Pular para o conteúdo principal



Fiec inaugura Escola de Referência Fernando Cirino Gurgel


Inaugurado nesta quinta-feira (26/6/2025) mais um equipamento de Educação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Escola Sesi Senai Ceará de Referência Fernando Cirino Gurgel, localizada no município de Maracanaú, que abriga um dos maiores polos industriais do Ceará. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, realizou a entrega oficial da unidade, ao lado do patrono da escola, o empresário e Ex-Presidente da Federação, Fernando Cirino Gurgel, e do Presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior. Com o novo espaço, chega a seis o número de instituições de Ensino Básico da Rede Sesi Senai no Ceará.

Entre os presentes, estiveram:
  • Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
  • Deputados estaduais Antônio Henrique e Firmo Camurça.
  • Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Raphael Pessoa.
  • Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
  • Superintendente de Educação Básica do SESI Nacional, Wisley João Pereira.
  • Empresários Pio Rodrigues, Alexandre Negrão e Fernando Gurge.
  • Presidente do Conselho Deliberativo do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante.
  • Ex-reitor do IFCE, Virgílio Araripe.
Da Fiec, participaram do momento:
  • Ex-presidente, Beto Studart.
  • 1º Vice-presidente, Carlos Prado.
  • Vice-presidente, André Montenegro.
  • Diretor financeiro, Edgar Gadelha.
  • Diretor administrativo, Chico Esteves.
  • Diretor financeiro adjunto, Carlos Rubens Alencar.
  • Superintendente do Sesi Ceará e diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
  • Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
  • Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes.
  • Outros diretores, presidentes de Sindicatos da Fiec e convidados.
Com capacidade para atender até 1.400 alunos, a Escola Sesi Senai Ceará Fernando Cirino Gurgel é destinada a trabalhadores da indústria, seus dependentes e à comunidade. Atualmente, 1.150 alunos já estudam no espaço, entre a Educação Infantil e o Ensino Médio.

A unidade possui projeto pedagógico fundamentado na metodologia DNA STEAM — que estimula os alunos a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir — e oferece ensino bilíngue, assim como disciplinas voltadas à robótica, empreendedorismo e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e digitais. Para isso, a estrutura conta com 25 salas de aula especializadas, dez laboratórios (incluindo espaços voltados à culinária, tecnologia e ciências), biblioteca, auditório, ambientes maker, espaços criativos e áreas de lazer e convivência.

- Para nós, que fazemos o Sistema Fiec, entregar uma nova escola é afirmar o nosso compromisso com a sociedade, em especial, com as comunidades que envolvem as nossas indústrias e que nos motivam a seguir construindo o futuro. E é exatamente isto que fazemos hoje, quando entregamos a Escola Sesi de Referência Fernando Cirino Gurgel à população da cidade de Maracanaú, que acolhe o mais simbólico e representativo polo industrial do nosso Estado”, afirmou Ricardo Cavalcante, durante o evento, acrescentando que a nova escola é “uma declaração clara e inequívoca do compromisso do Sistema FIEC com a formação de cidadãos preparados para os desafios do presente e, sobretudo, do futuro”.


Reconhecimento: O nome da Escola é um tributo ao Economista, Empresário e Líder industrial Fernando Cirino Gurgel, que presidiu a Fiec entre 1992 e 1999. Para Ricardo Cavalcante, a homenagem é uma forma de enaltecer o legado de Cirino para a indústria e para a educação cearense. 

- Fernando Cirino não é apenas o grande empresário, que todos nós conhecemos. Ele quem fez da educação um eixo estratégico da indústria cearense. Antes de muitos, já expressava o sentimento de que sem Educação não há competitividade, não há desenvolvimento sustentável, não há futuro”, completou o presidente da FIEC.

Em discurso na cerimônia, Fernando Cirino manifestou gratidão à Fiec pelo reconhecimento, relembrando alguns dos marcos de sua trajetória à frente da entidade. 

- É com muita emoção e alegria que recebo o reconhecimento à minha pessoa. Coincidentemente, esse terreno que hoje abriga a escola foi comprado para o Senai e para o Sesi na minha gestão, em 1993 ou 1994. Fico muito feliz de ver esse espaço ser ocupado por uma unidade dessa envergadura. Qualquer pessoa que estuda nos melhores colégios do Ceará vai se surpreender. É uma escola, realmente, de padrão muito elevado. Isso é algo muito gratificante e fico muito lisonjeado”, ressaltou o empresário.

Esta é a segunda escola inaugurada pela Fiec no Ceará nesta semana. Na última terça-feira (24/6), foi entregue a Escola Sesi Senai de Referência Beto Studart, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Ao todo, o Ceará passa a contar com seis unidades de Ensino Bbásico da Rede Sesi Senai.

Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do Sesi, comemorou a ampliação da rede no Estado e no restante do Brasil, parabenizando professores e alunos por tornarem a instituição referência em Educação. 

- Quando andamos por esse espaço, vemos com mais clareza o que é feito com os recursos do Sistema S. Não há melhor forma de dizer para que serve o Sistema do que andar pelas salas de aula, conversar com nossos alunos e, minimamente, entender nossa missão. Por isso, queria cumprimentar todos os trabalhadores da educação e todos os professores aqui presentes. A estrutura é muito importante e mostra o Sesi para a comunidade, mas o que faz a escola ser referência são seus professores, trabalhadores e alunos”, pontuou.


Parceria: Já o Superintendente do Sesi Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, destacou as novas metodologias adotadas nas Escolas Sesi Senai, com foco em áreas como robótica, cultura maker, informática, artes, empreendedorismo, entre outras.

- Trabalhamos com muitas parcerias que fazem a diferença em relação a outras escolas. Temos a robótica junto com a Lego, e a metodologia STEAM em parceria com a Microsoft e a Google. Também temos cultura maker, escola bilíngue e, no Ensino Médio, trabalhamos juntamente com o SENAI para que o aluno, se não quiser fazer o Enem, já possa ingressar no mercado de trabalho com o ensino profissionalizante. Então, é uma junção de metodologias e práticas para dar mais qualidade ao nosso ensino”, disse Holanda.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, enalteceu a parceria entre o município e a Fiec.

- Educação não é despesa, é investimento. Quando se qualifica, o sucesso é logo ali. Por isso gostaria de agradecer ao Sesi por essa compreensão e à Fiec, que é uma grande parceria”.

Um dos destaques da cerimônia foi o depoimento do aluno Vinícius Ramos, do 2º ano de Eletromecânica. Segundo ele, a escola tem proporcionado inúmeras oportunidades, tanto no campo profissional quanto em experiências extracurriculares que contribuem para seu desenvolvimento pessoal.

- Com essa nova estrutura, nossa escola está ainda mais preparada para transformar vidas. Nossas salas são equipadas conforme cada área do conhecimento, o que nos permite vivenciar teoria e prática em um mesmo ambiente. Seja na Cozinha Maker, onde criatividade e Arte Culinária se encontram; na Sala de Informática, que nos conecta ao mundo digital; ou na Sala de Robótica, onde nossas equipes se preparam para representar a escola com excelência — cada espaço foi pensado para despertar nosso potencial e preparar-nos para o mundo real”.


Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Sistema Fiec.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.