.
Conquistou inúmeros prêmios. Mas um era especial: o Santos Dumont.

Adorava os animais e as plantas.

O Fortaleza Esporte Clube, era o seu time de coração.

Deixou sem sombra de dúvidas, uma lacuna muito grande na imprensa do nosso Estado.
E a certeza do dever cumprido!

Meu Pai, tenha a certeza de que eu, Hilton Oliveira Júnior e Ricardo Oliveira, que herdamos o amor pelo Jornalismo e pelo Rádio, continuaremos seguindo literalmente a sua linha.

A dor que estamos sentindo no momento é grande, repito, mas o que nos conforta é sabermos que o senhor está num lugar especial junto ao Pai Celestial!
Meu pai querido e amado, saiba que estará sempre em nossas memórias, em nossos corações...
Juntos e misturados sempre!


Eliézer Rodrigues - "HILTON OLIVEIRA E O "INDICIADO TRANQUILO". A primeira e única vez que trabalhei, na mesma equipe com o jornalista Hilton Oliveira, falecido recentemente, marcou para sempre a nossa amizade.

Foi no começo da década de 1980, no primeiro ato criminoso de fraude no vestibular da Universidade Federal do Ceará, no início da gestão (1983/1987), do reitor José Anchieta Esmeraldo Barreto. 

À época, ele repórter policial, e eu editor de Educação e Cultura do jornal O Povo. Já que o assunto correspondia às duas editorias, foi formada uma equipe especial para a cobertura dos acontecimentos.

E com orgulho, hoje relembrando o meu amigo me vem à memória o tipo de cobertura e de Jornalismo (dizer Jornalismo investigativo é redundância, pois já faz parte da natureza do vocábulo) na sua essência primária.

A nossa cobertura chegava ao ponto, de diariamente dar “furos” de notícias nos concorrentes. 

O jornalista Tomaz de Aquino, também participava da equipe.

Tinha entrevistas com envolvidos, histórias, fatos, depoimentos etc, que antecipávamos até o andamento do inquérito policial.

E nesse item de repórter de vasculhar informações, procurar e encontrar personagens do enredo, o trabalho do Hilton era da melhor qualidade. Rápido no raciocínio e preciso no texto.

Certo dia, foi dado o seguinte título para determinada entrevista com uma pessoa envolvida no caso da fraude: “Indiciado tranquilo”. 

Tempo depois a cobertura do caso terminou, cada um voltou à rotina de trabalho.

Só que a nossa amizade atravessou anos e anos, e de quando em vez, nos encontrávamos, às vezes para conversas rápidas. Quando ele, de longe, me avistava, já rindo gritava: “Indiciado tranquilo!!!!!!”. Era a senha para a gente rememorar aquela cobertura jornalística que tanto nos marcou.
Nunca mais, irei ouvir aquele grito alegre, carregado de saudades dos tempos frenéticos vividos na redação do jornal O Povo.

------------

Fernando Barbosa Constantino  - "Estou surpreso e triste ao saber da morte do Hilton.

Ele foi meu chefe de reportagem, em 1989, no Tribuna do Ceará. Me deu muita força e boas dicas de texto para a mídia impressa, pois sabia que vinha do Rádio e por ser repórter de rua, pouco escrevia.

Hilton Oliveira me faz gostar de café, visto que, até então, com 26 anos, talvez não tivesse bebido 10 xícaras.

Descobri que foi aluno do meu tio, José Constantino Filho, no 7 de setembro.

Na redação de TC, Hilton gostava muito das "comédias" do Luiz Antônio Lima Alencar, o "Peninha".

Luiz gostava de "dar corda" nele só pra poder ouvir o "Ô, rapaz!!!!", que acabou virando um bordão.
Muito do que aprendi em minha profissão agradeço a Hilton Oliveira".

Leia também:

Morre jornalista Hilton Oliveira

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".