Pular para o conteúdo principal

Beth Chagas ganha reeleição para defensora geral do Ceará

 Candidata à reeleição, Elizabeth Chagas (foto) recebeu, nesta sexta-feira (8 de outubro), o apoio de defensoras e defensores para permanecer à frente da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). por mais dois anos (2022-2023)

Beth Chagas obteve 51% dos votos, na eleição de defensor (a) geral do Estado, numa disputa direta com o defensor Rubens Lima, membro do Conselho Superior da DPCE, que obteve 49% dos votos válidos. Elizabeth Chagas venceu nas três urnas eletrônicas (Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral).

Lista Tríplice - Anunciado pela Comissão Eleitoral minutos após o fim do pleito, o resultado será enviado em Lista Tríplice ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), a quem constitucionalmente cabe decidir qual candidato ou candidata ocupará o posto de defensor (a) geral do Estado. 

Como os gestores estaduais respeitaram o resultado de todas as sete últimas consultas à categoria, incluindo a eleição de Elizabeth Chagas, em 2019, a expectativa é de que a atual defensora geral seja reconduzida ao cargo para dezembro de 2021 a dezembro de 2023.

- Mais um biênio em prol do fortalecimento da nossa Defensoria. Sempre mais perto da população e mais próximo do defensor. Que essa energia contagie! É o reconhecimento de muito trabalho, de muito esforço feito em meio a dois anos de pandemia. A gente fez a Defensoria crescer para que ela pudesse atender ainda melhor à população”, afirma Beth Chagas.

Oito - A eleição deste ano definiu a oitava gestão da DPCE desde a criação da instituição, em 1997 (há 24 anos). Já administraram a Defensoria:

  • Nívea de Matos Rolim (1997/1999 e 1999/2001).
  • Maria Amália Passos Garcia (2001/2003 e 2003/2005).
  • Luciano Simões Hortêncio de Medeiros (2005/2007).
  • Francilene Gomes Bessa (2007/2009 e 2010/2011).
  • Andrea Maria Alves Coelho (2011/2013 e 2013/2015).
  • Mariana Lobo Botelho Albuquerque (2015/2017 e 2017/2019).
  • Elizabeth das Chagas Sousa (2019-2021 e 2021/2023).

Sandra Dond - - O Processo Eleitoral, de uma forma geral, foi muito tranquilo. Hoje, houve a tentativa de impugnação de um dos votos, mas a Comissão não acatou porque isso tinha sido matéria apreciada já numa reunião com os candidatos e não foi levantada essa impugnação. Então, a comissão apurou todos os votos. Tudo correu na maior tranquilidade e no respeito mútuo, que é o que deve haver numa eleição de classe. Afinal, somos todos colegas, somos todos defensores públicos”, afirma a presidente da Comissão Eleitoral, defensora Sandra Dond.

Pandemia - Esse foi o primeiro pleito para defensor(a) geral do Ceará afetado por um fenômeno das proporções da Pandemia de Covid-19. Cenário esse que atravessou praticamente todo o primeiro mandato de Elizabeth Chagas. Apenas três meses após tomar posse e logo depois de mediar uma paralisação histórica dos agentes de segurança do estado, a defensora geral começou a enfrentar as adversidades (financeiras, inclusive) decorrentes do isolamento/distanciamento social imposto pelo Novo Coronavírus.

- Logo no início do meu primeiro mandato (2020/2021), atuamos como mediadores e pacificadores na paralisação da polícia no Ceará. Em seguida, o mundo foi surpreendido com a Pandemia e tivemos que nos reinventar. Mudamos uma Defensoria analógica para uma Defensoria 2.0 em tempo recorde, pois a população mais vulnerável não podia esperar. Revisamos nossos métodos e implementamos serviços com uso da tecnologia. Passamos a fazer audiências virtuais, conciliações online, reformulamos o nosso site para ser ainda mais acessível…O resultado de tudo isso é que tivemos 901.313 atuações de diversas naturezas no ano de 2020. Um número muito expressivo”, pontua Beth Chagas. E deve encerrar 2021 perto (ou mesmo acima) de 1 milhão de atuações, um recorde neste contexto ainda pandêmico.

PEC - Além disso, a defensora geral destaca que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Defensoria Pública abriu as portas para inúmeras outras conquistas. 

- Tivemos um momento muito delicado no ano passado, quase inviabilizando o nosso funcionamento. Enfrentamos a diminuição da nossa arrecadação e a reestruturação inteira da instituição para funcionar remotamente. Não paramos nenhum dia! E é este o nosso compromisso com a sociedade civil: manter acesa a chama do acesso à justiça”, afirma a recém-reeleita.

- Ficamos muito felizes com a receptividade e a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o nosso trabalho até o momento e, sobretudo, reafirmar nossas ideias e compromissos pelos próximos dois anos. Pedimos que cada um e cada uma reflita sobre o que deseja para a Defensoria e nos permitam concluir o trabalho que iniciamos”, comemora Beth Chagas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).