Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



Confira o três de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1840 - João Antônio de Miranda governou apenas um ano, passando a Presidência da Província para Francisco de Sousa Martins, de Oeiras-PI, nomeado em 18 de dezembro de 1839.
  • 1858 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o delegado Manuel de Sousa Garcia, que passa o cargo, no dia seguinte, ao coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
  • 1874 - Instala-se o Tribunal da Relação do Ceará, desmembrado de Pernambuco - A Justiça no Ceará esteve sujeita à Relação da Bahia, à do Maranhão e à de Pernambuco - aqui Ficava na Rua da Amélia (Rua Senador Pompeu, 28 - atual 512) no local onde esteve depois a Imprensa Oficial, e hoje está uma das dependências da Sefaz. A primeira sessão realizou-se, no dia sete do mesmo mês e ano. Em 1890, passou a denominar-se Tribunal de Apelação, voltando em 1892 ao nome primitivo. Em 1912 passou a ser Supremo Tribunal de Justiça até 1934, quando passou a ser Corte de Apelação. Em 1937 voltou a ser Tribunal de Apelação e em 1947, mudou para Tribunal de Justiça.
  • 1877 - Fundada em Fortaleza a Companhia Ferro-Carril do Ceará (de bondes de tração animal) por Alfredo Henrique Garcia (Alfredo Garcia) e o comendador Francisco Coelho da Fonseca.
  • 1881 - Sob a orientação de Júlia Corrêa do Amaral (Júlia Amaral) e sua irmã Judite Corrêa do Amaral (Judite Amaral), surge o Colégio Santa Rosa de Lima, conhecido como colégio das Amarais, no mesmo prédio da Rua Formosa, 100, onde esteve o Colégio São José e hoje são dois sobrados (números 1026 e 1030). Auxiliavam Júlia Amaral, Cândida Argentina da Frota, Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho) e Carolina Albernaz de Matos. Depois se mudou para a Chácara dos Amarais, no Benfica.
  • 1894 - Morre, em Fortaleza, Francisco Ferreira do Vale, o Flávio Boicininga da Padaria Espiritual.
  • 1910 - A Estrada de Ferro de Baturité-EFB, que vinha sendo administrada por Novis & Porto, passa a ser administrada pela firma South American Railway Construction Company Limited - Sarccol, passando a ter na direção os engenheiros Francis Reginald Hull (Mr. Hull), William Huggins e J. Lorimer e passando a denominar-se Rede de Viação Cearense-RVC.
  • 1912 - Chega, no paquete “Orion”, o 51º Batalhão de Caçadores, sob o comando do major José Cândido Rodrigues, vindo de São João D’El Rei, Minas Gerais, aquartelando-se por tempo indeterminado no quartel do Batalhão de Segurança, no Outeiro.
  • 1912 - Presta juramento e toma posse, no cargo de Intendente Municipal, João Marinho de Albuquerque Andrade.
  • 1914 - Morre, aos 45 anos de idade, o jornalista e político Valdemiro Cavalcante, bacharel em Direito, membro da Padaria Espiritual onde usou o pseudônimo de Ivan d’Ashoff e da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de Rua no Rodolfo Teófilo. Era cearense de Granja nascido a 26 de janeiro de 1869.
  • 1923 - O Cine Pio X, na Avenida Duque de Caxias, 191/201, na Praça do Coração de Jesus, inaugura-se com o filme A rainha dos brilhantes e, posteriormente, estreia seu palco.
  • 1932 - Criada “uma seção destinada ao Museu Histórico do Ceará, junto ao Arquivo Público”, funcionando na Rua Liberato Barroso, esquina com Rua 24 de Maio, 642, no local depois ocupado pelo Lord Hotel. Era dirigido por Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1933 - O Interventor Federal, capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, cria o Museu Histórico do Ceará pelo Decreto 479, que teve como primeiro diretor o historiador Eusébio Nery Alves de Sousa (Eusébio de Sousa). Depois, em 1951, passa a chamar-se Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Hoje se chama apenas Museu do Ceará.
  • 1938 - O Crédito Popular São José, passa a denominar-se Banco Popular de Fortaleza S/A (Banfort), em vista de autorização concedida pelo governo federal, através da Carta Patente 169 de 25 de janeiro de 1938.
  • 1938 - Morre, em Soure (Caucaia), Plácido Monteiro Gondim, ex-prefeito de Caucaia.
