Rubens Rodrigues, Guilherme Carvalho e Ana Rute Ramires foram agraciados com o Prêmio UFC de Jornalismo (foto |
A Alece TV e a Alece FM, emissoras da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foram premiadas na primeira edição do Prêmio UFC de Jornalismo, em cerimônia nesta segunda-feira (09/12). O prêmio é iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).
A Alece TV ficou com a segunda colocação na categoria Reportagem de Vídeo, com o trabalho “Teatro Universitário da UFC – lugar de memória e de formação”, enquanto a Alece FM ficou em segundo lugar na categoria Reportagem de Áudio, com a matéria “Projeto Smart Glasses”.
TEATRO UNIVERSITÁRIO-Conforme o roteirista da reportagem da TV Alece, Marcello Marreiro, também formaram a equipe os profissionais Rafael Oliveira, Cristiano Freitas, Ronald Moura, Ana Pietra Mendes e Samuel Carvalho. "Com essa reportagem, a gente tentou resgatar histórias sobre o Teatro Universitário Pascoal Carlos Magno, da Universidade Federal do Ceará, que próximo ano completa 60 anos. Nosso objetivo foi criar um trabalho documental que ficasse na memória e como fonte de pesquisa sobre esse espaço", afirmou.
Para Marreiro, o teatro mostrado no conteúdo tem importância para gerações de artistas e educadores cearenses, porque durante muitos anos sediou o curso de Arte Dramática da UFC, à época um curso técnico que formava atores. "As pessoas tinham aulas lá e experimentavam as cenas, os espetáculos antes da estreia. E depois, a partir de 2010, veio o curso de Licenciatura em Teatro da UFC, que também realiza algumas aulas nesse teatro", afirmou.
"Esse prêmio representa um reconhecimento à cultura enquanto forma de expressão, cultura enquanto direito e, principalmente, cultura enquanto política pública permanente. A universidade está passando por um momento crucial do seu plano de cultura, que é uma forma de aproximar a comunidade da UFC. Então isso é muito legal, porque esse prêmio vem reconhecer a relevância da cultura na produção de conteúdo. É também um reconhecimento à comunicação pública, à nossa TV pública, à Alece TV", afirmou Marcello Marreiro.
PROJETO SMART GLASSES-O jornalista Sílvio Augusto, da equipe de reportagem formada também pela gerente-geral da Alece FM, Tarciana Campos, e os profissionais Marcos Smith, Rosa Amélia Macedo e Ronaldo César, considera que o prêmio é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela emissora.
- É uma satisfação pessoal muito importante na minha vida profissional, porque foi o prêmio da Universidade Federal do Ceará, ao promover o seu primeiro concurso de jornalismo", explica Sílvio Augusto, observando, que são agraciadas todas as pessoas envolvidas com o trabalho que foi inscrito no concurso.
O “Projeto Smart Glasses”, explica Sílvio, retratou os óculos, que alunos do Campus de Quixadá da UFC desenvolveram para deficiente visuais.
- Foi um assunto bem interessante, com depoimentos bem legais falando sobre iniciativas dessa área. A Assembleia Legislativa, mais uma vez, está sendo coroada com prêmios em jornalismo, por meio do seu Complexo de Comunicação, que envolve diversos veículos", afirma.
SAIBA MAIS- Na categoria Reportagem de Vídeo, recebeu o primeiro lugar do Prêmio a jornalista Aline Oliveira, da TV Verdes Mares, com o trabalho “Projetos da UFC dividem conhecimento com as comunidades no Ceará”. Em Reportagem de Áudio, o primeiro lugar ficou com Guilherme Carvalho, da rádio O Povo CBN Cariri, com a “Série UFC 70 anos como legado”.
O Prêmio UFC de Jornalismo objetiva ampliar a visibilidade das ações realizadas na instituição, além de fortalecer a relação com os meios de comunicação. Para concorrer, os conteúdos precisaram focar em iniciativas nos âmbitos de pesquisa, ensino ou extensão da universidade, considerando aspectos relacionados à cultura, à história, à assistência estudantil e às ações da instituição na perspectiva política ou administrativa.
Confira a reportagem da Alece FM:
Com informações da Alece-Edição: Lusiana Freire.
Comentários
Postar um comentário