Pular para o conteúdo principal



Diversidade das HQs chega à Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta desta sexta-feira (22) até domingo (24 de novembro), o Panorama Nona Arte 2019 – Quadrinhos Impossíveis. Debates, Feira de Quadrinhos e Oficinas marcam a programação do evento, que reúne alguns dos mais importantes nomes das Histórias de Quadrinhos (HQs) do País. As atividades acontecem das 17 às 21 horas e o acesso é gratuito.



O momento para esse panorama não poderia ser melhor. A produção nacional de quadrinhos vive uma efervescência com autores brasileiros consolidando seus nomes dentro e fora do país, exportando livros e ganhando prêmios internacionais. Junto a isso, as feiras de publicações independentes revelam uma nova geração de autores, com uma produção fora dos modelos convencionais e abordando uma multiplicidade de temas.

O Panorama Nona Arte 2019 – Quadrinhos Impossíveis agrega tudo isso, como um grande evento de quadrinhos, uma arte reconhecida mundialmente, marcada pela diversidade de técnicas, estilos, formatos e abrangência de públicos de todas as idades. A proposta é dar visibilidade à produção de quadrinhos nacionais com foco no trabalho mais autoral e artístico. Para isso, a equipe de curadores buscou apresentar um painel rico e plural da linguagem das histórias em quadrinhos como uma expressão artística.

Debates - Alguns dos importantes nomes da HQ nacional vêm ao Panorama Nona Arte 2019 e participam dos sete debates que serão realizados nos três dias do evento, sempre a partir das 17 horas.

Diego Gerlach (RS) e Paula Puiupo (SP) abrem esta programação na sexta-feira (22) com o tema “Voadores não identificados”. Também no primeiro dia, André Dahmer (RJ), Daniel Lafayette (RJ) e Allan Sieber (RS/RJ) compõem a mesa “Je suis le Meme”.

No sábado (23), Aline Lemos (MG), e Carol Ito (SP) são as convidadas do debate sobre “Não ficção”. Na sequência, André Toral (SP) e Shiko (PB) discutem sobre o “Brasil em quadrinhos”. 

No domingo (24), serão três debates:
  • 'Fanzines Magnéticos' com Alberto MonteiroRJ (foto) e MZK-SP.
  • 'Quadrinhos em Revista' com André Dahmer-RJ e Douglas Utescher-SP.
  • Encerrando a programação, o quadrinista e editor OTA-RJ, reconhecido pelas mais de três décadas em que editou a revista MAD no Brasil, conversa sobre sua vida e obra.
O Panorama Nona Arte tem a curadoria do cearense Weaver Lima-CE e de Fabio Zimbres- RS, que também estará no evento. Ambos são artistas visuais, pesquisadores e autores de histórias em quadrinhos atentos à produção contemporânea. Em cada cidade onde o evento acontece, junta-se a eles um curador adjunto, que em Fortaleza é PJ Brandão, produtor do podcast HQ Sem Roteiro.

Feira de Quadrinhos - Na Feira de Quadrinhos Independentes do Panorama Nona Arte vão estar representantes da nova geração, que vem se utilizado das mais diversas técnicas de impressões para produzir criativas publicações em tiragens limitadas. Suas criações vão além da reprodução industrial e se apresentam, muitas vezes, como livros de artista, com interferências plásticas que dão um caráter exclusivo a cada exemplar. O público terá acesso a uma variada produção de publicações que circula à margem do grande circuito. São 32 mesas que apresentam artistas, coletivos, e editoras independentes, locais e nacionais. Uma oportunidade imperdível para conhecer novos quadrinhos e quem os faz.

Oficinas - Três oficinas serão ministradas por quadrinistas convidados, abordando o desenho experimental, a produção na era da internet e o jornalismo em quadrinhos. Todas elas acontecerão na Sala Gente Arteira, com 12 vagas cada e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada.

Antes da abertura do evento, nesta quarta (20) e quinta (21), Paula Puiupo, artista visual de São Paulo, que atua com quadrinhos, animação e tatuagem, ministra a oficina “Desenvolvendo quadrinhos através do desenho experimental”. 

No sábado (23), o tema é “Arte para medrosos - Produzindo quadrinhos na era da internet”, com o pintor, poeta e cartunista André Dahmer, do Rio de Janeiro.

A terceira oficina acontece na data do encerramento, dia 24 (domingo), com a jornalista e quadrinista Carol Ito, de São Paulo, sobre “Jornalismo em quadrinhos”.

