Pular para o conteúdo principal



Começa nesta sexta o Festival Concreto 2019

Desta sexta-feira (primeiro) a sábado (nove de novembro) acontece o VI Festival Concreto Internacional de Arte Urbana. O Festival reúne mais de 60 artistas em um evento que mostra a arte urbana em sua diversidade e conexão com outras linguagens. Além da programação infantil, novidade deste ano, os mobiliários urbanos também ganham força, trazendo dinamismo e criatividade aos espaços da Praia de Iracema.


Nos grafites, homenagem à cearense Téia, participação de artistas do Interior do Ceará e, claro, a vinda de mais artistas internacionais para trocar idéias e estilos em Fortaleza. É a onda de cores, frescor e criatividade que o Festival Concreto promove a cada ano de existência - e resistência, através da linguagem mais democrática de todas - as ruas. 

Conceito abrangente e controverso, a arte urbana ganha cada vez mais força no mundo todo, colocando-se como uma ferramenta de crítica e protesto, mas também de poesia. Representando bem o grafite, o Concreto #6 conta com um line-up talentoso, a exemplo da alemã Julia Benz, que traz seu estilo que mistura arte urbana e pintura, o coletivo Bixaskipixa, trazendo do Cariri representatividade, glamour, close e alternância de poder e Uzone, de Sobral, que traz seu projeto “Grito Flores”.

Marcelo Eco (Rio de Janeiro) estará presente através de uma parceria com o Festival NaLata, com sua arquitetura minimalista de seus traços e seus personagens de queixos pontiagudos cheios de movimentos e perspectivas.

Ainda sobre o grafite, destaca-se a homenagem a Téia. Em 2015, em quatro de novembro, Téia faleceu, eternizando-se na história da arte urbana cearense como uma das grafiteiras pioneiras de Fortaleza, inspirando muitas meninas com seus desenhos nos muros do Benfica, Parangaba e Praia de Iracema com seu estilo Newschool.

Agora em 2019, na segunda-feira (quatro de novembro) deve ser oficializada por lei como o Dia Municipal do Grafite, reconhecendo-o como manifestação artística e regulamentando sua produção em espaços públicos e privados. Uma conquista importante para a arte urbana local e reconhecimento merecido a Téia. O projeto de lei foi votado na Câmara e aguarda sanção governamental.

Dentro de sua programação, o Festival Concreto realiza essa homenagem à Téia, reunindo 13 artistas convidados através de curadoria do viúvo Doug. O grupo realizará grafites em muro que já foi grafitado por Téia em vida, localizado no Poço da Draga, e conta com a participação dos grafiteiros locais Douga, Weyber, Qroz, Luks, Bulan, Dinha, Pirata, Ioda, Davi Favela, Ksim e Spot.

Abrindo o leque da arte urbana, o Concreto #6 traz mais mobiliários urbanos, das quais destaque para quatro ações.

  1. TREPA-TREPA - Mobiliário urbano infantil assinado por Speto em parceria com Narcélio Grud. Considerado um dos principais nomes da arte de rua do país, além de assinar a identidade visual desta edição e pintar um dos murais do Concreto #6, Speto (SP) irá instalar um Trepa-trepa, que para sua concepção convidou o artista urbano cearense Narcélio Grud. O Trepa-trepa será a primeira de uma série de mobiliários assinados por Speto e Narcélio Grud, que serão espalhados em praças em São Paulo.
  2. BOCAS - 10 artistas reunidos para contar histórias por bocas espalhadas pela cidade. Em 2015, durante a sua segunda edição, o Festival Concreto teve seu contato inicial com os mobiliários urbanos. Na ocasião, bocas de concreto foram desenvolvidas, mesmo que sem um uso prático definido. Em 2019, as bocas retornam em uma versão repaginada - agora mais leves, feitas de fibra de vidro, e ganham protagonismo nesta ação do Concreto #6, que convidou o designer Marcus Braga para realizar a curadoria. Além do próprio curador e de Narcélio Grud, oito artistas, designers e arquitetos vão contar uma história por essas bocas a serem instaladas nos arredores da Praia de Iracema, criando um circuito que permita o mobiliário ser percebido como um todo. São eles Carlus Campos, Cardoso Junior, Cadeh Juaçaba, Jorge Luiz, Marcos Oriá, Mário Sanders, Tulio Paracampus e Wilson Neto.
  3. PORTA BITUCA - Arte para inspirar a saúde das pessoas e do meio-ambiente. Em mais uma atuação despojada e com propósito, o Concreto #6 deixará rastros de arte para relembrar às pessoas da importância de jogar suas bitucas de cigarro no lixo, evitando a poluição, além de ser um lembrete à nossa saúde. Porta bitucas serão fixadas em placas ou postes nos arredores da Praia de Iracema na altura da vista de quem por ali passa.
  4. DHAMMA - Mais duas esculturas sonoras serão instaladas. Quem passa pelo Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, pode entreter-se com a escultura sonora instalada em 2017 durante a quarta edição do Festival Concreto. Uma das esculturas interativas criadas na exposição solo Dhamma, assinada por Narcélio Grud, foi instalada em frente ao Centro Cultural Belchior e este ano ganhará mais um complemento: duas outras esculturas sonoras serão instalados próximo à primeira, criando uma experiência sonora ainda mais intensa e curiosa.
O Festival Concreto Internacional de Arte Urbana é uma realização da Amplitude - Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS). O evento é gratuito e as ações acontecerão de forma simultânea. 

SERVIÇO
VI Festival Concreto Internacional de Arte Urbana.
De sexta (primeiro) a sábado (nove de novembro) em Fortaleza/Ceará.
www.festivalconcreto.com.br
Facebook: Festival Concreto
Instagram: @festivalconcreto

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia