Pular para o conteúdo principal

Cearense vence etapa regional de Concurso Sicoob Ceará

 O estudante João Gabriel Pereira,  do 3º ano do Ensino Fundamental foi um dos finalistas da etapa regional do concurso cultural, que teve como tema 'Cooperativismo: uma forma de viver em 2021'. João Gabriel estuda no Colégio São Lucas, no Castelão, em Fortaleza.

A atividade é voltada para alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados nas escolas das redes pública e privada, selecionadas pela cooperativa, para participar da iniciativa. O projeto visa envolver estudantes e comunidades para fortalecer a cultura da cooperação, tão difundida pelo Sistema de Cooperativas de Crédito-Sicoob e seus cooperados. A participação de pais e estudantes não foi obrigatória.

Participantes da etapa local - O Colégio São Lucas, o Colégio Agnus-Montese e o Colégio Olímpico de Maranguape foram as instituições participantes dessa etapa da ação.

Depoimentos - Para o diretor executivo do Sicoob Ceará, Robernylson Silva Oliveira, é importante que a nova geração conheça e entenda o modelo cooperativo, principalmente numa sociedade tão desigual e individualista. 

- Toda comunidade que pautou seu crescimento em modelos de cooperação cresceu melhor e de maneira mais sustentável. Temos como exemplo um esporte coletivo como o vôlei. Mesmo que o time tenha o melhor atacante do mundo, se o passe não sair e o levantador não conseguir levantar a bola com sucesso, o atacante não tem como atuar, é necessário o trabalho em conjunto e colaboração para vencerem. Por isso o interesse do Sicoob em apresentar às crianças a importância do cooperativismo. Elas são a esperança de um futuro melhor e mais promissor”, declara o gestor.

O Concurso Cultural incentivou os estudantes participantes a refletirem e debaterem sobre o Cooperativismo por meio de desenhos e redações. Ao todo, 166 crianças participaram da etapa local da ação. 

O trabalho foi dividido em duas categorias:

  1. A primeira para alunos do 3º ano do ensino fundamental, com a produção de desenhos.
  2. A segunda para os alunos do 5º ano, também do ensino fundamental, mas com a produção de um texto narrativo de até 25 linhas. 

Cada trabalho foi individual e contou com a orientação de um professor designado pela escola participante.

O ganhador cearense da etapa regional, João Gabriel, contou que no início, quando soube do concurso, ele não quis participar, mas quando passou pela etapa local, mudou de ideia, pois sentiu que era algo muito importante.

- Eu achei muito divertido fazer parte de tudo isso. Aprendi a importância de participar das coisas e de ajudar o planeta com atos simples e a união de todos”, revelou o estudante, que teve seu desenho selecionado para concorrer na etapa nacional.

Suze Helena Façanha Paula, a professora orientadora de João, contou que  a experiência foi muito importante para mostrar aos alunos que eles, mesmo sendo crianças, têm uma enorme capacidade de mudar o "mundo" e a realidade de outras pessoas, com atitudes simples e trabalho em grupo.

- Essa atividade fez com que eles entendessem, também, que compartilhar suas ideias com outras pessoas é uma forma de realizá-las de forma mais fácil e rápida’, afirmou.

Fases do Concurso e Premiações - Como finalistas da fase local do concurso, seis alunos foram selecionados, sendo três da categoria de desenho, que ganharam, cada um: uma mochila, caixa de lápis de cor e um caderno de desenho capa dura espiral. E mais três crianças da categoria de redação, que receberam como Prêmio:

  • Uma mochila.
  • Um estojo com  lapiseira, grafite, conjunto de canetas coloridas, borracha, marca texto, caderno.
  • Um livro da Coleção Financinhas. 

Os trabalhos dos selecionados foram encaminhados pela Comissão Avaliadora, para a Central do Sicoob, onde foi realizada a Etapa Regional. Nessa fase, os prêmios foram um tablet para os alunos e uma Premiação no valor de R$ 1 mil para os professores orientadores.  

A Etapa seguinte será a Nacional, realizada pelo Instituto Sicoob matriz, onde participarão todos os selecionados da Fase Regional, entre todas as cooperativas envolvidas. 

Os prêmios serão:

  • Um Notebook para a criança.
  • Um Curso, de até R$ 3 mil, em instituição juridicamente legalizada e com validação da Comissão Avaliadora, para o professor.
  • Um projetor datashow e caixa de som para a Escola. 

A Etapa Final ocorrerá na terça-feira (30 de novembro de 2021).

Estudante cearense é um dos finalistas com desenho sobre cooperação - João Gabriel Pereira, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, está na final do concurso e seguirá para a etapa nacional, por meio de seu desenho sobre o que representa o cooperativismo. 

Sobre o Sicoob e Instituto Sicoob - O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. No Ceará ele está representado, há mais de vinte anos, pela da Cooperativa de Crédito Mútuo do Ceará-Sicoob Ceará, atuando com livre admissão, permitindo assim, que qualquer pessoa possa se filiar ao sistema. Está situado no bairro de Fátima, em Fortaleza e no município de Maranguape. E em breve estará presente em Caucaia.

O Instituto Sicoob baseia sua atuação nos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", definidos pela Organização das Nações Unidas e pelo sétimo princípio do cooperativismo, que se baseia no interesse pela comunidade.

Desde 2018 suas atividades abrangem todo o Brasil, promovendo ações conjuntas e integradas com as cooperativas, e na formação de voluntários no âmbito corporativo para fomentar o desenvolvimento local. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE