Pular para o conteúdo principal



Guaramiranga recebe 15 mil visitantes no 24º Festival Jazz & Blues

Cerca de 15 mil visitantes estiveram em Guaramiranga nos dias de Carnaval 2023, atraídos pela Programação do 24º Festival Jazz & Blues (fotos Felipe Abud), bem como pelos atrativos naturais que a região possui, conforme informação da Secretaria de Turismo do Município. Desse total, o Festival recebeu público estimado em 7 mil pessoas na plateia dos shows realizados na Cidade Jazz & Blues, nas igrejas da Gruta e Matriz, e nas demais atividades, contemplando a capacidade total de público nos espaços.

- Tivemos os shows com a casa sempre lotada e todo mundo muito aplaudido. Recebemos na plateia grupos da Bahia, do Maranhão, do Rio Grande do Norte. Estamos muito felizes com o resultado”, revela a diretora do Festival Jazz & Blues, 
Maria Amélia Mamede

- Estamos muito felizes com essa retomada, com o movimento na cidade. A receptividade foi muito boa”, frisa Maria Amélia Mamede.

Sobre Guaramiranga, o secretário de Turismo do Município, Franzé Leal, também comemora. 

- A cidade se manteve tranquila, sem registros policiais durante todo o período. O público visitante apresentou altos índices de sociabilidade, sendo composto em sua maioria por grupos familiares e grupos de amigos, com perfil sócio-cultural ascendente”. 

O incremento da Economia Local foi outro ponto positivo.

- Foi registrada alta taxa de ocupação da rede de hospedagem formal, com 2 mil leitos, bem como na oferta de imóveis locados para curta temporada, que possuem em torno de 5 mil leitos”. 

Franzé Leal informa o aumento na oferta de Postos de Trabalho Temporário durante o Festival. 

- Foram cerca de 350 vagas distribuídas nas redes de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e Casas de Veraneio”.

Preservação Ambiental - Como é tradição, as boas-vindas para quem chegou a Guaramiranga foi com a Blitz Ecológica no sábado de manhã, na entrada da cidade, em parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Além de informações sobre o Festival Jazz & Blues, os motoristas receberam orientação sobre o descarte correto do lixo. Nessa ação, foram distribuídas mais de 150 mudas nativas, como Ipê Amarelo e Ipê Roxo, produzidas no viveiro da APA de Baturité, em Pacoti, mostrando a vocação do evento para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

O 24º Festival - Consolidado como um dos principais roteiros alternativos em meio à agitação da programação de Carnaval em todo o país, o 24º Festival Jazz & Blues aconteceu de 18 a 21 de fevereiro, atraindo público de outros estados e regiões do país. Durante os quatro dias do evento, foram realizadas, no total, 15 apresentações em quatro espaços (Cidade Jazz & Blues, Praça do Teatro Rachel de Queiroz e as Igrejas Matriz e da Gruta), reunindo cerca de 70 artistas.

Nesta edição, a programação do Festival contou também oficinas, ministradas por Cainã Cavalcante, com foco em Violão, Cláudio Mendes, que falou sobre “o ser humano por trás do ser artístico”, e Robertinho Marçal, voltada para aqueles que já tocam ou tinham curiosidade de saber mais sobre a bateria. Além das oficinas, nas manhãs dos três primeiros dias houve o tradicional Café no Tom, bate-papo com artistas no restaurante Basílico, no entorno da Praça do Teatro Rachel de Queiroz, tendo como mediador o jornalista e produtor musical Dalwton Moura.

Às 17 horas na Cidade Jazz & Blues
- Plateias lotadas marcaram as apresentações na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida pelo festival a 550 metros da Praça do Teatro, com sessões gratuitas às 17 horas e shows pagos na sessão das 21 horas. No fim de tarde, a primeira atração foi a cantora Lorena Nunes com o show “Embarcação”, que teve a participação especial do cantor e instrumentista Matu Miranda. Na sequência, o violonista Cainã Cavalcante apresentou um show instrumental jazzístico ao lado de Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e Edu Ribeiro (bateria). No domingo, o público cantou e dançou junto com Mulheres do Blues, grupo formado especialmente para esta edição do festival, e Makem, com o show “Vozes”. Na segunda-feira, o fim de tarde foi de jazz, com shows do baterista Robertinho Marçal e do dueto formado por Vanessa Moreno e Salomão Soares.

Homenagens a Luizinho Duarte e Ednardo - A sessão das 21 horas no Sábado de Carnaval foi de homenagens. A Marimbanda apresentou repertório do fundador do grupo, o compositor e baterista Luizinho Duarte, falecido em 2022. Maria Amélia Mamede, diretora do Festival e Patrícia Varela, da Enel, entregaram ao grupo um troféu em homenagem a Luizinho. A noite foi também de honras ao cantor e compositor Ednardo, que recebeu homenagem do festival, com troféu entregue por Luisa Cela, secretária de Cultura do Estado. Em seguida, o músico apresentou o show “50 anos de Sarau Vox 72”, que teve nos vocais seus dois irmãos, os cantores Régis Soares e Rogério Soares, além de Carol Damasceno e Kellen Kristty.

Mais shows às 21 horas
- No domingo (19), os metais marcaram o show instrumental do trombonista capixaba Joabe Reis, que pela primeira vez participou do festival. A noite foi também de dois grandes nomes da música no país, o gaitista Gabriel Grossi e o contrabaixista Arismar do Espírito Santo, que já estiveram nos palco em outras edições e, dessa vez, trouxeram juntos o show “Zabumbaixo & Fole de Boca”. Na segunda-feira, o público do festival conheceu e vibrou com a cantora Djeli Tapa, nascida no Mali e residente no Canadá, em um show envolvente que se estendeu à plateia. E encerrando as atrações da noite, o multiartista Silvero Pereira fez a plateia levantar e cantar junto em seu show onde interpreta Belchior.

Último dia: Nas Igrejas e na Praça do Teatro - Na terça-feira (21), último dia do festival, a programação foi pela manhã, com duos instrumentais nas igrejas, com Miquéias dos Santos e Stênio Gonçalves, às 9 horas na Igreja da Gruta, e Nonato Lima e Pedro Façanha encerrando a edição às 11 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com plateia também lotada. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, o grupo Dona Zefinha apresentou às 10 horas o espetáculo cênico-musical “O circo sem teto da lona furada dos bufões” especialmente para o público infantil.
O 24º Festival Jazz & Blues foi uma realização da Via de Comunicação. Agradecimentos: Enel e Solar Coca-Cola, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema).


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...