Pular para o conteúdo principal

Defensoria Pública lembra Dia do Estagiário

 O Dia Nacional da Estagiária e do Estagiário é celebrado nesta quarta-feira (18 de agosto).

A data foi criada há 39 anos através da publicação do Decreto 87.497, em 18 de agosto de 1982. 

- A experiência do Estágio é única e fundamental para o desenvolvimento humano e profissional”, explica a supervisora do Núcleo de Estágio e diretora da Escola Superior, Patrícia de Sá Leitão. 

Atualmente, a Defensoria conta com o trabalho de mais de 250 estagiários de graduação empossados, atuando em diversos setores, sendo eles de Graduação e também do Programa Primeiro Passo. 

Todos os processos seletivos são abertos, públicos e divulgados em forma de editais e, desde este ano, com inclusão de cotas para negros, indígenas e quilombolas, conforme Lei Estadual.

Para jovens como Lara Lourenço, de 22 anos, o estágio foi quando ela pôde colocar a teoria aprendida em sala de aula na prática. Ela ingressou na Defensoria em janeiro deste ano no setor da Ouvidoria e continuará até o final do mês, quando receberá seu diploma em Geografia na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

- Ao longo desses oito meses trabalhando aqui, aprendi bastante e conheci pessoas maravilhosas que me deram tarefas relevantes e orientações para o meu desenvolvimento. Quem sabe um dia voltarei para a Defensoria como uma colaboradora”, pontua Lara Lourenço.

Helen Pinheiro, de 27 anos, também não vê a hora de terminar a faculdade de Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor). Ela sonha em ser defensora. Iniciou em 2017 na Defensoria através do Programa Voluntariado, mas em julho de 2019 conseguiu, através de processo seletivo, ingressar no Estágio remunerado. 

- Cada demanda e cada atendimento são únicos e possuem suas peculiaridades. Assim, aprendemos algo novo a cada dia”. 

Ela garante que foi amor à primeira vista, e que já é ‘sangue verde’, quando dizem que a pessoa tem afinidades com o espírito da Defensoria.

- Trabalhar aqui é como se tivesse encontrado o meu lugar dentro da sociedade, ajudando quem, muitas vezes, não é visto e nem ouvido”, explica.

Acadêmica de Direito no Centro Universitário Christus, Maria Helena, de 21 anos, é uma das recém empossadas e está tendo sua primeira experiência de estágio através da Defensoria. A jovem que hoje atua na Defensoria Criminal, relata que a vontade de cursar Direito veio no Ensino Médio. 

- Meus colegas falavam que eu levava muito jeito para argumentar e convencer os outros, comecei a pesquisar mais e me interessei”, conta a jovem. 

Quando questionada se pretende ser defensora pública, Helena diz sim, com alegria. 

- Quero trabalhar futuramente aqui. É uma profissão linda e necessária. É mais sobre o outro do que sobre mim: é sobre olhar pela vida de quem precisa ser olhada. Sobre dedicar sua vida para que outras possam ter a dela de volta”, assegura Maria Helena.

Outro importante instrumento para oferecer oportunidade para jovens é o Programa Primeiro Passo. Através da parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o projeto existe desde 2012 na Defensoria. 

Assim, muitos estudantes do Nível Médio de Escolas Públicas do Estado têm a possibilidade de estagiar dentro da Defensoria e se qualificar para o Mercado de Trabalho. 

Hoje, a Defensoria conta com 47 estudantes inscritos no Programa. Os jovens são distribuídos de acordo com o nível de demanda dos setores e suas funções são de auxiliar nas atividades administrativas do setor.

Carlos Kauan, de 18 anos, chegou na Defensoria em novembro do ano passado, ele atua no Núcleo de Atendimento de Petição Inicial (Napi). O jovem explica que no início precisou se adaptar e aprender muitos processos. 

- No começo era tudo muito novo, diferente e estranho. Nunca foi algo que eu tinha no meu dia a dia, mas aprendi. É uma experiência muito boa. Inclusive, antes eu pensava que o Direito era muito entediante e inalcançável, mas agora vejo o quanto é legal e importante”, comenta o estudante do 3° ano do Ensino Médio. Carlos conta que, após a experiência do estágio, cogita fazer Direito.

- Quero fazer Odontologia, Biomedicina ou Direito”, fala, ainda em dúvida de qual carreira seguir.

- Assim como eu, que fui estagiária da Defensoria, aprendemos a amar e respeitar nossa instituição, e a fazer do direito um instrumento vivo para o pleno exercício da cidadania. Ser estagiária e estagiário é aprender a ser, antes de tudo, um cidadão”, finaliza a defensora pública Patrícia de Sá Leitão, ex-estagiária da Defensoria.

Leia também:

Hoje é Dia do Estagiário

Analista de Carreiras lista dicas para conseguir um Estágio


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.