Pular para o conteúdo principal

PM completa formação de militares para Proteger

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) completou a formação de 28 policiais militares para atuarem no Programa de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger).

O programa que contava com 29 bases fixas, recebeu uma nova base em Caucaia, no bairro Padre Júlio Maria, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), do Ceará. As bases funcionam 24 horas por dia, com policiais militares atendendo a comunidade em um raio de até três quilômetros da sua localização.


A instalação da 30º base do Proteger contou com a presença do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa. O gestor da pasta salientou a importância do trabalho realizado pelos policiais junto aos moradores do Padre Júlio Maria. 

“A mudança que acontece nos territórios que recebem o Proteger não é apenas na redução dos homicídios, que vão a praticamente a zero, mas é algo bem mais profundo. A gente tem o apoio da Prefeitura e do Estado na área social, com melhorias na iluminação pública, na limpeza dos locais. A gente vê mais crianças e adolescente usando esses espaços. Ver isso de perto é muito gratificante”, informou.

O assessor de Policiamento Comunitário da PMCE, capitão Messias Mendes, frisa que o método de atuação dos militares do programa vai além do atendimento de ocorrências.

“O trabalho que realizamos no Proteger não foca somente nas respostas da Polícia no controle do crime, mas também, no bem estar e na sensação que nossas bases transmitem. Como atuamos 24 horas por dia na localidade, passamos a ter um conhecimento muito preciso da comunidade e de sua população. Realizamos visitas às residências, fazemos os cadastros das famílias, ouvimos as necessidades da população que ali mora, tudo isso faz parte dos princípios do Proteger”, destacou.


O programa, que após a implementação da base na Caucaia, passou a contar com 30 unidades, receberá em breve mais quatro. Outras regiões que apresentaram índices elevados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), este ano, como os bairros Granja Portugal, Jangurussu e Mondubim, em Fortaleza; e Maracananzinho, na cidade de Maracanaú também ganharão, em breve, uma base fixa da Polícia Militar do Ceará cada. 

A perspectiva é que mais 15 bases sejam instaladas ainda neste ano de 2020. As unidades do Proteger são instaladas em locais apontados a partir do mapeamento de 70 indicadores como renda, saneamento e educação, referentes às áreas críticas de cada cidade.
Aproximação entre Polícia e população

Por não focar somente na prisão como meio de combater o crime, os policiais que trabalham nas bases do Proteger constroem um vínculo com a população que é assistida pelo programa. Buscando entender o porquê da ocorrência de crimes na região onde as unidades são implantadas, uma das linhas de atuação do programa é o Grupo de Segurança Comunitária, que é treinado para atuar na aproximação com a comunidade, realizando visitas, procurando sempre interagir com os moradores, gerando assim, uma relação de confiança entre a polícia e a população.

“Com o tempo, nossos policiais vão se tornando conhecidos da população, passando a identificar necessidades que alguma família ou comunidade está passando. Por estar 24 horas por dia na região, os policiais passam a conhecer a rotina de cada morador. Um homem que é visto trafegando às quatro horas da madruga, poderia ser um indivíduo em atitude suspeita, mas por conhecer o dia-a-dia daquele local, sabemos que é o “Seu João” que está indo para padaria em que trabalha. E isso é muito importante para o nosso trabalho”, destaca o capitão Messias Mendes.


Outra vertente do Proteger, é o Grupo de Prevenção Focada (GPF), que atua em situações pontuais. O grupo consiste em ser uma equipe de policiamento que age com abordagens de alta precisão, com alvos específicos, identificados após o trabalho de inteligência da PMCE. Por atuar somente dentro da comunidade no qual a sua base do Proteger abrange, o GPF conhece a rotina da comunidade, elaborando assim, alvos em potencial que podem realizar algum dano à segurança e bem-estar local.

Outro diferencial do programa é o método de trabalho que é utilizado, a “proteção em rede”, que consiste em ser um método de segurança que engloba a comunicação policial com outros órgãos, como postos de saúde, escolas, igrejas, com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras), entre outros. Como resultado desta relação de estreitamento entre as unidades, demandas além do âmbito policial podem ser solucionadas através do intermédio entre o policial e os moradores.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.