Pular para o conteúdo principal



Ciência do Solo em debate até hoje em Fortaleza

Um trabalho desenvolvido pelos engenheiros agrônomos Paulo Ricardo Cerqueira e Elson Fernandes, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é apresentado na 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE), até esta quinta-feira (30).



A pesquisa 'Espacialização da salinidade e sodicidade dos solos no projeto público de irrigação Nilo Coelho, Petrolina-Pernambuco' realizou análises da salinidade e sodicidadede 84 lotes do perímetro, com o objetivo de auxiliar os agricultores no manejo dos solos cultivados, evitando perdas econômicas e ambientais e indicando o momento certo de intervir.

"Analisamos informações de um banco de dados formado pelas áreas ambiental e de irrigação da Codevasf, que contém diversos parâmetros das partes química e física dos solos dos projetos irrigados. Esse banco de dados está aberto a todos os colegas que queiram realizar pesquisas de interesses relacionados a química e física dos solos. Ele será intercambiado com outros órgãos no âmbito do Programa Nacional de Solos (Planosol)", explica o engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Cerqueira.

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Em sua quinta edição, o evento tem como tema "Solo como fator de produção frente às mudanças climáticas no Nordeste brasileiro". O objetivo é debater os diversos trabalhos na área de solos de instituições de pesquisa, ensino, extensão rural e desenvolvimento do Nordeste.

De acordo com a organização do encontro, a abordagem foi escolhida diante das evidências científicas a respeito das alterações ambientais ocorridas nos últimos anos, pelas previsões de acirramento das condições de aridez no Nordeste e em virtude das estreitas relações da ciência do solo na mitigação e convivência com os efeitos das mudanças climáticas previstas.

Projeto Senador Nilo Coelho - O projeto de irrigação Senador Nilo Coelho está inserido no polo de irrigação Petrolina/Juazeiro, o mais desenvolvido do Vale do São Francisco. Entrou em operação no ano de 1984, ocupando uma área que se estende ao longo do rio São Francisco, na sua margem esquerda, desde a barragem de Sobradinho, no município de Casa Nova (BA), até a sede do município de Petrolina (PE).

Esse projeto abrange uma superfície irrigável de 20.361 hectares, dos quais 12.027 hectares são ocupados por produtores familiares (colonos) e 7.584 hectares, por pequenas, médias e grandes empresas. Com predominância da fruticultura, tem destaque a produção de uva, manga e goiaba.

UFC - A discussão sobre a desertificação do semiárido e o papel da Universidade em buscar soluções para mitigar os efeitos desse processo através de pesquisas de alto padrão deu o tom da abertura da 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo (5ª RNCS), na manhã desta segunda-feira (27). O evento, que traz como tema "Solo como fator de produção frente às mudanças climáticas no Nordeste brasileiro", é promovido pelo núcleo regional da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A programação segue até quinta-feira (30) no Hotel Praia Centro.

O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores e produtores rurais, contando nesta edição com mais de 700 trabalhos inscritos. De acordo com a coordenadora da 5ª RNCS, Maria Eugenia Ortiz Escobar, o objetivo da reunião é compartilhar os avanços em Ciência do Solo do Nordeste, com a apresentação dos resultados das pesquisas que vêm sendo realizadas na região.

"É para todos nós um momento de atualização, esclarecimentos e de enriquecimento científico", informou, destacando a importância da universidade na produção de pesquisas na área de Ciência do Solo. "Somente no ambiente universitário é possível combinar o ensino, a pesquisa e a extensão, e é nosso desejo termos condições de continuar e assim podermos contribuir na formação de novos profissionais", afirmou a coordenadora em seu discurso no auditório lotado.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Regional Nordeste, Júlio César Nóbrega, o tema escolhido para a reunião é desafiador. "O tema se justifica diante das evidências científicas a respeito das alterações ambientais ocorridas nos últimos anos, bem como pela precisão do acirramento da aridez no semiárido e devido às estreitas relações da convivência frente aos efeitos das mudanças climáticas". Reforçando o discurso de Maria Eugenia Escobar, Nóbrega defendeu que as soluções para essas questões só podem ser alcançadas no meio universitário.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Ângelo José de Negreiros Guerra, também presente à abertura, apontou que o estudo agronômico deve influenciar na reversão do quadro de desertificação. Segundo ele, muitas vezes as soluções são simples e de baixo custo. O diretor ressaltou que o Dnocs, criado há 110 anos, sempre teve uma relação muito próxima com a Escola de Agronomia, fundada há 101 anos, e que hoje compõe o Centro de Ciências Agrárias da UFC. "As ações do Dnocs estão bem associadas à Escola de Agronomia. O Dnocs precisa dela, porque ele precisa se modernizar", disse.

A diretora do CCA, professora Sônia Pinheiro de Oliveira, lembrou que a Escola de Agronomia foi criada com o intuito de contribuir com o desenvolvimento agronômico do Ceará e para formar um quadro técnico que pudesse interferir de forma racional nos efeitos da seca na economia cearense. Hoje, os cursos de graduação e pós-graduação do CCA estão consolidados, com qualidade reconhecida pelas avaliações do Ministério da Educação. "O CCA fortalece o comprometimento com a missão da UFC, que se movimenta cada vez mais para explorar um importante canal de conexão com a sociedade por meio da inovação, transformando conhecimentos em produtos, processos e políticas públicas com alto valor agregado, não somente financeiro, mas principal e fundamentalmente de natureza social".

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes, defendeu a necessidade de se valorizar a produção científica nacional. "As dificuldades e os desafios que todos nós temos como humanidade não podem passar por soluções que não venham da ciência. É muito complicado e delicado escutar discursos e achismos de tomadores de decisão que pouco conhecem, pior, que ignoram os avanços científicos que a humanidade fez ao longo do tempo. A ciência é iluminadora das nossas ações".

Após a cerimônia de abertura, a 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo seguiu com conferência com Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, professor da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre "O solo como mitigador das mudanças climáticas no Nordeste brasileiro". Até quinta-feira (30), a reunião contará com duas conferências e 10 seminários, trazendo, pela primeira vez no evento, dois palestrantes internacionais.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170