Pular para o conteúdo principal



Porto do Mucuripe movimenta cargas inéditas

Pelo Porto de Fortaleza embarca nesta semana uma carga inédita. Oriundo de Baraúna (RN) o gesso salinas seguirá para Manaus (AM) numa operação feita pela Multilog, contratada pelo cliente Polimix.


São nove mil toneladas, já armazenadas no pátio do Porto do Mucuripe, cujo navio também levará outras 35 mil toneladas de clínquer para Manaus.

A outra carga inédita, que teve contrato fechado no início deste mês, no caso o minério de ferro com embarque programado para janeiro de 2020, já começa a ser armazenado no porto nos próximos dias.

A expectativa é encerrar o ano com aproximadamente 700 embarcações, entre navios de carga, passageiros, rebocador e da Marinha do Brasil.

Nova Administração - Sob nova gestão administrativa e técnica desde o final de junho, o Porto de Fortaleza vem mostrando todo o seu potencial de crescimento e de captação de novos clientes. Os granéis sólidos, por exemplo, registraram crescimento de 18,45% em novembro comparado ao mesmo mês do ano anterior.

No total de cargas movimentadas, foram aproximadamente 36 mil toneladas a mais (novembro 2018 / novembro 2019). O crescimento também se deu em relação ao mês anterior, novamente com os granéis sólidos, com alta de 34,55% de outubro para novembro de 2019, o que representou 48.507 toneladas a mais.

Com o segundo maior polo trigueiro instalado no Porto de Fortaleza, este grão foi responsável até hoje por 1,1 milhão de toneladas e o último navio deste ano está previsto para atracar na segunda (30), vindo da Argentina. 

Juntos, J. Macêdo (cliente desde setembro de 1939), Grande Moinho Cearense (desde junho de 1959) e M. Dias Branco (desde dezembro de 1992) fecharam em conjunto, recentemente, a importação de 68 mil toneladas de trigo, distribuída em três navios. 
A operação, toda automatizada, foi realizada no berço 103. 

“Estamos passando por um momento de transição, de perfil de carga no Porto de Fortaleza.Temos hoje uma grande receita relacionada aos moinhos, que é a importação de trigo, e também de granéis líquidos (combustíveis, que abastece quase toda a Grande Fortaleza). Isso traz uma grande competitividade para o Porto de Fortaleza”, destaca a  presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Chaves. 

Este ano também foi marcado pela celebração de outros contratos para movimentação de cargas de escória e manganês.

Somente o operador Multilog está responsável, neste final de ano e início de janeiro de 2020, pela carga de manganês que veio do Pará e já está sendo carregada em 65 contêineres com capacidade de 27 toneladas cada um; outras 10 mil toneladas de manganês do Pará que serão embarcadas no porão de um navio a ser contratado pelo cliente Sigma; mais 45 mil toneladas de escória do cliente Apodi (produzida na Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP) e 45 mil toneladas também de escória do cliente Votorantim; e 35 mil toneladas de clínquer de Baraúna, no Rio Grande do Norte. 

Depois de ter operado cargas de escória, coque, castanha, clínquer, fertilizante e manganês no Porto de Fortaleza em 2018, num total de 317.992,685 toneladas, a Multilog fechará o ano de 2019 com um crescimento de 25,33%, perfazendo um total de 398.529,104 toneladas e com um mix de cargas formado por manganês, escória, clínquer e gesso. 

Janeiro 2020 - Para janeiro de 2020, a programação dessa operadora portuária inclui 45 mil toneladas de escória do cliente Votorantim; 45 mil toneladas de minério de ferro do cliente MDN Mineração e 40 mil toneladas de escória do cliente Apodi. Por sinal, o manganês também é uma carga recente, cujo projeto teve início em agosto de 2018 e para chegar ao Porto de Fortaleza percorre aproximadamente 1.600 quilômetros, vindo das minas do Pará. 

O diretor comercial da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcanti, reforça que toda essa movimentação de granéis sólidos não-cereais é uma nova fatia de mercado que o Porto de Fortaleza está preparado para movimentar de forma segura e eficaz. 

Terminal Marítimo de Passageiros - Com leilão agendado para acontecer em 27 de março de 2020 em Brasília, o Terminal Marítimo de Passageiros já gerou uma receita de R$ 2,7 milhões para o Porto de Fortaleza desde a sua inauguração, em 2015.

Os contratos fechados somente em 2019 para a utilização do espaço, fora da temporada de cruzeiros marítimos – iniciada no último dia 06 de dezembro e com o próximo navio (Amadea) chegando dm três de janeiro -, movimentaram R$ 456 mil. Ao todo, o ano de 2019 fechará com 128 eventos realizados no TMP.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da CDC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...