Pular para o conteúdo principal



Povos indígenas realizam encontro neste domingo

Foto: Ronaldo Queiroz
Os Povos indígenas do Ceará realizam, entre os dias 23 e 26 de julho, na Aldeia Lagoinha dos Potiguara, em Novo Oriente-CE, a XXII Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará. O evento reunirá mais de 200 indígenas representantes dos 14 povos do Ceará dos 19 municípios. Com a realização da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas no Ceará – (COPICE) em conjunto com Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) e demais organizações indígenas, a atividade traz uma programação variada com debates, palestras, mesas, grupos de trabalho, momentos de espiritualidades e rituais.


Esse ano a Assembleia ocorre em meio a retrocessos da política indigenista e enfraquecimento do principal órgão indigenista.  Será um espaço legítimo para debater conjuntura, mobilização, políticas públicas, direitos e estratégias do movimento indígena. "A Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará ocorrerá num momento de intensos ataques aos direitos dos Povos Indígenas no Brasil. A atividade avaliará a luta dos Povos Indígenas cearenses e planejará ações estratégicas de resistência e de enfrentamento as diversas formas de violações aos direitos dos Povos Indígenas em nosso estado", afirma Weibe Tapeba, linderança indígena e integrante da comissão organizadora.

O estado do Ceará possui uma população de 32.434 indígenas (Dados do SIASI agosto de 2016) o que corresponde a 0,36% (Segundo o IBGE, o estado do Ceará tem uma população estimada em 8.963.663 habitantes) da população do estado.  Os povos indígenas no Ceará são: Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Tapeba, Tubiba-Tapuia, Tapuya-Kariri, Tremembé e Tupinambá, distribuídos em 19 municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tamboril, Crato.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês