Pular para o conteúdo principal



Fiec inaugura Escola de Referência Fernando Cirino Gurgel


Inaugurado nesta quinta-feira (26/6/2025) mais um equipamento de Educação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Escola Sesi Senai Ceará de Referência Fernando Cirino Gurgel, localizada no município de Maracanaú, que abriga um dos maiores polos industriais do Ceará. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, realizou a entrega oficial da unidade, ao lado do patrono da escola, o empresário e Ex-Presidente da Federação, Fernando Cirino Gurgel, e do Presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior. Com o novo espaço, chega a seis o número de instituições de Ensino Básico da Rede Sesi Senai no Ceará.

Entre os presentes, estiveram:
  • Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
  • Deputados estaduais Antônio Henrique e Firmo Camurça.
  • Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Raphael Pessoa.
  • Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
  • Superintendente de Educação Básica do SESI Nacional, Wisley João Pereira.
  • Empresários Pio Rodrigues, Alexandre Negrão e Fernando Gurge.
  • Presidente do Conselho Deliberativo do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante.
  • Ex-reitor do IFCE, Virgílio Araripe.
Da Fiec, participaram do momento:
  • Ex-presidente, Beto Studart.
  • 1º Vice-presidente, Carlos Prado.
  • Vice-presidente, André Montenegro.
  • Diretor financeiro, Edgar Gadelha.
  • Diretor administrativo, Chico Esteves.
  • Diretor financeiro adjunto, Carlos Rubens Alencar.
  • Superintendente do Sesi Ceará e diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
  • Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
  • Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes.
  • Outros diretores, presidentes de Sindicatos da Fiec e convidados.
Com capacidade para atender até 1.400 alunos, a Escola Sesi Senai Ceará Fernando Cirino Gurgel é destinada a trabalhadores da indústria, seus dependentes e à comunidade. Atualmente, 1.150 alunos já estudam no espaço, entre a Educação Infantil e o Ensino Médio.

A unidade possui projeto pedagógico fundamentado na metodologia DNA STEAM — que estimula os alunos a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir — e oferece ensino bilíngue, assim como disciplinas voltadas à robótica, empreendedorismo e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e digitais. Para isso, a estrutura conta com 25 salas de aula especializadas, dez laboratórios (incluindo espaços voltados à culinária, tecnologia e ciências), biblioteca, auditório, ambientes maker, espaços criativos e áreas de lazer e convivência.

- Para nós, que fazemos o Sistema Fiec, entregar uma nova escola é afirmar o nosso compromisso com a sociedade, em especial, com as comunidades que envolvem as nossas indústrias e que nos motivam a seguir construindo o futuro. E é exatamente isto que fazemos hoje, quando entregamos a Escola Sesi de Referência Fernando Cirino Gurgel à população da cidade de Maracanaú, que acolhe o mais simbólico e representativo polo industrial do nosso Estado”, afirmou Ricardo Cavalcante, durante o evento, acrescentando que a nova escola é “uma declaração clara e inequívoca do compromisso do Sistema FIEC com a formação de cidadãos preparados para os desafios do presente e, sobretudo, do futuro”.


Reconhecimento: O nome da Escola é um tributo ao Economista, Empresário e Líder industrial Fernando Cirino Gurgel, que presidiu a Fiec entre 1992 e 1999. Para Ricardo Cavalcante, a homenagem é uma forma de enaltecer o legado de Cirino para a indústria e para a educação cearense. 

- Fernando Cirino não é apenas o grande empresário, que todos nós conhecemos. Ele quem fez da educação um eixo estratégico da indústria cearense. Antes de muitos, já expressava o sentimento de que sem Educação não há competitividade, não há desenvolvimento sustentável, não há futuro”, completou o presidente da FIEC.

Em discurso na cerimônia, Fernando Cirino manifestou gratidão à Fiec pelo reconhecimento, relembrando alguns dos marcos de sua trajetória à frente da entidade. 

- É com muita emoção e alegria que recebo o reconhecimento à minha pessoa. Coincidentemente, esse terreno que hoje abriga a escola foi comprado para o Senai e para o Sesi na minha gestão, em 1993 ou 1994. Fico muito feliz de ver esse espaço ser ocupado por uma unidade dessa envergadura. Qualquer pessoa que estuda nos melhores colégios do Ceará vai se surpreender. É uma escola, realmente, de padrão muito elevado. Isso é algo muito gratificante e fico muito lisonjeado”, ressaltou o empresário.

Esta é a segunda escola inaugurada pela Fiec no Ceará nesta semana. Na última terça-feira (24/6), foi entregue a Escola Sesi Senai de Referência Beto Studart, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Ao todo, o Ceará passa a contar com seis unidades de Ensino Bbásico da Rede Sesi Senai.

Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do Sesi, comemorou a ampliação da rede no Estado e no restante do Brasil, parabenizando professores e alunos por tornarem a instituição referência em Educação. 

- Quando andamos por esse espaço, vemos com mais clareza o que é feito com os recursos do Sistema S. Não há melhor forma de dizer para que serve o Sistema do que andar pelas salas de aula, conversar com nossos alunos e, minimamente, entender nossa missão. Por isso, queria cumprimentar todos os trabalhadores da educação e todos os professores aqui presentes. A estrutura é muito importante e mostra o Sesi para a comunidade, mas o que faz a escola ser referência são seus professores, trabalhadores e alunos”, pontuou.


Parceria: Já o Superintendente do Sesi Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, destacou as novas metodologias adotadas nas Escolas Sesi Senai, com foco em áreas como robótica, cultura maker, informática, artes, empreendedorismo, entre outras.

- Trabalhamos com muitas parcerias que fazem a diferença em relação a outras escolas. Temos a robótica junto com a Lego, e a metodologia STEAM em parceria com a Microsoft e a Google. Também temos cultura maker, escola bilíngue e, no Ensino Médio, trabalhamos juntamente com o SENAI para que o aluno, se não quiser fazer o Enem, já possa ingressar no mercado de trabalho com o ensino profissionalizante. Então, é uma junção de metodologias e práticas para dar mais qualidade ao nosso ensino”, disse Holanda.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, enalteceu a parceria entre o município e a Fiec.

- Educação não é despesa, é investimento. Quando se qualifica, o sucesso é logo ali. Por isso gostaria de agradecer ao Sesi por essa compreensão e à Fiec, que é uma grande parceria”.

Um dos destaques da cerimônia foi o depoimento do aluno Vinícius Ramos, do 2º ano de Eletromecânica. Segundo ele, a escola tem proporcionado inúmeras oportunidades, tanto no campo profissional quanto em experiências extracurriculares que contribuem para seu desenvolvimento pessoal.

- Com essa nova estrutura, nossa escola está ainda mais preparada para transformar vidas. Nossas salas são equipadas conforme cada área do conhecimento, o que nos permite vivenciar teoria e prática em um mesmo ambiente. Seja na Cozinha Maker, onde criatividade e Arte Culinária se encontram; na Sala de Informática, que nos conecta ao mundo digital; ou na Sala de Robótica, onde nossas equipes se preparam para representar a escola com excelência — cada espaço foi pensado para despertar nosso potencial e preparar-nos para o mundo real”.


Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Sistema Fiec.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...