- O corpo do narrador Luciano do Valle, de 66 anos, será sepultado hoje, às quatro da tarde, no cemitério de Campinas.
- O velório acontecerá pela manhã, na Câmara Municipal de Campinas.
- Luciano teve uma parada cardíaca, ontem à tarde, em Uberlândia (MG), onde hoje narraria Atlético Mineiro x Corinthians, pela Primeirona do Brasileirão.
- Há 30 anos na Band, ele começou em Rádio.
- Depois passou 11 anos na Rede Globo e Rede Record.
- O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin lamentou a morte do locutor:
- "Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa".
- "Tivemos a felicidade de prestar uma homenagem ao Luciano do Vale em um evento que a CBF promoveu no ano passado. Envio neste momento difícil os pêsames à família desse grande jornalista".
- O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, disse sobre Luciano do Valle:
- "A Copa do Mundo sera menos alegre com a ausência de Luciano do Vale.
- Grande desfalque".
- Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas em julho de 1947.
- Considerado um dos principais profissionais da imprensa do Brasil, transmitindo Fórmula 1, Fórmula Indy, Olimpíadas, Copa do Mundo, e também apresentador do Globo Esporte.
- Começou sua carreira profissional aos 16 anos, como locutor na Rádio Educadora, ao lado do radialista Lombardi Netto.
- Pouco tempo depois, já fazia narração de futebol para a Rádio Brasil de Campinas.
- Convidado pelo locutor esportivo Pedro Luís Paoliello, mudou-se para a capital paulista e foi trabalhar na Gazeta.
- Em 1968, foi para a antiga Rádio Nacional de São Paulo, tomando parte na equipe de esportes da emissora.
- Na época, fazia a narração de diversas modalidades, como vôlei e basquete.
- Em 1970, pela Rádio Nacional, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México.
- No início da década de 1970, Luciano do Valle veio com os jornalistas Ciro José e Juarez Soares para a divisão de Esportes da Globo.
- A primeira transmissão de que participou foi o torneio de basquete masculino, o Troféu Governador do Estado de S. Paulo, disputado no estádio do Ibirapuera.
- Também nessa época, chegou a apresentar por um breve período o programa Dois minutos com João Saldanha, substituindo o jornalista esportivo e ex-técnico da seleção brasileira João Saldanha.
- Luciano do Valle participou da equipe da Globo na cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
- Durante a Copa da Alemanha, em 1974, acompanhou os jogos na sede da emissora no Rio.
- Logo depois do mundial, após a saída do locutor Geraldo José, tornou-se o principal locutor da Globo na época.
- Narrou várias provas de Fórmula-1, acompanhando o bicampeonato de Emerson Fittipaldi no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glenn (1974), a vitória de José Carlos Pace no Grande Prêmio do Brasil (1975), o acidente do piloto Nikki Lauda no circuito de Nurburgring, no Grande Prêmio da Alemanha (1976), entre outros momentos marcantes.
- Participou também das coberturas dos Jogos Pan-americanos de Cáli (1971), dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), da Copa do Mundo da Argentina (1978), das Olimpíadas de Moscou (1980) e da Copa do Mundo da Espanha (1982).
- No final da Copa do Mundo de 1982, transferiu-se para a TV Record e, pouco tempo depois, foi apresentar o programa Show do Esporte, na TV Bandeirantes.
- O locutor foi um dos responsáveis por popularizar modalidades como Vôlei, Fórmula Indy e jogos da associação norte-americana de basquete profissional.
- Este ano, Luciano do Valle, que era torcedor da Ponte Preta, completaria 51 anos de carreira.
Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...
Comentários
Postar um comentário