Pular para o conteúdo principal



Cegás e Jandaia assinam Termo de Compromisso para utilização Gás Natural no Pecém

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e a Jandaia Geração de Energia S.A. assinaram Termo de Compromisso em que manifestam a intenção de firmar um contrato de prestação de serviço de utilização do sistema de distribuição de gás natural, necessário ao funcionamento de usinas termelétricas localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O ato de assinatura ocorreu em uma reunião na sede da Cegás, com a presença de Miguel Nery, Diretor-Presidente da Cegás; Emílio A. Vicens, CEO da Ceiba Energy; Ronan Dias, CEO da Jandaia Geração de Energia; Dickson Araújo, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra do Ceará; Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da Cegás e equipe de assessores e Gestores da Companhia.

A Ceiba Energy apresentou seu mais recente projeto, a Jandaia Geração de Energia, termelétrica movida a Gás Natural, com licença prévia de 2.430 MW e terminal de GNL (gás natural liquefeito). Com um investimento estimado em até R$ 7,6 bilhões, o projeto surge com o compromisso de ofertar maior confiabilidade energética para o estado do Ceará e para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Jandaia Geração de Energia S.A., ligada ao Grupo Ceiba, será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), localizada no município de Caucaia, a 50 km da capital Fortaleza. O empreendimento receberá gás de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela companhia e ficará permanentemente atracada no Porto do Pecém – CIPP.

O termo assinado é um documento fundamental para a Jandaia S.A. que participará do próximo leilão de reserva de capacidade de potência, a ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com previsão para acontecer até o final deste ano. O leilão é voltado para garantir a segurança energética do país.

O diretor presidente da Cegás, Miguel Nery, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento energético do Estado. 

- O Ceará, que está cada vez mais se consolidando como um polo atrativo para investimentos no setor de energia, se prepara para receber um empreendimento de grande relevância no setor termoelétrico. Este acordo é um marco para o avanço do setor de gás no Ceará, e reforça o compromisso da Cegás com a excelência na prestação de serviços e na promoção do desenvolvimento sustentável.”, afirmou Nery.

Ronan Dias, CEO da UTE Jandaia, reforça que:

- As fontes de energia renováveis estão em expansão no cenário energético global e especialmente no Brasil. Contudo, é muito importante reconhecer o papel estratégico que as termelétricas desempenham, especialmente as movidas a gás natural, quando o Sistema Interligado Nacional (SIN) precisa de segurança, confiabilidade e flexibilidade. Neste contexto, as termelétricas a gás atuam como uma espécie de seguro, para garantir a estabilidade do sistema elétrico. Nos momentos de estresse do SIN, quando a chuva não cai, o sol não brilha e o vento não sopra, são as térmicas que são requisitadas para suprir a demanda”.

Para Emílio Vicens:

- O nosso empreendimento reafirma o comprometimento da Ceiba Energy com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do Ceará, e apoiados pelo Governo do Estado, estaremos aqui para fortalecer a infraestrutura energética e promover a implantação de um importante HUB de Gás Natural no Porto de Pecém”.

Fundada em 2015, a Ceiba Energy desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina, com + de 2 GW em ativos operacionais e em desenvolvimento no Brasil. A companhia se concentra na geração através de fontes renováveis e de baixo nível de carbono, fornecendo energia acessível e limpa, proporcionando empregos e crescimento econômico.

A CEGÁS se empenha para fomentar o HUB de Gás no Ceará, promovendo a integração de diversas iniciativas para fortalecer a infraestrutura energética do Estado. O acordo da CEGAS com a Ceiba Energy /Jandaia Geração de Energia representa a possibilidade de uma colaboração significativa que beneficiará a todos os envolvidos e impulsionará o crescimento econômico da região. Miguel Nery ainda afirma que “essa parceria não apenas pode assegurar a eficiência operacional das usinas termoelétricas, mas também contribuir para a consolidação do Ceará como um hub estratégico de gás natural, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor energético, que é o foco atual da Companhia”.

Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da Cegás; Emílio A. Vicens, CEO da Ceiba Energy; Miguel Nery, Diretor-Presidente da Cegás; Dickson Araújo, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra do Ceará; Ronan Dias, CEO da Jandaia S.A (fotos Sicilia Regadas)



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...