Pular para o conteúdo principal



Começa nesta quarta-feira o XII Festival de Dança do Litoral Oeste Cearense

O Festival de Dança do Litoral Oeste realiza a sua 12ª edição integrando Interior e Fortalezal, dessa vez, em uma Programação Online transmitida pelo seu Canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCGcb5WrsdZvJ3wkY2zFr8pw).

Começa nesta quarta (23 de setembro) e vai até sábado (três de outubro), onde o público pode conferir espetáculos de Companhias de Dança de Paracuru, Trairi, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Fortaleza e ações formativas; e na sexta (nove de outubro), uma Live com apresentação de espetáculos direto da Escola de Dança do Paracuru. 

A abertura acontecerá nesta quarta (23), às oito da noite, com a exibição do vídeo sobre o Festival de Dança do Litoral Oeste 2019, que foi realizado em Itapipoca.


Na edição de 2020, o Festival traz o tema 'Redes para Dança', com o objetivo de aproximar e agregar o público em uma rede afetiva, a fim de manter viva e pulsante a dança gerada no Ceará. “A rede nos conecta, nos aproxima e agrega. Em rede desejamos nos manter, em rede desejamos nos fortalecer, somente em rede conseguiremos eliminar as distâncias desses difíceis contextos de pandemia e reclusão”, diz um dos curadores do Festival, Gerson Moreno.

"A cada ano reinventamos o formato com o intuito de traduzir a produção e criação da região e também conseguir trazer até a região outras éticas. Diante do cenário atual, a experiência digital nos possibilitará um novo olhar, um novo registro, mas com o mesmo objetivo de troca, difusão e continuidade", explica o diretor de projetos da WM Cultural, William Mendonça.

A programação conta com exibição de 12 espetáculos, sempre às oito da noite, pelo Canal do Festival no Youtube. À tarde, a partir do segundo dia (quinta-24), acontece a “Conversa ao Pôr-do-Sol”, uma conferência virtual, das quatro da tarde às seis da noite, integrando artistas e públicos sob mediação de um convidado para dialogar sobre a história, a pesquisa, o processo e os desafios da Companhia que teve espetáculo exibido na noite anterior. Essa atividade será realizada por meio do Google Meet, com transmissão pelo canal do festival no YouTube. O link de cada encontro no Google Meet será gerado meia hora antes e compartilhado pelas redes do evento.

Os espetáculos apresentarão:
  • Narrativas e Subjetividades do Corpo Nordestino Cearense.
  • Memória e Ancestralidade
  • Diálogos e Confluências entre Expressões Tradicionais Populares, UIrbanas, Contemporâneas e Clássicas.
  • Poéticas que evocam a Resistência e Reinvenção da Dança em Época de Solidão, Medo e Transformação Mundial.
O XII Festival de Dança do Litoral Oeste encerra na sexta-feira (nove de outubro) com apresentação de três espetáculos:
  • 'Entre Pontos Riscados' com um duo da Cia Balé Baião.
  • 'Caso por Acaso' com solo da Arreios Cia de Dança.
  • 'Para que Eu Não Esqueça' com solo da Paracuru Cia de Dança (foto).
As apresentações serão realizadas na Escola de Dança de Paracuru e transmitidas em Live pelo Canal do Youtube do Festival.

PROGRAMAÇÃO - Confira a programação completa:

  • Quarta-feira (23) - 20 horas - Abertura oficial do evento|Transmissão do vídeo: Festival de Dança do Litoral Oeste 2019-Itapipoca. No Canal do Festival no YouTube.
  • Quinta-feira (24) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Gerson Moreno. Tema: Retrospectiva do Festival em Itapipoca, programação, aprendizados, entre outros temas. Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube///20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Parabach” com Paracuru Cia de Dança (Paracuru). No canal do Festival no YouTube.
  • Sexta-feira (25) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Paracuru Cia de Dança e público. Mediação: Claudia Pires (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube. //20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Yugo” com Daniela Yara Cantillo Castrillon (Colômbia/Fortaleza). No Canal do Festival no YouTube.
  • Sábado (26) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Daniela Yara Cantillo Castrillon e público. Mediação: Rafaela Lima (Itapipoca). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube. ////20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “O Tempo da Paixão, ou o Desejo é um Lago Azul ” com Cia da Arte Andanças (Fortaleza). No Canal do Festival no YouTube
  • Domingo (27) - 16 às 18 hora - Conversa ao Pôr-do-Sol com Cia da Arte Andanças e público. Mediação: Izabel Gurgel (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.///20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Estado de luta” com Cia Balé Baião (Itapipoca). No Canal do Festival no YouTube.

  • Segunda-feira (28) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Cia Balé Baião (foto Letícia dos Passos) e público. Mediação: Andrea Bardawil (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.//20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Entarde’Sendo” com Ângelo William (Fortaleza). No Canal do Festival no YouTube.
  • Terça-feira (29) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Ângelo William e público. Mediação: Luís Alexandre (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.///20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Sylvia - A Ninfa de Diana” com Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza (Fortaleza). No Canal do Festival no YouTube.
  • Quarta-feira (30)16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza e público. Mediação: Ernesto Gadelha (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Fstival no YouTube.///20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Caiçaras” com Arreios Cia de Dança (Trairi). No Canal do Festival no YouTube.
  • Quinta-feira (primeiro de outubro) 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Arreios Cia de Dança e público. Mediação: Zé Viana Júnior (Salvador-BA/Itapipoca-CE). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.///20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “O que deságua em mim” com Cia Alysson Amancio (Juazeiro do Norte). No Canal do Festival no YouTube.
  • Sexta-feira (2) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Cia Alysson Amancio e público. Mediação: Fauller (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.////20 horas - Transmissão do vídeo do espetáculo “Benção” com Cia Arte em Rua (Fortaleza). No Canal do Festival no YouTube.
  • Sábado (3) - 16 às 18 horas - Conversa ao Pôr-do-Sol com Cia Arte em Rua e público.  Mediação: Jorge Luiz (Fortaleza). Via Google Meet e transmissão no Canal do Festival no YouTube.
  • Sexta-feira (9) - 19 horas – Live com apresentações na Escola de Dança do Paracuru: 'Entre pontos riscados' - Duo da Cia Balé Baião (Itapipoca)///'Caso por acaso' - Solo da Arreio Cia de Dança (Trairi)///'Para que eu não esqueça' - Solo da Paracuru Cia de Dança (Paracucu).///Apresentação musical - 'Samba Pro Seu Zé'. No Canal do Festival no YouTube.

SERVIÇO
  • 12° Festival de Dança do Litoral Oeste. 
  • De quarta-feira (23 de setembro) a sexta-feira (9 de outubro).
  • Espetáculos https://www.youtube.com/channel/UCGcb5WrsdZvJ3wkY2zFr8pw e Conversa ao Pôr-do-Sol via Google Meet com transmissão no YouTube. Informações no Facebook: https://www.facebook.com/dancalitoraloeste.
  • O Festival de Dança do Litoral Oeste 2020 é uma realização da:
  • Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI).
  • Associação Dança Arte e Ação de Paracuru.
  • Associação de Dança Arreios, de Trairi.
  • Consultoria executiva da Quitanda das Artes. 
  • Apoio cultural do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual 13.811).
  • Coprodução: WM Cultural.
  • Agradecimentos: Enel.
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.
  • Com informações da Assessoria de Imprensa (Dégagé) do XII Festival de Dança do Litoral Oeste.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...