Pular para o conteúdo principal



Defensoria Pública orienta sobre quando e como pedir indenizações

“Eu vou pedir é uma indenização”.

Essa frase está na boca do brasileiro. 

“E olha, pode ser danos morais e materiais”. 

Mas você sabe o que significa?

E o melhor, quando pedir? 


Surgida pelo Código de Processo Civil, a ação indenizatória é permitida a partir de situações em que a Justiça julga necessário reparar financeiramente quem foi lesado de alguma forma em alguma relação de consumo ou em acidentes. 

Daí, tudo que venha a causar danos à vítima, seja psicológico, físico, financeiro, emocional, ou seja, qualquer tipo de abalo, pode ser passível de reparação.

No entanto, a Defensoria faz o alerta: como se trata de uma questão, por vezes subjetiva, os processos de indenizações não são simples e nem rápidos. É preciso cautela, paciência e, principalmente, provas.

Foi assim com a empresária Ana Paula, de 47 anos. Ela chegou à Defensoria Pública em 2016, após sofrer danos por meio de uma empresa. Na época, a empresária estava em Maceió cuidando de sua avó e seu filho estava em Fortaleza com sintomas de Zika. 

“Eu pagava um plano para meus filhos, um plano estudantil, por meio de um empresa terceirizada. Portanto, esta administradora de benefícios era quem repassava o pagamento do Plano da Unimed. Acontece que meu filho precisou do atendimento médico, era uma emergência, e ele foi na triagem e não conseguiu atendimento. A alegação era atraso no pagamento, que já tinha sido efetuado, mas não foi repassado ao plano”, explica.

Longe de casa e desesperada, tomou a decisão de mãe: encaminhou o menino pra UPA, onde foi atendido. Ana Paula ficou inconformada e entrou com um pedido de reparação na Justiça. Somente após quatro anos obteve a reparação que considerou justa. Em janeiro de 2020 obteve ganho de causa e recebeu cerca de 8 mil reais por danos de um serviço não prestado.

O defensor público Eduardo Villaça, atuante nas 4ª e 24ª Defensorias Cíveis afirma que “é muito comum, muito usual, ações reparatórias de danos como essa em que o assistido da Defensoria entra com um pedido de indenização solicitando o reparo seja de um produto que veio com defeito ou serviço que não foi realizado como deveria, como o caso da senhora Ana Paula”.

O defensor diz que, no caso da empresária, apesar de a criança ter sido atendida na rede pública, ela poderia ter tido sua saúde agravada, o que implica em um risco maior corrido na relação contratual.

A Justiça considera dano material os valores efetivamente perdidos e àqueles que se deixou de ganhar, em virtude do evento danoso. Já o dano moral existe toda vez em que ocorre abalo psicológico injusto e desproporcional. 

O Código de Processo Civil define que uma ação indenizatória pelos danos moral e material seja interposta em até três anos ao dolo. Mas, se o dano decorrer de uma relação de consumo, a vítima tem prazo de até cinco anos para mover uma ação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor .

“Em geral, de acordo com o Código de Processo Civil, a pessoa tem três anos para requerer essa indenização. Em relações de consumo, esse prazo é ampliado. Alguns casos podem excluir ou minorar a responsabilidade civil (o dever de reparar os danos), como fato provocado por terceiro, caso fortuito, força maior e a culpa da vítima”, ressalta a defensora pública Manoella de Queiroz, supervisora do Núcleo Descentralizado do João XXIII. 

“Em algumas situações a responsabilidade pode ocorrer independente da existência de culpa. Tudo precisa ser analisado em cada caso concreto, pois o tema é abrangente e há várias regras para situações específicas”, pondera.

Ela destaca que a pessoa que deseja entrar com um pedido de indenização deve ter em mãos, os seus documentos pessoais e todas as provas sobre o fato, como e-mails, prints de conversas em redes sociais, rol de testemunhas, contratos, recibos, notas fiscais e afins.

A dona de casa de 59 anos, Maria Gorete, entrou com um processo de indenização contra uma imobiliária em Aquiraz. 

“Tenho a curatela da minha mãe, de 81 anos, e em abril de 2014, entramos com um processo, porque minha mãe tinha um lote de terra e precisava vender para custear uma cirurgia. Foi quando descobrimos que a imobiliária já havia vendido o nosso lote de terra”. 

Maria Gorete afirma que já estavam com a documentação para a venda organizada e contando com o recurso. “Foi desconcertante, porque a imobiliária agiu de má-fé conosco. Minha mãe já havia pago todo o valor”.

Para casos assim, que configura além da indenização de reparação, um crime de apropriação indevida, a Defensoria orienta a pessoa abrir ainda um Boletim de Ocorrência (BO). O BO serve também para comprovar danos físicos.

Dez causas que podem gerar indenizações:

  1. Suspensão indevida de fornecimento de energia elétrica ou água em virtude de cobranças antigas ou falta de manutenção em rede que gere prejuízos ao consumidor.
  2. Falta de notificação do devedor na inscrição de seu nome em órgãos de proteção ao crédito ou inscrição indevida.
  3. Exposição de conteúdo ofensivo sobre pessoas na internet ou qualquer meio de comunicação.
  4. Erro médico, quando for demonstrada a culpa do profissional e/ou recusa em cobrir tratamento médico hospitalar.
  5. Cobranças abusivas, sob ameaça, constrangedoras ou com publicidade negativa do devedor e protesto indevido.
  6. Retenção do salário ou desconto em conta bancária de correntista para pagamento de débitos com o banco ou sem autorização do cliente.
  7. Bloqueio de serviços ou ruptura contratual sem aviso prévio ao consumidor, trazendo-lhe prejuízo.
  8. Fraturas por quedas em vias públicas por problemas de má conservação, falta de iluminação ou má sinalização.
  9. Pessoa ser presa erroneamente.
  10. Vôos: bagagem extraviada, overbooking ou má prestação de serviço aéreo.

Serviço

Núcleo de Petição Inicial da Defensoria Pública
Celular: (85) 98895-5513 / E-mail: napi@defensoria.ce.def.br
Núcleo Descentralizado do Bairro Mucuripe
(85) 9.8902-3847 – 11h30 às 14h10
(85) 9.8982-6572 – 14h10 às 16h50
nucleomucuripe@defensoria.ce.def.br
Núcleo Descentralizado do João XXIII
(85) 98889-2140 / (85) 98889-0856
nucleojoao23@defensoria.ce.def.br
Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Ceará
(85) 99409-3023
nudecon@defensoria.ce.def.br

Processos em curso
Defensorias Cíveis em Fortaleza
E-mail: atendimentocivel@defensoria.ce.def.br
(85) 9.8895-5512/9.9117-0769/9.8647-0685

Onde encontrar a Defensoria no Interior - Para saber os contatos para atendimento remoto, de acordo com as cidades onde têm defensores públicos, acesse o site www.defensoria.ce.def.br e confira, no banner principal, as informações sobre os telefones e e-mails.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...