Pular para o conteúdo principal

Há 40 anos acontecia o maior incêndio de Fortaleza no Terminal Shell no Mucuripe

Confira o 27 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez, com destaque para os 40 anos do maior incêndio da capital cearense, no Terminal da Shell, no Mucuripe:
  • 1857 - Toma posse como presidente da Província do Ceará, João Silveira de Souza, nomeado em seis de junho de 1857. Foi o 22º presidente da Província Cearense.
  • 1890 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número de 'A Verdade', semanário católico sob os auspícios do Bispo Diocesano, redatoriado por Francisco de Assis Pinheiro. Era impresso na Tipografia Universal.
  • 1919 - Surge o Centro Industrial do Ceará (CIC) , associação composta de industriais nacionais e estrangeiros residentes no Estado, que teve como seu primeiro presidente Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, no salão da repartição dos Correios.
  • 1926 - Preso, pelas forças federais, o jornalista Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), enquadrado por crime capitulado na Lei de Imprensa, por publicação de um artigo, denunciando corrupção na Inspetoria Federal de Obras contra as Secas - IFOCS, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), na Avenida Alberto Nepomuceno, hoje quartel general da 10ª Região Militar (10ª RM). Era o governo Artur Bernardes, no qual Francisco Sá era ministro da Viação e Obras Públicas a quem era afeto a IFOCS.
  • 1930 - Instalada a Sociedade Rural do Ceará, de cuja diretoria faziam parte Francisco de Paula Rodrigues, Raimundo Gomes, Sousa Pinto, Bernardo Piquet Carneiro, Ananias Fernandes e Natanael Pegado de Siqueira Cortez (Natanael Cortez).
  • 1932 - Morre, em Petrópolis, Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), antigo inspetor da IOCS, depois IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS). Nascera no Rio de Janeiro, a 18 de agosto de 1872. O prédio da Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Avenida Duque de Caxias, 1700 chama-se Edifício Arrojado Lisboa, mas seu nome, que era feito em letras douradas na fachada que dá para a Rua Padre Mororó, desapareceu.
  • 1938 - Instalação do Santuário da Adoração Perpétua, na Igreja secular de São Benedito, na Avenida do Imperador. Depois o templo foi transformado em livraria, fizeram uma nova igreja na Rua Clarindo de Queirós, que fica ao lado e demoliram a velha igrejinha colonial para construção de um colégio no local.
  • 1938 - Morto, juntamente com boa parte de seu bando, o famoso cangaceiro Virgulino Ferreira (Lampião), em Angicos, pela polícia alagoana. A repercussão em Fortaleza foi enorme, como não poderia deixar de ser.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o jornalista José Cursino de Sena, funcionário da Inspetoria Regional do Trabalho.
  • 1945 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, o ex-presidente do Estado do Ceará e ex-senador engenheiro e empresário João Thomé de Sabóia e Silva, cearense de Sobral nascido a quatro de agosto de 1870.
  • 1951 - Agnor da Silva Carmo, técnico em manutenção da Tecnorte, é escolhido Operário Padrão do Ceará. Agnor tem 27 anos e está se preparando para o vestibular para administração.
  • 1952 - Abre-se a XIV Semana Eucarística de Fortaleza, no Santuário da Adoração Perpétua (Igreja de São Benedito).
  • 1965 - A Praça José Acioli, na Aldeota, passa a chamar-se Bosque General Eudoro Corrêa, de acordo com a Lei 2.995, do dia 21, atendendo Mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira. Fica em frente ao Hospital Militar do Exército, entre a Avenida Desembargador Moreira, Avenida Padre Antônio Tomás, Rua Eduardo Garcia e Rua Barbosa de Freitas. Hoje tem outro nome: Praça Dr. Carlos Alberto Studart.
  • 1968 - Criada a Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará - FADEC, pela Lei 9.108-A, desta data.
  • 1973 - Assume a Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor - Febemce o professor Alberto Nepomuceno de Oliveira, em substituição a Aldaci Nogueira Barbosa Mota.
  • 1973 - Inaugurado o novo prédio da Escola de Polícia Civil do Ceará.
  • 1974 - Inauguração do Centro Social Urbano Economista Rubens Vaz da Costa, no Arraial Moura Brasil.
  • 1978 - A Biblioteca Pública do Estado, obedecendo a Decreto 12.768, do governador José Waldemar Alcântara e Silva, passa a denominar-se Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.
  • 1979 - Abre-se, às 19 horas, a IX Feira dos Municípios, com solenidade presidida pela primeira dama do Estado, Dona Luíza Moraes Correia Távora, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura na Avenida Bezerra de Menezes.

1980 - Irrompe o maior incêndio de Fortaleza, às 11h40, que destrói quatro tanques de armazenamento de álcool e gasolina da Shell do Brasil S. A., no Terminal do Mucuripe, fazendo com que os moradores da redondeza abandonem suas casas. Não houve vítimas, só danos materiais e graças a ação do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado após 12 horas.
  • 1993 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Nelson Elias Chaibem, substituindo César Augusto Lambert Azevedo, do mesmo posto.
  • 2001 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Ulisses Lisboa Perazzo Lannes, em substituição ao general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas.
  • 2008 - Incêndio de grandes proporções destrói antigo prédio localizado na Rua Barão do Rio Branco, 716, onde funcionavam A Financeira, Associação dos Servidores Públicos Nacionais (ASPNACC) e a loja de festas Balão Mágico que são destruídas. O incêndio começou por volta da meia-noite e só completamente apagado às 7h30. As equipes do Corpo de Bombeiros usam cinco tanques de água para conter as chamas e estimam que 80% do prédio foi atingido. Não houve pessoas feridas.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…