Pular para o conteúdo principal



Começa em Guaramiranga XXIII FNT

Peça Interior, do Grupo Bagaceira (foto Henrique Kardoso)
"Boa noite a todos, sejam bem-vindos. Em nome do Bagaceira eu agradeço a presença e, por favor, fiquem à vontade, recebam com carinho esse espetáculo, certo? Ele é cheio de afeto, que nem o bolo das avós todas".
Tem convite melhor? Pois é assim que o cearense Grupo Bagaceira abriu as portas para "Interior", espetáculo que iniciou ontem às apresentações do 23° Festival Nordestino de Teatro (FNT), que acontece até sábado (10) em espaços diversos de Guaramiranga.
"Interior" é também a primeira da nove peças que integram a Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival, que até o sábado (10) realizará 36 sessões de espetáculos teatrais (35 peças e 4 cenas curtas), divididas na Mostra Nordeste, Mostra Ceará Convida, Nordeste Universitária, Mostra Palco Ceará, FNT Para Crianças/SESC, Mostra em homenagem ao Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar (CPBT/TJA), que comemora 25 anos, além de Dramas, debates, oficinas, shows, cortejo e terreirada. Toda a programação tem acesso gratuito.
O 23° FNT é patrocinado pela Caixa, apoiado pela Coelce e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA).
ESTAMIRA: Um dos melhores espetáculos de 2012
Foi também na noite de abertura da 23ª edição que o FNT recebeu um dos melhores espetáculos apresentados no país em 2012. "Estamira - Beira do Mundo" é um solo da atriz carioca Dani Barros, com direção de Beatriz Sayad, queestreou no Rio de Janeiro em 2011. No mesmo ano, figurou na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo. "Estamira - Beira do Mundo" foi eleita a melhor peça de 2012 pela Veja São Paulo, ficou entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo! No quesito premiação, o espetáculo rendeu a Dani Barros os prêmios Questão de Crítica, Shell, APTR E APCA na categoria Melhor Atriz e a indicação ao Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama). A peça foi indicada também ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo) e Prêmio APTR (Texto, Espetáculo, Produção).
MOSTRAS NORDESTE E NORDESTE UNIVERSITÁRIA
A Mostra Nordeste conta com nove espetáculos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Sergipe. Serão encenados: "A Casa" - Blitz Intervenções (CE); "Caetana" - Duas Companhias (PE); "Exercício sobre Medeia" - Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (PI); "Interior" - Grupo Bagaceira de Teatro (CE); "Nada como quando começou" - No barraco da Constância tem! (CE); "O Segredo da Arca de Trancoso" - Grupo Vilavox (BA); "Para uma Avenca Partindo" - Teatro do Redentor (MA); "Senhora dos Restos" - Cia. Dicuri (SE); "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" - Associação Artística Nóis de Teatro (CE). Esta mostra não é competitiva, mas o Melhor Espetáculo eleito pelo público ganha o Troféu Beija-Flor.
Na Mostra Nordeste Universitária, Ceará, Bahia e Paraíba estão representados em quatro espetáculos e quatro cenas curtas. Os espetáculos: "Casamata" - Turma Pois Taí - 2011.1 (IFCE); "Criadas" - Criadagem (UFC); "Maçã"- Coato Coletivo (UFBA); e "No Mundo da Rua" - Projeto Homens De Saia (UFPB). As cenas curtas: "Grande Edgar" (UFC); "Manual" - Estoriatores De Teatro (IFCE); "Neuza" - Coletivo Nós Artistas (IFCE); e "Para Acabar Com..." (URCA).
MAIS MOSTRAS
Da Mostra Palco Ceará participam nesta edição: Silvia Moura em "A Dança Nossa de Cada Dia", Coletivo Rei Lealem "O Auto do Rei Leal", Grupo Formosura em "Os Miseráveis", Pavilhão da Magnólia em "Baldio", Teatro de Caretas, com o espetáculo "Final da Tarde", Grupo Dona Zefinha no solo"Autômato" de Orlângelo Leal, Bricoleirosem "Quatro Patas", Cia Gira de Teatro em "Diário de um Louco", solo de Paulo Ess, e o grupo Ninho de Teatro em "Poeira".
A homenagem aos 25 anos do CPBT/TJA leva a Guaramiranga as peças "Agulha Fina", "Voo aos Pássaros" , "Clitemnestra - Mito, Atriz, Personagem" e "Afoita". e o FNT para Crianças, mostra realizada em parceria com o SESC, apresenta: Cia Prisma de Arte em "As Aventuras de João Sortudo", Epidemia de Bonecos em "Mamulengos contra o Mosquito", Kiko Brasil Produções em "A Turma do Chaves num Sonho de Criança", Palmas Produçõescom a peça "A Menina dos Cabelos de Capim", Comedores de Abacaxi S/A com"Entra na Roda - Brincadeiras dos Tempos da Vovó" e a Trupe Caba de Chegar com "A Fábula do Monturo Velho".
ENCERRAMENTO com GERO CAMILO e TEATRO DE AÇÚCAR
Para o encerramento desta edição, no sábado (10), o espetáculo convidado é "Caminham nus empoeirados", peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada. Suas aventuras e desventuras. Seus números e truques. Labuta e peleja. Uma comédia. Uma crítica social. Um número de circo. Uma declaração de amor ao teatro e a vida.
Anualmente o FNT recebe espetáculo do circuito Palco Giratório, do SESC. Este ano, apresenta-se em Guaramiranga, também na noite de encerramento, a companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, com o espetáculo "Adaptação", com texto, direção e interpretação de Gabriel F. Criada em 2007, a Cia. Teatro de Açúcar é um núcleo de pesquisa e produção de espetáculos com dramaturgia original e intenso trabalho interpretativo. As montagens do Teatro de Açúcar se caracterizam pelo intenso trabalho de direção de atores e dramaturgia original, aliados à excepcional beleza estética, sempre concentrados em temas que investigam e discutem a complexidade humana de uma maneira leve, musical e bem humorada, mas sem abandonar o peso de cada discurso.
DEBATES SOBRE ESPETÁCULOS
A partir de hoje, artistas e público são convidados a participar do Ciclo de Debates do FNT que acontece sempre pela manhã, até o último dia do festival. A cada dia, debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste.
Este ano, são debatedores da Mostra Nordeste: Marcelo Bones, programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Foi consultor na área do teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura; o chileno radicado em Fortaleza Héctor Briones, professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará/ Curso de Teatro-Licenciatura. É Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Arão Paranaguá, Doutor em Artes Cênicas pela USP. Construiu uma carreira focada na pedagogia do teatro, educação estética e formação de professores, passando a integrar o quadro docente da UFMA em 1992, onde colaborou com a criação da graduação em teatro e dois mestrados.
ATIVIDADES FORMATIVAS
Este ano o FNT conta com uma rica programação formativa, com oficinas, fórum e encontros. As atividades: Encontro dos Festivais de Artes Cênicas do Ceará: políticas, fomento e mecanismos de sustentabilidade (ontem e hoje); Oficina: Instrumentos percussivos (ontem); Oficina: Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional (dias amanha e terça); Oficina: Gestão de grupos e projetos culturais – Legislação (terça); Oficina: Gestão de Plano de Trabalho “Do Planejamento à Prestação de Contas” (terça e quarta); Oficina: A Música na Cena (quarta); Oficina: Fotografia do espetáculo (quarta); Fórum Teatro-Educação (quinta); Encontro de Escolas Livres de Teatro do Ceará (quinta); Vivencia Cenomusical (quinta); Passeio fotográfico (sábado-10).
APRESENTAÇÕES MUSICAL
A música também faz parte do Festival Nordestino de Teatro., que nesta edição terá a banda Trovador Eletrônico, DJ Renatinha, Jazzera e Soraya Novaes, Xote Serrano, A Turma do Pralet, Orquestra Cidade da Aarte - Escola de Música de Guaramiranga, Vanildo Franco em palco aberto e show de Serráqueos e Tambores de Guaramiranga.
A programação completa do FNT pode ser conferida no http://fnt.agua.art.br/
SERVIÇO
23º FNT - Festival Nordestino de Teatro – Até dez de setembro de 2016 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. http://fnt.agua.art.br/ Facebook: fntguaramiranga. GRATUITO.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...