Pular para o conteúdo principal

Ciência do Solo em debate até hoje em Fortaleza

Um trabalho desenvolvido pelos engenheiros agrônomos Paulo Ricardo Cerqueira e Elson Fernandes, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é apresentado na 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE), até esta quinta-feira (30).



A pesquisa 'Espacialização da salinidade e sodicidade dos solos no projeto público de irrigação Nilo Coelho, Petrolina-Pernambuco' realizou análises da salinidade e sodicidadede 84 lotes do perímetro, com o objetivo de auxiliar os agricultores no manejo dos solos cultivados, evitando perdas econômicas e ambientais e indicando o momento certo de intervir.

"Analisamos informações de um banco de dados formado pelas áreas ambiental e de irrigação da Codevasf, que contém diversos parâmetros das partes química e física dos solos dos projetos irrigados. Esse banco de dados está aberto a todos os colegas que queiram realizar pesquisas de interesses relacionados a química e física dos solos. Ele será intercambiado com outros órgãos no âmbito do Programa Nacional de Solos (Planosol)", explica o engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Cerqueira.

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Em sua quinta edição, o evento tem como tema "Solo como fator de produção frente às mudanças climáticas no Nordeste brasileiro". O objetivo é debater os diversos trabalhos na área de solos de instituições de pesquisa, ensino, extensão rural e desenvolvimento do Nordeste.

De acordo com a organização do encontro, a abordagem foi escolhida diante das evidências científicas a respeito das alterações ambientais ocorridas nos últimos anos, pelas previsões de acirramento das condições de aridez no Nordeste e em virtude das estreitas relações da ciência do solo na mitigação e convivência com os efeitos das mudanças climáticas previstas.

Projeto Senador Nilo Coelho - O projeto de irrigação Senador Nilo Coelho está inserido no polo de irrigação Petrolina/Juazeiro, o mais desenvolvido do Vale do São Francisco. Entrou em operação no ano de 1984, ocupando uma área que se estende ao longo do rio São Francisco, na sua margem esquerda, desde a barragem de Sobradinho, no município de Casa Nova (BA), até a sede do município de Petrolina (PE).

Esse projeto abrange uma superfície irrigável de 20.361 hectares, dos quais 12.027 hectares são ocupados por produtores familiares (colonos) e 7.584 hectares, por pequenas, médias e grandes empresas. Com predominância da fruticultura, tem destaque a produção de uva, manga e goiaba.

UFC - A discussão sobre a desertificação do semiárido e o papel da Universidade em buscar soluções para mitigar os efeitos desse processo através de pesquisas de alto padrão deu o tom da abertura da 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo (5ª RNCS), na manhã desta segunda-feira (27). O evento, que traz como tema "Solo como fator de produção frente às mudanças climáticas no Nordeste brasileiro", é promovido pelo núcleo regional da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A programação segue até quinta-feira (30) no Hotel Praia Centro.

O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores e produtores rurais, contando nesta edição com mais de 700 trabalhos inscritos. De acordo com a coordenadora da 5ª RNCS, Maria Eugenia Ortiz Escobar, o objetivo da reunião é compartilhar os avanços em Ciência do Solo do Nordeste, com a apresentação dos resultados das pesquisas que vêm sendo realizadas na região.

"É para todos nós um momento de atualização, esclarecimentos e de enriquecimento científico", informou, destacando a importância da universidade na produção de pesquisas na área de Ciência do Solo. "Somente no ambiente universitário é possível combinar o ensino, a pesquisa e a extensão, e é nosso desejo termos condições de continuar e assim podermos contribuir na formação de novos profissionais", afirmou a coordenadora em seu discurso no auditório lotado.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Regional Nordeste, Júlio César Nóbrega, o tema escolhido para a reunião é desafiador. "O tema se justifica diante das evidências científicas a respeito das alterações ambientais ocorridas nos últimos anos, bem como pela precisão do acirramento da aridez no semiárido e devido às estreitas relações da convivência frente aos efeitos das mudanças climáticas". Reforçando o discurso de Maria Eugenia Escobar, Nóbrega defendeu que as soluções para essas questões só podem ser alcançadas no meio universitário.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ângelo José de Negreiros Guerra, também presente à abertura, apontou que o estudo agronômico deve influenciar na reversão do quadro de desertificação. Segundo ele, muitas vezes as soluções são simples e de baixo custo. O diretor ressaltou que o Dnocs, criado há 110 anos, sempre teve uma relação muito próxima com a Escola de Agronomia, fundada há 101 anos, e que hoje compõe o Centro de Ciências Agrárias da UFC. "As ações do Dnocs estão bem associadas à Escola de Agronomia. O Dnocs precisa dela, porque ele precisa se modernizar", disse.

A diretora do CCA, professora Sônia Pinheiro de Oliveira, lembrou que a Escola de Agronomia foi criada com o intuito de contribuir com o desenvolvimento agronômico do Ceará e para formar um quadro técnico que pudesse interferir de forma racional nos efeitos da seca na economia cearense. Hoje, os cursos de graduação e pós-graduação do CCA estão consolidados, com qualidade reconhecida pelas avaliações do Ministério da Educação. "O CCA fortalece o comprometimento com a missão da UFC, que se movimenta cada vez mais para explorar um importante canal de conexão com a sociedade por meio da inovação, transformando conhecimentos em produtos, processos e políticas públicas com alto valor agregado, não somente financeiro, mas principal e fundamentalmente de natureza social".

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes, defendeu a necessidade de se valorizar a produção científica nacional. "As dificuldades e os desafios que todos nós temos como humanidade não podem passar por soluções que não venham da ciência. É muito complicado e delicado escutar discursos e achismos de tomadores de decisão que pouco conhecem, pior, que ignoram os avanços científicos que a humanidade fez ao longo do tempo. A ciência é iluminadora das nossas ações".

Após a cerimônia de abertura, a 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo seguiu com conferência com Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, professor da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre "O solo como mitigador das mudanças climáticas no Nordeste brasileiro". Até quinta-feira (30), a reunião contará com duas conferências e 10 seminários, trazendo, pela primeira vez no evento, dois palestrantes internacionais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg