O Modelo de Trabalho que será adotado após a da covid-19 entra em debate no Dia do Estagiário, comemorado nesta quarta-feira (18 de agosto).
O Teletrabalho, que foi viabilizado pelo Ministério Público do Trabalho por meio de uma nota técnica em parceria com a Coordinfância - publicada em maio de 2020, não está previsto na Lei de Estágio (11.788/08).
Enquanto a Legislação sugere a supervisão presencial do estudante, o alongamento da pandemia e o Teletrabalho provaram que é possível o desenvolvimento do estagiário mesmo à distância. Segundo pesquisa do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, encomendada ao Ibope, 46% dos estagiários passaram a trabalhar remotamente. Enquanto 54% seguiram presencialmente.
Para o superintendente Nacional de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE, Luiz Gustavo Coppola:
- É necessário aproveitar todo o potencial e desenvolvimento do programa de estágio no “novo normal” em que as relações de trabalho e estudo a distância se fortaleceram”.
Assim, a instituição filantrópica sem fins lucrativos tem buscado disseminar conhecimento e informação a respeito do Teletrabalho e incentivo de oportunidades para inclusão dos jovens, colaborando para o surgimento de novos modelos de trabalho.
Avaliação do Estágio - De acordo com o levantamento realizado pelo CIEE, 90% dos estudantes consideram o estágio fundamental para o desenvolvimento profissional. Esse índice é ainda maior na Região Norte do País, onde alcança a marca de 93%.
A pesquisa apontou que os estagiários têm em média 25 anos, 65% são oriundos de Instituição de Ensino Particular, e a renda familiar está concentrada entre as faixas de dois a três salários mínimos. Foram ouvidos mais de 6 mil estudantes.
MP 1.045 - O CIEE se une a outras entidades do setor e se pronuncia em relação à fração da Medida Provisória 1.045 que diz respeito à criação de empregos para jovens (Programas REQUIP e PRIORE).
Tratam-se de novidades apresentadas pelo relatório do deputado relator da matéria Christino Áureo (PP-RJ) em 15/07/21 e que não constavam na MP 1.045/2021 originalmente.
A MP foi apresentada pelo Ministério da Economia em 28 de abril de 2021, tem validade de 120 dias (25 de agosto) e está em plenário tendo sua votação adiada para após o recesso do Legislativo.
De acordo com as entidades, que somam décadas de atuação na assistência social, capacitação e inclusão de jovens no mundo do trabalho e na criação de ações voltadas ao público em vulnerabilidade social, a criação dos programas de empregos propostos pelo relatório é inadequada e inviável, além de representar grande incentivo a evasão escolar pelos motivos elencados:
Não atende as necessidades das empresas;
Não traz segurança jurídica às empresas;
Canibalização de vagas;
Segregação entre os candidatos e precarização;
Sob pretexto de financiar os programas com recursos do Sistema S a proposta destrói a estrutura existente hoje que separa as Escolas Técnicas, as Escolas do Sistema S, o Programa Aprendiz e os Estagiários.
Para o CIEE, a solução ideal seria prestigiar propostas como, por exemplo, o Estatuto do Aprendiz que está no Congresso Nacional entre outras medidas legislativas e construir um amplo programa de apoio à criação de empregos ancorados nas consagradas experiências do Estágio e da Aprendizagem que, depois de anos em vigência no País, têm um legado de sucesso comprovado e respeitam a identidade única do jovem brasileiro.
É uma decepção ver assunto de tanta importância ser tratado de forma incompleta e açodada (não houve discussão adequada sobre o tema) numa MP que hospeda vários assuntos sem conexão como Instituição de Juizados Cíveis e Criminais, Organização da Justiça Federal e alteração do Código de Processo Civil.
Cartilha - Com o propósito de fortalecer a autonomia e capacitação de jovens refugiados vivendo no Brasil, a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) lançaram uma cartilha sobre contratação de jovens refugiados pela modalidade Jovem Aprendiz.
Com transmissão feita nos canais do CIEE, a Live contou com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Secretaria da Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia e já trouxe resultados positivos sobre a inclusão de jovens refugiados no mercado de trabalho brasileiro por meio do programa de aprendizagem.
Conforme destacou o Representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas, é perfeitamente legal contratar pessoas refugiadas seguindo as normas trabalhistas brasileiras.
- Essas pessoas saíram de seus países por suas vidas estarem em risco. O Brasil já reconheceu mais de 57 mil pessoas como refugiadas, sendo que a maioria é formada por jovens da Venezuela, Síria e República Democrática do Congo. Sejam eles solicitantes da condição de refugiado quanto refugiados já reconhecidos, todas e todos têm acesso a carteira de trabalho e CPF e podem trabalhar sem restrições”.
- Esse projeto faz todo o sentido com a missão institucional do CIEE. O objetivo deste material é aproximar as empresas dessa realidade de contratação de adolescentes jovens refugiados, tanto por meio da aprendizagem quanto pelo estágio”, afirmou a Superintendente Nacional de Operações do CIEE, Mônica de Castro, enquanto apresentava a cartilha para os participantes.
A Cartilha tem informações e orientações para empresas que desejam ampliar seu quadro de diversidade por meio da inclusão de pessoas de outras culturas, que trazem bagagens e conhecimentos que agregam no desenvolvimento de empresas do setor privado.
Em um contexto global de deslocamento forçado em que quase metade das pessoas forçadas a fugir de suas casas são crianças e jovens menores de 18 anos, programas que visam integração por meio da aprendizagem trazem esperança e autonomia para essas pessoas que, apesar de todos os desafios, demonstram enorme resiliência e capacidades distintas para contribuírem com país onde buscaram segurança.
Confira como foi o lançamento da Cartilha:
CIEE 57 anos - Desde sua fundação, há 57 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.
O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.
A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...
Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges (foto). Bia Bocayuva (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)
Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista Kyany Lima (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida
Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.
O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.
A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...
Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges (foto). Bia Bocayuva (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)
Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista Kyany Lima (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida
Comentários
Postar um comentário