Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



Confira o três de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1840 - João Antônio de Miranda governou apenas um ano, passando a Presidência da Província para Francisco de Sousa Martins, de Oeiras-PI, nomeado em 18 de dezembro de 1839.
  • 1858 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o delegado Manuel de Sousa Garcia, que passa o cargo, no dia seguinte, ao coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá.
  • 1874 - Instala-se o Tribunal da Relação do Ceará, desmembrado de Pernambuco - A Justiça no Ceará esteve sujeita à Relação da Bahia, à do Maranhão e à de Pernambuco - aqui Ficava na Rua da Amélia (Rua Senador Pompeu, 28 - atual 512) no local onde esteve depois a Imprensa Oficial, e hoje está uma das dependências da Sefaz. A primeira sessão realizou-se, no dia sete do mesmo mês e ano. Em 1890, passou a denominar-se Tribunal de Apelação, voltando em 1892 ao nome primitivo. Em 1912 passou a ser Supremo Tribunal de Justiça até 1934, quando passou a ser Corte de Apelação. Em 1937 voltou a ser Tribunal de Apelação e em 1947, mudou para Tribunal de Justiça.
  • 1877 - Fundada em Fortaleza a Companhia Ferro-Carril do Ceará (de bondes de tração animal) por Alfredo Henrique Garcia (Alfredo Garcia) e o comendador Francisco Coelho da Fonseca.
  • 1881 - Sob a orientação de Júlia Corrêa do Amaral (Júlia Amaral) e sua irmã Judite Corrêa do Amaral (Judite Amaral), surge o Colégio Santa Rosa de Lima, conhecido como colégio das Amarais, no mesmo prédio da Rua Formosa, 100, onde esteve o Colégio São José e hoje são dois sobrados (números 1026 e 1030). Auxiliavam Júlia Amaral, Cândida Argentina da Frota, Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho) e Carolina Albernaz de Matos. Depois se mudou para a Chácara dos Amarais, no Benfica.
  • 1894 - Morre, em Fortaleza, Francisco Ferreira do Vale, o Flávio Boicininga da Padaria Espiritual.
  • 1910 - A Estrada de Ferro de Baturité-EFB, que vinha sendo administrada por Novis & Porto, passa a ser administrada pela firma South American Railway Construction Company Limited - Sarccol, passando a ter na direção os engenheiros Francis Reginald Hull (Mr. Hull), William Huggins e J. Lorimer e passando a denominar-se Rede de Viação Cearense-RVC.
  • 1912 - Chega, no paquete “Orion”, o 51º Batalhão de Caçadores, sob o comando do major José Cândido Rodrigues, vindo de São João D’El Rei, Minas Gerais, aquartelando-se por tempo indeterminado no quartel do Batalhão de Segurança, no Outeiro.
  • 1912 - Presta juramento e toma posse, no cargo de Intendente Municipal, João Marinho de Albuquerque Andrade.
  • 1914 - Morre, aos 45 anos de idade, o jornalista e político Valdemiro Cavalcante, bacharel em Direito, membro da Padaria Espiritual onde usou o pseudônimo de Ivan d’Ashoff e da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de Rua no Rodolfo Teófilo. Era cearense de Granja nascido a 26 de janeiro de 1869.
  • 1923 - O Cine Pio X, na Avenida Duque de Caxias, 191/201, na Praça do Coração de Jesus, inaugura-se com o filme A rainha dos brilhantes e, posteriormente, estreia seu palco.
  • 1932 - Criada “uma seção destinada ao Museu Histórico do Ceará, junto ao Arquivo Público”, funcionando na Rua Liberato Barroso, esquina com Rua 24 de Maio, 642, no local depois ocupado pelo Lord Hotel. Era dirigido por Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1933 - O Interventor Federal, capitão Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, cria o Museu Histórico do Ceará pelo Decreto 479, que teve como primeiro diretor o historiador Eusébio Nery Alves de Sousa (Eusébio de Sousa). Depois, em 1951, passa a chamar-se Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Hoje se chama apenas Museu do Ceará.
  • 1938 - O Crédito Popular São José, passa a denominar-se Banco Popular de Fortaleza S/A (Banfort), em vista de autorização concedida pelo governo federal, através da Carta Patente 169 de 25 de janeiro de 1938.
  • 1938 - Morre, em Soure (Caucaia), Plácido Monteiro Gondim, ex-prefeito de Caucaia.
  • 1941 - Fundado em Fortaleza o Iára Clube, funcionando na sede do Centro dos Inquilinos, na Rua Guilherme Rocha, 478, esquina com Rua General Sampaio, 860, na Praça José de Alencar.
  • 1942 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, recém nomeado pelo Ministério da Guerra o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, recebendo o comando das mãos do major Juarez de Vasconcelos, comandante interino.
  • 1943 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, interinamente, o major Juarez de Vasconcelos, substituindo o tenente-coronel Alexandre José Gomes da Silva Chaves, que foi transferido para o Rio de Janeiro.
  • 1943 - A firma de arquitetura e construções Omar O’Grady muda sua razão social para Construtora Omar O’Grady Ltda., conservando as mesmas atividades e funcionando no 2º andar do Edifício Torres, na esquina da Rua Pedro Borges com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira.
  • 1944 - Em Fortaleza, a atriz cinematográfica húngara Ilona Massey, soprano, acompanhada do conjunto orquestral The Southern Cruzaders, formado por soldados norte-americanos e da cantora americana Alba Clawson.
  • 1947 - O comendador Luís Cavalcanti Sucupira, que vinha exercendo interinamente a Interventoria do Estado, entrega ao desembargador José Feliciano Augusto de Ataíde, o cargo de Interventor Federal, que por sua vez foi quem deu posse ao governador eleito.
  • 1947 - Assume interinamente a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o professor Hélio Ideburque Carneiro Leal.
  • 1947 - Estreia à noite, no Theatro José de Alencar (TJA) a Companhia Brasileira de Operetas, com Mary Lincoln, Pedro Celestino e João Celestino.
  • 1952 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1951 termina com a realização da partida decisiva entre o Ceará e o Ferroviário, no Presidente Vargas, quando o alvinegro vence o coral pela contagem de 2x0 sagrando-se campeão.
  • 1953 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC tem novo comandante, o coronel José de Ribamar Maciel Campos.
  • 1958 - Chegam a Fortaleza notícias de boas chuvas em todo o interior cearense, o que traz esperanças de uma boa estação chuvosa.
  • 1962 - A Rádio Assunção Cearense vai ao ar, na frequência de 620 kilociclos (hoje é kilohertz) em caráter experimental e definitivamente em 11 de fevereiro de 1962, pertencente à Arquidiocese de Fortaleza. Era o aniversário de dom Antônio de Almeida Lustosa, arcebispo Metropolitano. A atração da inauguração foi a cantora Leny Eversong. O superintendente da Rádio era o padre Francisco Pinheiro Landim. Os estúdios ficavam na Rua Visconde de Sabóia, 280, e os transmissores no bairro Casa Popular (hoje Henrique Jorge).
  • 1966 - A Faculdade Católica de Filosofia é encampada pelo Governo Estadual, pelo Decreto  8.423, passando a denominar-se Faculdade de Filosofia do Ceará.
  • 1966 - O Decreto Estadual 8.429, cria a Ceará Pescas S. A. (Cepesca), sociedade de economia mista.
  • 1975 - Participa do I Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, realizado em Curitiba, Paraná, o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), a convite do jornalista Aramis Millarch, promoção do Estado do Paraná e Fundação Teatro Guaíra. O Encontro estendeu-se até três de março de 1975.
  • 1982 - Falece, aos 48 anos incompletos, o funcionário público e ex-deputado estadual por quatro legislaturas, Irapuan Dinajá Cavalcante Pinheiro, cearense de Solonópole nascido em seis de março de 1934, onde foi sepultado, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora.
  • 1992 - Irrompe, pela manhã, na esplanada do Mucuripe, grande incêndio no Terminal de Combustíveis, no setor da Norte Gás Butano, do Grupo Edson Queiroz, destruindo entre outras coisas oito caminhões que ali estavam sendo carregados. O Corpo de Bombeiros esteve presente e debelou o incêndio após duas horas.
  • 1995 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata José Aloísio de Melo Pinto, que substitui Pelágio Pereira Brandão.
  • 2003 - O novo presidente do Poder Judiciário Cearense, o desembargador João de Deus Barros Bringel, é empossado, com as promessas de dar continuidade ao processo de moralização do judiciário; ampliação da democratização da Justiça, através da ampliação e modernização de juizados especiais; conclusão dos processos envolvendo magistrados e a abertura de diálogo com os oficiais de Justiça, com o objetivo de por fim a greve que se arrasta há meses. Empossados também o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE, desembargador Francisco da Rocha Victor e o novo corregedor de Justiça, desembargador Haroldo Rodrigues.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment