Pular para o conteúdo principal

Cearenses ganham Ouro e Bronze na OLAA

Três estudantes cearenses treinados pela equipe da Seara da Ciência ‒ equipamento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC) ‒ tiveram excelente desempenho na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) 2020. 

Beatriz Rodrigues (Colégio Farias Brito) e Bismark Mesquita (Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra) arrebataram Ouro; já Gustavo Sobreira (Colégio Antares) conquistou Medalha de Bronze.

O evento, que nesta edição foi sediado no Equador, ocorreu em formato virtual, reunindo participantes de vários países. O resultado foi divulgado no último dia 30 de novembro. Ao todo o Brasil obteve cinco medalhas de ouro e uma de bronze, ou seja, 50% das medalhas trazidas para o País na edição deste ano foram conquistadas por estudantes cearenses que receberam preparação na UFC, por meio do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS-Interestelar).

Além disso, Bismark Mesquita integrou a equipe que obteve na olimpíada a melhor nota teórica em grupo. Além dele, compuseram a equipe estudantes da Colômbia, Panamá, Nicarágua e Paraguai. Aluno da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza, Bismark foi o primeiro estudante de uma escola pública estadual no País a se classificar para uma olimpíada internacional de astronomia.

"Fico muito feliz vendo os estudantes do nosso projeto alcançando proporções internacionais. Me orgulho muito deles. O Bismark representando a escola pública pela primeira vez; a Beatriz, representando a participação feminina, e o Gustavo, por ser ainda tão novo, no primeiro ano [do Ensino Médio]. Estou muito feliz por eles e pelo que representam", disse o professor Ednardo Rodrigues, coordenador do GAS-Interestelar.

A Olimpíada foi composta por duas provas teóricas (uma individual e outra em equipe), uma prova de observação astronômica e uma prova sobre foguetes. Uma média das notas das provas é calculada e, dependendo da nota final, honra-se o participante com determinada medalha. A ideia é promover muito mais a colaboração científica do que a competitividade.

Para participar da OLAA, os estudantes passaram por várias etapas, começando pela edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), na qual também ganharam medalha de ouro. Depois disso, participaram de várias seletivas nacionais, até serem escolhidos para integrar a equipe que representou o Brasil na competição. Já durante as primeiras etapas do processo seletivo passaram a ser acompanhados pela equipe da Seara da Ciência.

DEPOIMENTOS – "Estou muito feliz com os resultados do time brasileiro na OLAA. Sou muito grato ao GAS – Interestelar por me acolher e me preparar da melhor forma possível para essa olimpíada que foi muito importante para mim. Todo o preparo que recebi na Seara da Ciência foi essencial para minha conquista", diz Bismark Mesquita.

Beatriz Rodrigues, que também foi medalha de ouro, afirma que o resultado e a experiência na OLAA superaram suas expectativas. Entre os pontos que ela destaca estão as aulas com o Prof. Ednardo e a oportunidade de, durante o evento, interagir com pessoas de outros países. "A Seara facilita muito a interação entre os alunos do Ceará. Além das pessoas que estão na seletiva, os ex-olímpicos apareciam em alguns encontros e sempre davam dicas e nos ajudavam com as questões. Eu estava iniciando na astronomia quando comecei a frequentar a Seara e sempre aprendi muito em todos os encontros de astronomia de lá."

"Essa foi minha primeira experiência em uma olimpíada internacional, ainda no primeiro ano do ensino médio, e tive a feliz oportunidade de, juntamente com meus colegas de equipe, contar com o apoio do GAS – Interestelar através de aulas e materiais de estudo", destaca Gustavo Sobreira, que ganhou a Medalha de Bronze. Segundo ele, o esforço conjunto durante a preparação e o forte apoio do colégio onde estuda foram fundamentais para o bom resultado alcançado.

LIVE – Nesta quinta-feira (10) haverá uma Live no Canal 'Astronomia Seara UFC', no Youtube, com os estudantes cearenses que participaram da olimpíada. A Live faz parte do estande virtual da Seara da Ciência na Feira do Conhecimento.

A área de Astronomia da Seara da Ciência é coordenada pelo professor Dermeval Carneiro, que também dirige o Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O GAS – Interestelar tem coordenação do professor Ednardo Rodrigues e apoio do professora Heliomárzio Moreira. Além disso, medalhistas que foram treinados na Seara em anos anteriores costumam voltar ao projeto para contribuir com a preparação dos novos participantes.

EXTENSÃO – Desde 2017, o GAS-Interestelar realiza treinamentos para competições nacionais e internacionais. Os alunos treinados pelo projeto de extensão já alcançaram várias medalhas e menções honrosas em competições nacionais e internacionais. Qualquer estudante que é aprovado nas etapas iniciais da seletiva pode participar dos treinamentos na Seara, independentemente da escola de origem. A iniciativa parte dos próprios estudantes ou de algum tutor das escolas. Outras informações estão no site da Seara da Ciência.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.