Pular para o conteúdo principal



Há 44 anos morria educador Edilson Brasil Soarez

O 2 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez, com destaque para morte do fundador do Colégio 7 de Setembro, Edilson Brasil Soarez (foto) há 44 anos:



1850 - Assume, o cargo de Chefe de Polícia, o 2º suplente do juiz municipal Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão.
1880 - O conselheiro André Augusto de Pádua Fleury, matogrossense, toma posse como Presidente do Ceará.
1880 - Assume o novo Chefe de Polícia, desembargador Gonçalo Paes de Azevedo Faro.
1905 - Morre, em Parangaba, o reverendo Urbano da Silva Monte, lente de grego no Liceu do Ceará e capelão do Asilo de Alienados. Era natural de Sergipe.
1911 - Inaugura-se a sala de projeções do Cine-Teatro Polytheama, da empresa Rola, Irmão & Companhia, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, com o filme “Pedra”, da Pathé-Frères.
1931 - Realiza-se, no Palacete Guarany, a terceira sessão preparatória do Instituto dos Advogados do Ceará, sendo aclamada a diretoria para reger seus destinos até novembro de 1932: Presidente - Eduardo Henrique Girão (Eduardo Girão); 1º Vice - Edgard Vasconcelos de Arruda (Edgard de Arruda); 2º Vice - Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira); Secretários - José Martins Rodrigues e Antônio Faustino Nascimento. Suplentes - Paulo Sarasate Ferreira Lopes e Ubirajara Coelho de Negreiros (Ubirajara Negreiros). Orador - Raimundo Gomes de Matos “Gomez”. Tesoureiro - Clóvis Fontenele; Bibliotecário - Clodoaldo Pinto de Mesquita.
1932 - Morre, aos 79 anos de idade, em Fortaleza, o farmacêutico e escritor Rodolfo Marcos Teófilo, nascido em Salvador, Bahia em 06/05/1853, chegando em Fortaleza aos cinco meses de idade. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras - ACL. Um dos pioneiros do sanitarismo no Brasil. Na Padaria Espiritual usou o pseudônimo de Marcos Serrano. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
1933 - Circula em Fortaleza o primeiro número da Folha Estudantal, órgão do Centro Estudantal Cearense.
1935 - Assume o comando do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) o coronel do Exército Brasileiro, Djalma Baima.
1938 - Exibição especial, no Cine Moderno, da película documentário sobre Virgulino Lampião, realizada pela Aba Film, com orientação de Ademar Bezerra de Albuquerque (Ademar Albuquerque), filmado por Benjamin Abraão Botto. Na sessão cinematográfica estiveram presentes o capitão Manuel Cordeiro Neto, então chefe de polícia e o capitão Edynardo Rodrigues Weyne (Edinardo Weyne), sendo aprrendidas todas as cópias por determinação do Departamento Nacional de Propaganda do Ministério da Justiça representado no Ceará pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda - DEIP.
1940 - O coronel Alcebíades Dracon Barreto assume os comandos do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC e da Guarnição Federal de Fortaleza.
1945 - Morre, aos 84 anos de idade, o magistrado Álvaro Gurgel de Alencar (Álvaro de Alencar), jornalista, historiador, membro da Academia Cearense de Letras - ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) no qual era vice-presidente. Era membro aposentado do Tribunal de Justiça. Cearense de Icó, nascera a 10/01/1861. Hoje é nome de rua no Jacarecanga.
1946 - O fotógrafo-inventor Josias Benício de Sampaio, proprietário do Foto Novo, inaugura seu Expositor Brasil Cosmos -EBC, invento que colocava a pessoa a ser fotografada, em qualquer parte do mundo. A chapa ficava no chassis da máquina e era exposta no momento em que um fundo branco era iluminado por trás da pessoa; imediatamente as luzes apagavam-se e acendiam os holofotes sobre a pessoa e em seguida o fundo era impresso dentro da máquina. Hoje isso é facilmente feito em qualquer computador ou televisão, mas na época era algo nunca visto. O Foto Novo ficava na Rua Major Facundo, 673. Depois, em 1952, Josias fechou o Foto Novo e foi para o Recife.
1952 - No 3º andar do Edifício Jangada, na Rua Major Facundo nº 253, instala-se a Associação Profissional da Indústria da Extração de Óleos Vegetais e Animais, no Estado do Ceará.
1953 - Instala-se, em Fortaleza, o II Congresso Médico do Nordeste, sob os auspícios do Centro Médico Cearense.
1954 - Em solenidade realizada no Náutico Atlético Cearense - NAC, instala-se a Regional da Secção Brasileira do Colégio Internacional de Cirurgiões. Usaram da palavra na ocasião os médicos Manuel do Nascimento Fernandes Távora, Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro) e José Galba Araújo. Na presidência da Secção do Ceará o médico Luís Gonzaga da Silveira.
