Morreu, neste sábado (15 de abril de 2023), em sua residência, em Fortaleza-Ceará, de falência múltipla dos órgãos, aos 79 anos, a presidente da União Internacional de Proteção dos Animais (Uipa), a advogada e cidadão fortalezense Geuza Leitão Barros (foto).
Geuza Leitão nasceu, em 30 de agosto de 1943, em Picos-Piauí.
- Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
- Pós-graduada com Especialização em Direito Público, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
- Escritora de Livros sobre a Causa Animal: 'A Voz dos Sem Voz-Direito dos Animais' (2000-1ª Edição e 2021-2ª Edição Atualizada e Revisada) e 'Sua Excelência, o Jumento' (2016).
- Procuradora do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC).
Os Funerais de Geuza Leitão acontecem, neste domingo (16 de abril de 2023):
- Desde às 8 horas - Velório, na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255-Aldeota-Fortaleza-Ceará)
- 14 horas - Missa de Corpo Presente, na Funerária Ternuna.
- Jornalista Lauriberto Braga - Por muitas vezes acompanhei como jornalista a Causa Animal defendida pelo doutora Geuza Leitão. Lembro de uma última entrevista com ela, em 2011, onde a Câmara Municipal de Sobral rejeitou um Projeto de Tração Animal para Coleta do Lixo, após a entrevista, que Geuza Leitão deu para o Diário do Nordeste-Caderno Regional e para a Rádio Verdes Mares AM 810-Rádio Notícias Verdes Mares. Com as nossas reportagens, Geuza Leitão conseguiu que os vereadores sobralenses derrubassem o Projeto por unamidades; e assim os animais ficaram livres de carregar Lixo".
- Jornalista Nina Freitas - A advogada Geuza Leitão Barros, que tem uma Luta Marcante e Pioneira, em vários aspectos, na História da proteção dos animais no Ceará, faleceu, em casa, neste sábado (15 de abril de 2023). Doutora Geuza, como era chamada, foi fundadora e presidente por muitos anos da União Internacional de Proteção dos Animais (Uipa), com uma atuação corajosa e incansável na Defesa dos Animais. Sua conduta era baseada na aplicação das Leis, mas sobretudo revestida de compaixão pelos seres que defendia. Nascida em Picos, Piauí, recebeu o Título de Cidadã de Fortaleza, da nossa Câmara Municipal. É autora de Livros sobre Ações Locais em Defesa dos Animais, sendo reconhecida por Autoridades e Entidades até no Exterior, por seu Trabalho valioso na Causa Animal".
- Radialista Kilmer de Campos - Lamentavel. Uma batalhadora pela vida dos Animais".
- Gelma Maria Leitão Barros - Minha mãe Geuza Leitão Barros faleceu neste sábado (15 de abril de 2023). Ela foi e é o meu Exemplo de Vida. A pessoa mais guerreira e humana, que conheci. O Ícone na Luta em Defesa dos Animais. Foi A Voz Sem Voz. Defendeu os Animais, como Missão e Propósito de Vida. Sua Luta Marcante e Pioneira, em vários aspectos, na História da Proteção dos Animais no Ceará, no Brasil e em outros Paises. Doutora Geuza, como era chamada, foi fundadora e presidente por muitos anos da União Internacional de Proteção dos Animais (Uipa), com uma atuação corajosa e incansável na Defesa dos Animais. É autora de três livros sobre as Ações em Defesa dos Animais, sendo reconhecida por Autoridades e Entidades até no Exterior, por seu trabalho valioso na Área. E agora me despeço com muita Gratidão, honrando sua História e seu Legado. Eu prometo, que vou seguir seu Exemplo e será sempre a minha Fonte de Inspiração por sua Tamanha Força, Determinação e Foco. Te amo Mamãe!
- Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) deputado estadual Evandro Leitão - Com muita tristeza comunico o falecimento de minha tia Geuza Leitão, uma grande mulher e advogada, Referência em especial na luta pelo Direito dos Animais. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi conselheira e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará). Que Deus possa guardar o coração de cada um em nossa família e de amigos próximos neste momento de luto".
- Ex-vereadora de Fortaleza, Toinha Rocha - Hoje (16) nós despedimos da Doutora Geuza Leitão, com quem tive a honra de conviver e aprender a defender os Animais e construir Políticas Públicas. Tivemos a honra em nome do nosso Mandato enquanto vereadora de Fortaleza de lhe prestar uma justa homenagem com o título de Cidadã de Fortaleza, pelo, que fez por todos nós e em especial pelos Animais Não Humanos. Doutora Geuza já está junto de São Francisco e São Lázaro. Nossos sentimentos a família Evandro Leitão e a todos que lutam por um Mundo Humanizado".
Deixou também um livro inacabado " O ANIMAL QUE SOU"
ResponderExcluir