Pular para o conteúdo principal

Pré-Carnaval 2020 de Fortaleza tem 56 blocos e 12 Polos

O Pré-Carnaval 2020 da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) começa nesta sexta-feira (24). 

Durante quatro fins de semana, até 16 de fevereiro, 56 blocos, distribuídos pelos bairros da Cidade, e 12 Polos Carnavalescos, onde se apresentarão 60 artistas contratados pela PMF darão o tom da folia.


A programação foi apresentada em coletiva nesta terça-feira (21) com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), que destacou a importância do carnaval enquanto política pública, que garante a ocupação de espaços e equipamentos públicos, além de ter um impacto na economia do Município.

“É um orgulho ver a nossa Cidade tomada de gente num clima de paz e alegria. Esse é o espírito que leva as pessoas a ocuparem as ruas”, declarou o Prefeito, que também enfatizou a diversidade de gêneros e atrações da festa promovida pela Prefeitura. “O artista local se sente reconhecido e é também uma forma de estimular os músicos que são da terra", disse Roberto Cláudio.
Em sua apresentação, o prefeito ressaltou ainda a estrutura organizacional de Trânsito e Segurança, montada pela PMF em parceria com o Governo do Ceará para garantir o conforto e tranquilidade dos foliões. Além dos brincantes locais, este ano são esperados 650 mil turistas para todo ciclo carnavalesco, que tem como homenageado o artista plástico Chico da Silva.
12 polos - Uma das novidades do Pré-Carnaval deste ano é a ampliação do número de polos para 12. “Consolidamos os antigos e agregamos novos”, explicou Gilva Paiva, titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), responsável pela programação.

Em 2020 os polos são:
  1. Praça Figueira de Melo (que substitui o Passeio Público, em obras).
  2. Horto Florestal Municipal.
  3. Praça do Cristo Redentor (ao lado do Teatro São José).
  4. Mercado São Sebastião.
  5. Aterrinho da Praia de Iracema.
  6. Benfica.
  7. Praça do Ferreira.
  8. Mercado dos Pinhões.
  9. Mocinha.
  10. Largo dos Tremembés.
  11. Polo dos Queijos.
  12. Mercado da Aerolândia.
Os polos serão o palco de atrações como:
  • Luxo da Aldeia.
  • Banda Dubaile.
  • Os Alfazemas.
  • Os Transacionais.
  • Selvagens a Procura de Lei.
  • Getúlio Abelha.
  • Bloco das Travestidas.
  • Damas Cortejam.
  • Lorena Lyse.
  • Caravana Cultural.
  • Bloco Baqueta.
  • Unidos da Cachorra.
  • Camaleões do Vila.
  • Bonde Batuque.
  • Bloco Cheiro.
Verônica Sobreira, da banda Pimenta Malagueta, vai levar o axé retrô para os palcos do Pré-Carnaval

Dentre nomes conhecidos e novas participações, o Pré-Carnaval colocará em evidência bandas que estão ressurgindo na cena musical. É o caso da Pimenta Malagueta. Após dez anos parada, a banda vai participar da festa em dois polos. O convite é considerado um recomeço para a vocalista do grupo, Verônica Sobreira (foto). "Nós puxamos o primeiro bloco de Pré-Carnaval, o Araboneco, nos anos 1990 e 2000. Passamos dez anos parados e estamos de volta com o axé retrô", comemorou.

Edital de Apoio aos Blocos de Rua - Em 2020, 56 agremiações foram selecionadas pelo Edital de Apoio aos Blocos de Rua, que conta com um investimento de R$ 550 mil. Os blocos garantem a ocupação de dezenas de bairros da Cidade, como Carlito Pamplona, Monte Castelo, Granja Lisboa, Siqueira, Jardim América, Barra do Ceará e Jardim das Oliveiras.


Homenagem - Com o tema “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, o Ciclo Carnavalesco presta uma homenagem, em 2020, ao artista Chico da Silva. Pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário, a Prefeitura de Fortaleza instituiu, por meio da Secultfor, o “Ano Chico da Silva”, a partir do decreto 14.574 de 27 de dezembro de 2019".

Plano Operacional - Durante a coletiva, também foi apresentado o plano operacional. Para orientar o trânsito e garantir a segurança dos foliões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará um efetivo de 162 agentes e operadores para controlar a circulação no entorno dos principais eventos, coibindo o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza 15 ônibus extras para o Pré-Carnaval de Fortaleza 2020 no Aterrinho da Praia de Iracema. Durante os dias de evento, os veículos ficarão à disposição, a partir das 15 horas até o final da festa, em cada dia. Os 15 veículos extras somam-se à frota operante nos sábados, de 1.413 veículos, entre os quais 27 linhas já trafegam no entorno do Aterrinho da Praia de Iracema.
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará em todos os polos fazendo a fiscalização do comércio ambulante, da poluição sonora e do uso do espaço público sem autorização. O efetivo da Agefis, por dia e por polo, é de dois coordenadores, cinco fiscais e 20 auxiliares.
O Ciclo Carnavalesco 2020 é uma realização da PMF, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte; e apoio do Blog do Lauriberto.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".