1955 - Reabertura do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, sob os auspícios do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sob direção de Raimundo Girão. É hoje o Museu do Ceará.
1962 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, Raimundo Brasil Pinheiro de Melo, ex-secretário do interventor Menezes Pimentel. Era cearense de Jaguaretama nascido em 09/09/1894. Existe na Barra do Ceará uma avenida com seu nome.
1965 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Bretislau de Castro, substituindo o capitão de fragata Audísio de Oliveira Pombo.
1965 - Publicado do Diário Oficial do Município - Diom nº 3.240 a Lei nº 2.971 de 14/06/1965 atendendo projeto do vereador Gutemberg Braun, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao educador, escritor e poeta Antônio Filgueiras Lima, natural de Lavras da Mangabeira.
1966 - Lançamento do livro A Glória de um Pioneiro, sobre a vida e a obra de Delmiro Gouveia, de autoria do jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), com apresentação feita por Paulo Cabral de Araújo, superintendente dos Diários e Rádios Associados em Minas Gerais. O livro foi impresso pela editora “O Cruzeiro”.
1966 - Assume a superintendência da Fundação do Serviço Social de Fortaleza, Roberto Jorge Braun Vieira, em substituição a José de Carvalho Melo.
1968 - Lei nº 3.557 extingue a Guarda Municipal de Fortaleza, criando o Departamento de Vigilância Municipal, com as mesmas atribuições.
1969 - O então Departamento Mecanográfico e de Informações se transforma, pela Lei nº 9.292 daquele dia, no Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceará - Seproce.
1975 - Morre aos 61 anos de idade, o advogado e educador Edílson Brasil Soarez, fundador do Colégio 7 de Setembro. Era cearense de Fortaleza onde nascera em 06/02/1914.
1981 - Inaugurado, em Fortaleza, o Museu do Automóvel, reunindo inicialmente 53 veículos. Sua atual sede fica na Rua Desembargador Manuel Sales de Andrade, 70, no Edson Queiroz.
1981 - Morre um dos primeiros locutores do Ceará, José Cabral de Araújo, que há 20 anos estava paraplégico. Ao lado do padre Arimatéia Diniz, foi um dos fundadores da Associação Beneficente Cearense de Reabilitação - ABCR. Foi um dos pilares do Ceará Rádio Clube - PRE-9 e dirigiu por alguns anos a Rádio Assunção Cearense. Nascera em Guaiuba, em 1912.
1985 - Fortaleza tem novo prefeito. Assume, apesar de nomeado no dia 25/06, José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho).
1992 - Inaugurado o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor José Valdivino de Carvalho, funcionando na Rua Guará, na Serrinha, criado pelo Ato nº 7.174 de 16/06/1992, publicado no Diário Oficial do Município nº 9.909 de 16/06/1992.
1996 - Reinaugurada a Praça Amigos da Marinha, na Avenida Vicente de Castro, em frente à estação de embarque e desembarque do cais do porto, no Mucuripe.
2002 - O avião Aerocomander (AC-50), prefixo PT-KZD, pertencente à empresa Táxi Aéreo Fortaleza - TAF, cai por volta das 16h40 sobre uma área residencial do bairro Aerolândia, atingindo três casas e provocando ferimentos em quatro pessoas, três delas ocupantes da aeronave. O AC-50 tinha acabado de decolar do Aeroporto Internacional Pinto Martins, para fazer um vôo de teste, depois de passar por uma manutenção. Tinha como piloto Victor Luís Ribeiro de Melo, co-piloto Márcio Leandro Domingos Santos, e ainda era ocupado pelo mecânico Agostinho Jairo França do Nascimento.
2017 - Morre, vítima de falência múltipla dos órgãos, aos 92 anos de idade, o pastor Samuel de Aguiar Monguba, conhecido por Pastor Monguba, do Ministério da Comunidade do Amor da Igreja Batista. Seu corpo é velado na sede de seu templo, na Rua Capitão Francisco Pedro, 733, no Rodolfo Teófilo. É enterrado no Cemitério Parque da Paz.
2018 - Morre em Fortaleza, aos 92 anos de idade, o comerciante, patriarca de uma rede de lojas vendedora de pneus e serviços automotivos, Gerardo Bastos Gusmão Bastos (Gerardo Bastos), em decorrência de seguidos AVCs. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e no dia seguinte haverá missa de corpo presente e o corpo é sepultado no Cemitério de São João Batista. Gerardo Bastos era nascido em Itapajé em 1926.
 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Agenda Leonina

 

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Futricas Globais