Pular para o conteúdo principal



Como a Memória influencia críticas ao Remake Vale Tudo


Remake de Vale Tudo e o Efeito Mandela: como a Memória influencia as  Críticas à novela.
Psicóloga faz alerta sobre memórias falsas, que podem causar e Efeito manada nas Redes Sociais.

Nesta segunda-feira (31/3/2025) estreia o Remake de Vale Tudo na TV Globo, um dos maiores clássicos da Teledramaturgia Brasileira. A divulgação da nova versão da telenovela, que foi ao ar originalmente em 1988 tem gerado um intenso debate nas Redes Sociais, com elogios, críticas e muitas especulações. 

Entre os principais tópicos discutidos pelo público, destacam-se as expectativas sobre a atuação de Bella Campos no papel da vilã Maria de Fátima – personagem interpretada por Glória Pires na versão original – e a necessidade de refazer uma obra considerada consagrada.

No entanto, uma questão intrigante se destaca: até que ponto parte das críticas ao Remake se baseia em lembranças precisas da novela original? Especialistas apontam, que muitos espectadores, que se manifestam contra a nova versão podem estar influenciados pelo chamado Efeito Mandela, um fenômeno psicológico, que leva grupos inteiros de pessoas a compartilharem memórias falsas sobre um mesmo evento.

Efeito Mandela-O termo Efeito Mandela foi criado para descrever situações em que um grande número de pessoas se lembra de um fato de maneira incorreta. Karina dos Santos Siqueira, psicóloga da Hapvida, explica, que esse fenômeno é caracterizado por recordações falsas coletivas.

- É uma característica da nossa memória, que, embora ainda não tenha uma causa comprovada cientificamente, possui evidências sólidas. Ele ocorre quando um grupo de pessoas compartilha uma lembrança equivocada sobre um determinado evento, mesmo sem ter relação entre si", afirma  Karina dos Santos Siqueira.

Entre os exemplos clássicos do Efeito Mandela estão a falsa lembrança de que Nelson Mandela teria morrido na prisão nos anos 1980 – quando, na verdade, ele faleceu em 2013 – e a ilusão de que o personagem Pikachu, da franquia Pokémon, tem uma ponta preta na cauda, quando, na realidade, essa característica nunca existiu. Outro caso famoso é a sensação de que muitas pessoas estavam assistindo Dragon Ball Z no dia dos atentados ao World Trade Center, em 11/9/2001, quando há evidências de que o desenho sequer foi transmitido naquele dia.

O papel da Memória e da Nostalgia em críticas-De acordo com a psicóloga 
 Karina dos Santos Siqueira, a forma como as pessoas lembram-se de produtos culturais é fortemente influenciada pela nostalgia e pelo contexto em que elas vivem. 

- Aquela sensação de que tudo era melhor antes está muito ligada às experiências pessoais e emocionais da época. Se o presente de alguém é desafiador, ele tende a enxergar o passado de forma mais positiva”, explica Karina Siqueira.

Dessa forma, é possível, que parte das pessoas, que criticam o remake de Vale Tudo, que ainda nem foi ao ar, esteja se baseando em lembranças distorcidas ou romantizadas da novela original. 

- Nós sabemos, que a memória é altamente manipulável. Se um grupo de amigos afirma com convicção, que algo aconteceu de determinada maneira, tendemos a aceitar essa versão como verdadeira, mesmo, que não corresponda à realidade”, aponta a especialista Karina Siqueira.

Redes Sociais e o Efeito Manada-Outro fator, que pode estar amplificando esse fenômeno são as redes sociais. Críticas negativas podem ser motivadas não apenas por memórias equivocadas, mas também pela necessidade de pertencimento a um grupo. 

- As redes sociais criaram um espaço onde as pessoas buscam validação e pertencimento. Muitas vezes, criticar se torna um ato de identidade, de se encaixar em uma comunidade, que compartilha dessa opinião”, explica Karina Siqueira.

Para a psicóloga, a questão das críticas ao remake pode estar ligada também a outro efeito. 

- Hoje, nas redes sociais, temos um efeito, quase, que de manada, por meio do qual geram-se muitas críticas a quase tudo que é feito e produzido. Então, nem sempre essas pessoas têm a impressão de que já viram a série. Elas simplesmente querem criticar por criticar. Tem diversas pesquisas, que mostram o quanto esse lado negativo, espalhar esse negativismo, espalhar essas críticas e essas agressões verbais podem tornar as pessoas pertencentes a um determinado grupo e expandirem a agressividade, que têm internamente”, argumenta.

Isso contribui para a propagação de Fake News e teorias da conspiração. 

- Se uma informação é repetida diversas vezes e compartilhada em massa, as pessoas começam a acreditar nela, mesmo sem verificação dos fatos”, alerta a psicóloga.

Esse tipo de comportamento reforça a resistência a novas versões de produtos culturais, como remakes de novelas e filmes.

Como evitar memórias falsas? Para não cair no Efeito Mandela, Karina dos Santos Siqueira recomenda sempre confrontar informações e buscar fontes confiáveis. 

- Sempre questione sua memória. Se você tem uma lembrança específica sobre algo, pesquise fontes seguras, converse com pessoas, que viveram aquele momento e verifique evidências concretas, como registros em vídeo e textos originais”, aconselha.

- Com o avanço das plataformas digitais e a revisitação de clássicos da TV, é natural, que obras como Vale Tudo despertem emoções intensas. No entanto, é essencial refletir se as críticas são fundamentadas em análises objetivas ou se as pessoas estão sendo influenciados por memórias distorcidas pelo tempo e pela nostalgia”, conclui a psicóloga 
Karina Siqueira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...