DEBATES

Sexta (22) de 17 às 18h30 - Debate 1: Voadores não identificados com Diego Gerlach (RS) e Paula Puiupo (SP). Novas experiências em quadrinhos: uma nova geração de quadrinistas busca explorar os quadrinhos de uma maneira pessoal revitalizando convenções e inventando maneiras de falar do mundo atual. 18h30 às 20 horas - Debate 2: Je suis le Meme com André Dahmer (RJ), Daniel Lafayette (RJ) e Allan Sieber (RS/RJ). Criando para redes sociais: três autores conhecidos pela produção para a web discutem as idiossincrasias desse meio, como fazer graça nas redes e sobreviver a isso.
Sábado (23) de 17 às 18h30 - Debate 3: Não ficção com Aline Lemos (BH) e Carol Ito (SP)
Quadrinhos autobiográficos/jornalísticos: aventura, ficção e humor já são bastante reconhecidos como ingredientes das histórias em quadrinhos, mas outra produção, baseada em fatos reais e histórias pessoais, ganham cada vez mais destaque.
18h30 às 20 horas - Debate 4: Brasil em Quadrinhos com André Toral (SP) e Shiko (PB)
Quadrinhos que apresentam aspectos da cultura brasileira do passado e da atualidade. Quadrinhos que se utilizam de referências históricas e geográficas revelando particularidades de um país de várias realidades.
Domingo (24) de 17 às 18 horas - Debate 5: Fanzines Magnéticos com Alberto Monteiro (RJ) e MZK (SP). Existem fanzines e fanzines. Alguns se tornam referência, como o Tattoo Comics do MZK, e o AntiUsual do Alberto Monteiro. O encontro dos dois, pela primeira vez, para falar de suas publicações. 18 às 19 horas - Debate 6: Quadrinhos em revista
Com Douglas Utescher (SP) e André Dahmer (RJ). Um panorama da produção nacional através de dois projetos de publicação de quadrinhos: Coleção Ugritos e Revista Expressa.
19 às 20h30 - Debate 7: OTA: Essa é a sua vida. Vida e obra do quadrinista e editor Otacílio d’Assunção, o OTA. Editor da versão brasileira da revista MAD, editou diversos títulos de quadrinhos por diversas editoras das décadas de 1970 a 1990. É autor do livro O Quadrinho Erótico de Carlos Zéfiro, e das séries “Relatório Ota” e “Garota Bipolar”. Atualmente publica seus quadrinhos de maneira independente.
OFICINAS
  • Quarta (20) e quinta (21) 17 às 20 horas – Oficina 1: Desenvolvendo quadrinhos através do desenho experimental com Paula Puiupo (SP). Sala Gente Arteira. Classificação: 16 anos. Vagas: 12. Inscrições por ordem de chegada. Quadrinhos são narrativas sequenciais que não dependem necessariamente de linearidade. Nesta oficina serão utilizados métodos de experimentação que se utilizam de diversas mídias para produzir quadrinhos e zines. Alunos produzirão material próprio durante o encontro e não é necessário que tenham experiência prévia com quadrinhos ou desenho. A oficina tem como objetivos: Induzir os alunos a pensarem no próprio fazer artístico de forma livre, explorando campos incomuns; explorar a diversidade de possibilidades experimentais dos quadrinhos; abordar etapas que compõem o processo de auto publicação e produção de zines.
  • Sábado (23) de 14 às 17 horas. Oficina 2: Arte para medrosos - Produzindo quadrinhos na era da Internet com André Dahmer (RJ). Sala Gente Arteira. Classificação: 18 anos. Vagas: 12. Inscrições por ordem de chegada. A proposta da oficina é desmontar a visão romantizada do fazer artístico, mostrando que a Arte é um processo nato e ao alcance de todos, e não uma iluminação para poucos privilegiados, além de abordar o que é ser um autor de quadrinhos nos dias atuais.
  • Domingo (24) 14 às 17 horas - Oficina 3: Jornalismo em Quadrinhos com Carol Ito (SP). Sala Gente Arteira. Classificação: 18 anos. Vagas: 12. Inscrições por ordem de chegada. A ideia é fazer uma breve exposição sobre pesquisas e trabalhos de jornalismo em quadrinhos e explicar a metodologia básica de pauta, apuração, roteirização e planejamento de uma reportagem em HQ. Os participantes serão desafiados a adaptar uma matéria jornalística para a linguagem dos quadrinhos.

SERVIÇO
  • QUADRINHOS Panorama Nona Arte 2019 - QUADRINHOS IMPOSSÍVEIS
  • Caixa Cultural Fortaleza/Pátio Externo
  • Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
  • De sexta (22) a domingo (24 de novembro), de 17 às 21 horas.
  • Classificação indicativa: Livre.
  • Gratuito.
  • Acesso para pessoas com deficiência.
  • Paraciclo disponível no pátio interno.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...