Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A coluna Futricas Cearenses traz três homenagens ao jornalista Hilton Oliveira, que nos deixou no domingo (13).


Hilton Oliveira Júnior - "Mais que meu pai, era o meu ídolo, meu melhor amigo.
Sua morte inesperada no domingo, 13 de Setembro, nos trouxe uma dor muito grande. Imensurável!

Como dói...

Jamais imaginei que doesse tanto assim!

Uma verdadeira bomba explodiu na minha cabeça e dos meus irmãos.

Hilton Oliveira, jornalista, radialista e professor.

Sua história no Rádio, no Jornal ou fora dos meios de comunicação de massa, manteve-se fiel, sempre fiel mesmo aos seus princípios.


Um homem destemido!

Sua coragem, a sua postura, o seu compromisso com a verdade lhe renderam, é verdade, uma vida muito simples.

Meu pai não tinha ambições.

Era um homem teimoso, temperamental. Quem o conhecia, sabia da sua generosidade.
Um homem de caráter. Íntegro. Honesto ao extremo.

De conduta ilibada!

Seu Jornalismo sobretudo, nunca serviu ao poder e muito menos aos poderosos.
Ninguém lhe pautava.

Ajudou a muita gente. Mas também foi muito sacaneado. Apunhalado pelas costas.
Injustiçado.

Mas seguiu firme. De cabeça erguida na carreira que abraçou e que ele tanto amava.
Conquistou inúmeros prêmios. Mas um era especial: o Santos Dumont.

Adorava os animais e as plantas.

O Fortaleza Esporte Clube, era o seu time de coração.

Deixou sem sombra de dúvidas, uma lacuna muito grande na imprensa do nosso Estado.
E a certeza do dever cumprido!

Meu Pai, tenha a certeza de que eu, Hilton Oliveira Júnior e Ricardo Oliveira, que herdamos o amor pelo Jornalismo e pelo Rádio, continuaremos seguindo literalmente a sua linha.

A dor que estamos sentindo no momento é grande, repito, mas o que nos conforta é sabermos que o senhor está num lugar especial junto ao Pai Celestial!
Meu pai querido e amado, saiba que estará sempre em nossas memórias, em nossos corações...
Juntos e misturados sempre!


Eliézer Rodrigues - "HILTON OLIVEIRA E O "INDICIADO TRANQUILO". A primeira e única vez que trabalhei, na mesma equipe com o jornalista Hilton Oliveira, falecido recentemente, marcou para sempre a nossa amizade.

Foi no começo da década de 1980, no primeiro ato criminoso de fraude no vestibular da Universidade Federal do Ceará, no início da gestão (1983/1987), do reitor José Anchieta Esmeraldo Barreto. 

À época, ele repórter policial, e eu editor de Educação e Cultura do jornal O Povo. Já que o assunto correspondia às duas editorias, foi formada uma equipe especial para a cobertura dos acontecimentos.

E com orgulho, hoje relembrando o meu amigo me vem à memória o tipo de cobertura e de Jornalismo (dizer Jornalismo investigativo é redundância, pois já faz parte da natureza do vocábulo) na sua essência primária.

A nossa cobertura chegava ao ponto, de diariamente dar “furos” de notícias nos concorrentes. 

O jornalista Tomaz de Aquino, também participava da equipe.

Tinha entrevistas com envolvidos, histórias, fatos, depoimentos etc, que antecipávamos até o andamento do inquérito policial.

E nesse item de repórter de vasculhar informações, procurar e encontrar personagens do enredo, o trabalho do Hilton era da melhor qualidade. Rápido no raciocínio e preciso no texto.

Certo dia, foi dado o seguinte título para determinada entrevista com uma pessoa envolvida no caso da fraude: “Indiciado tranquilo”. 

Tempo depois a cobertura do caso terminou, cada um voltou à rotina de trabalho.

Só que a nossa amizade atravessou anos e anos, e de quando em vez, nos encontrávamos, às vezes para conversas rápidas. Quando ele, de longe, me avistava, já rindo gritava: “Indiciado tranquilo!!!!!!”. Era a senha para a gente rememorar aquela cobertura jornalística que tanto nos marcou.
Nunca mais, irei ouvir aquele grito alegre, carregado de saudades dos tempos frenéticos vividos na redação do jornal O Povo.

------------

Fernando Barbosa Constantino  - "Estou surpreso e triste ao saber da morte do Hilton.

Ele foi meu chefe de reportagem, em 1989, no Tribuna do Ceará. Me deu muita força e boas dicas de texto para a mídia impressa, pois sabia que vinha do Rádio e por ser repórter de rua, pouco escrevia.

Hilton Oliveira me faz gostar de café, visto que, até então, com 26 anos, talvez não tivesse bebido 10 xícaras.

Descobri que foi aluno do meu tio, José Constantino Filho, no 7 de setembro.

Na redação de TC, Hilton gostava muito das "comédias" do Luiz Antônio Lima Alencar, o "Peninha".

Luiz gostava de "dar corda" nele só pra poder ouvir o "Ô, rapaz!!!!", que acabou virando um bordão.
Muito do que aprendi em minha profissão agradeço a Hilton Oliveira".

Leia também:

Morre jornalista Hilton Oliveira

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…