  • 1941 - Fundado em Fortaleza o Iára Clube, funcionando na sede do Centro dos Inquilinos, na Rua Guilherme Rocha, 478, esquina com Rua General Sampaio, 860, na Praça José de Alencar.
  • 1942 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, recém nomeado pelo Ministério da Guerra o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, recebendo o comando das mãos do major Juarez de Vasconcelos, comandante interino.
  • 1943 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, interinamente, o major Juarez de Vasconcelos, substituindo o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, que foi transferido para o Rio de Janeiro.
  • 1943 - A firma de arquitetura e construções Omar O’Grady muda sua razão social para Construtora Omar O’Grady Ltda., conservando as mesmas atividades e funcionando no 2º andar do Edifício Torres, na esquina da Rua Pedro Borges com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira.
  • 1944 - Em Fortaleza, a atriz cinematográfica húngara Ilona Massey, soprano, acompanhada do conjunto orquestral The Southern Cruzaders, formado por soldados norte-americanos e da cantora americana Alba Clawson.
  • 1947 - O comendador Luís Cavalcanti Sucupira, que vinha exercendo interinamente a Interventoria do Estado, entrega ao desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde, o cargo de Interventor Federal, que por sua vez foi quem deu posse ao governador eleito.
  • 1947 - Assume interinamente a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o professor Hélio Ideburque Carneiro Leal.
  • 1947 - Estreia à noite, no Theatro José de Alencar (TJA) a Companhia Brasileira de Operetas, com Mary Lincoln, Pedro Celestino e João Celestino.
  • 1952 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1951 termina com a realização da partida decisiva entre o Ceará e o Ferroviário, no Presidente Vargas, quando o alvinegro vence o coral pela contagem de 2x0 sagrando-se campeão.
  • 1953 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC tem novo comandante, o coronel José de Ribamar Maciel Campos.
  • 1958 - Chegam a Fortaleza notícias de boas chuvas em todo o interior cearense, o que traz esperanças de uma boa estação chuvosa.
  • 1962 - A Rádio Assunção Cearense vai ao ar, na frequência de 620 kilociclos (hoje é kilohertz) em caráter experimental e definitivamente em 11 de fevereiro de 1962, pertencente à Arquidiocese de Fortaleza. Era o aniversário de dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo Metropolitano. A atração da inauguração foi a cantora Leny Eversong. O superintendente da Rádio era o padre Francisco Pinheiro Landim. Os estúdios ficavam na Rua Visconde de Sabóia, 280, e os transmissores no bairro Casa Popular (hoje Henrique Jorge).
  • 1966 - A Faculdade Católica de Filosofia é encampada pelo Governo Estadual, pelo Decreto  8.423, passando a denominar-se Faculdade de Filosofia do Ceará.
  • 1966 - O Decreto Estadual 8.429, cria a Ceará Pescas S. A. (Cepesca), sociedade de economia mista.
  • 1975 - Participa do I Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, realizado em Curitiba, Paraná, o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), a convite do jornalista Aramis Millarch, promoção do Estado do Paraná e Fundação Teatro Guaíra. O Encontro estendeu-se até três de março de 1975.
  • 1982 - Falece, aos 48 anos incompletos, o funcionário público e ex-deputado estadual por quatro legislaturas, Irapuan Dinajá Cavalcante Pinheiro, cearense de Solonópole nascido em seis de março de 1934, onde foi sepultado, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora.
  • 1992 - Irrompe, pela manhã, na esplanada do Mucuripe, grande incêndio no Terminal de Combustíveis, no setor da Norte Gás Butano, do Grupo Edson Queiroz, destruindo entre outras coisas oito caminhões que ali estavam sendo carregados. O Corpo de Bombeiros esteve presente e debelou o incêndio após duas horas.
  • 1995 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata José Aloísio de Melo Pinto, que substitui Pelágio Pereira Brandão.
  • 2003 - O novo presidente do Poder Judiciário Cearense, o desembargador João de Deus Barros Bringel, é empossado, com as promessas de dar continuidade ao processo de moralização do judiciário; ampliação da democratização da Justiça, através da ampliação e modernização de juizados especiais; conclusão dos processos envolvendo magistrados e a abertura de diálogo com os oficiais de Justiça, com o objetivo de por fim a greve que se arrasta há meses. Empossados também o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE, desembargador Francisco da Rocha Victor e o novo corregedor de Justiça, desembargador Haroldo Rodrigues.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".