Pular para o conteúdo principal

Há 40 anos acontecia o maior incêndio de Fortaleza no Terminal Shell no Mucuripe

Confira o 27 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez, com destaque para os 40 anos do maior incêndio da capital cearense, no Terminal da Shell, no Mucuripe:
  • 1857 - Toma posse como presidente da Província do Ceará, João Silveira de Souza, nomeado em seis de junho de 1857. Foi o 22º presidente da Província Cearense.
  • 1890 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número de 'A Verdade', semanário católico sob os auspícios do Bispo Diocesano, redatoriado por Francisco de Assis Pinheiro. Era impresso na Tipografia Universal.
  • 1919 - Surge o Centro Industrial do Ceará (CIC) , associação composta de industriais nacionais e estrangeiros residentes no Estado, que teve como seu primeiro presidente Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, no salão da repartição dos Correios.
  • 1926 - Preso, pelas forças federais, o jornalista Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), enquadrado por crime capitulado na Lei de Imprensa, por publicação de um artigo, denunciando corrupção na Inspetoria Federal de Obras contra as Secas - IFOCS, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), na Avenida Alberto Nepomuceno, hoje quartel general da 10ª Região Militar (10ª RM). Era o governo Artur Bernardes, no qual Francisco Sá era ministro da Viação e Obras Públicas a quem era afeto a IFOCS.
  • 1930 - Instalada a Sociedade Rural do Ceará, de cuja diretoria faziam parte Francisco de Paula Rodrigues, Raimundo Gomes, Sousa Pinto, Bernardo Piquet Carneiro, Ananias Fernandes e Natanael Pegado de Siqueira Cortez (Natanael Cortez).
  • 1932 - Morre, em Petrópolis, Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), antigo inspetor da IOCS, depois IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS). Nascera no Rio de Janeiro, a 18 de agosto de 1872. O prédio da Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Avenida Duque de Caxias, 1700 chama-se Edifício Arrojado Lisboa, mas seu nome, que era feito em letras douradas na fachada que dá para a Rua Padre Mororó, desapareceu.
  • 1938 - Instalação do Santuário da Adoração Perpétua, na Igreja secular de São Benedito, na Avenida do Imperador. Depois o templo foi transformado em livraria, fizeram uma nova igreja na Rua Clarindo de Queirós, que fica ao lado e demoliram a velha igrejinha colonial para construção de um colégio no local.
  • 1938 - Morto, juntamente com boa parte de seu bando, o famoso cangaceiro Virgulino Ferreira (Lampião), em Angicos, pela polícia alagoana. A repercussão em Fortaleza foi enorme, como não poderia deixar de ser.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o jornalista José Cursino de Sena, funcionário da Inspetoria Regional do Trabalho.
  • 1945 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, o ex-presidente do Estado do Ceará e ex-senador engenheiro e empresário João Thomé de Sabóia e Silva, cearense de Sobral nascido a quatro de agosto de 1870.
  • 1951 - Agnor da Silva Carmo, técnico em manutenção da Tecnorte, é escolhido Operário Padrão do Ceará. Agnor tem 27 anos e está se preparando para o vestibular para administração.
  • 1952 - Abre-se a XIV Semana Eucarística de Fortaleza, no Santuário da Adoração Perpétua (Igreja de São Benedito).
  • 1965 - A Praça José Acioli, na Aldeota, passa a chamar-se Bosque General Eudoro Corrêa, de acordo com a Lei 2.995, do dia 21, atendendo Mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira. Fica em frente ao Hospital Militar do Exército, entre a Avenida Desembargador Moreira, Avenida Padre Antônio Tomás, Rua Eduardo Garcia e Rua Barbosa de Freitas. Hoje tem outro nome: Praça Dr. Carlos Alberto Studart.
  • 1968 - Criada a Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará - FADEC, pela Lei 9.108-A, desta data.
  • 1973 - Assume a Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor - Febemce o professor Alberto Nepomuceno de Oliveira, em substituição a Aldaci Nogueira Barbosa Mota.
  • 1973 - Inaugurado o novo prédio da Escola de Polícia Civil do Ceará.
  • 1974 - Inauguração do Centro Social Urbano Economista Rubens Vaz da Costa, no Arraial Moura Brasil.
  • 1978 - A Biblioteca Pública do Estado, obedecendo a Decreto 12.768, do governador José Waldemar Alcântara e Silva, passa a denominar-se Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.
  • 1979 - Abre-se, às 19 horas, a IX Feira dos Municípios, com solenidade presidida pela primeira dama do Estado, Dona Luíza Moraes Correia Távora, no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura na Avenida Bezerra de Menezes.

1980 - Irrompe o maior incêndio de Fortaleza, às 11h40, que destrói quatro tanques de armazenamento de álcool e gasolina da Shell do Brasil S. A., no Terminal do Mucuripe, fazendo com que os moradores da redondeza abandonem suas casas. Não houve vítimas, só danos materiais e graças a ação do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado após 12 horas.
  • 1993 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Nelson Elias Chaibem, substituindo César Augusto Lambert Azevedo, do mesmo posto.
  • 2001 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Ulisses Lisboa Perazzo Lannes, em substituição ao general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas.
  • 2008 - Incêndio de grandes proporções destrói antigo prédio localizado na Rua Barão do Rio Branco, 716, onde funcionavam A Financeira, Associação dos Servidores Públicos Nacionais (ASPNACC) e a loja de festas Balão Mágico que são destruídas. O incêndio começou por volta da meia-noite e só completamente apagado às 7h30. As equipes do Corpo de Bombeiros usam cinco tanques de água para conter as chamas e estimam que 80% do prédio foi atingido. Não houve pessoas feridas.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…