Pular para o conteúdo principal

VII Festival Internacional de Circo do Ceará termina amanhã

O Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março, marca o encerramento do 7º Festival Internacional de Circo do Ceará, uma edição que ficará na história do Festival. Com início em novembro de 2020, o Festival foi realizado em meio a uma Pandemia, com adaptação de espetáculos para o formato virtual e implantação de protocolos e normas de biossegurança para realização das atividades presenciais.

Agora, mais uma vez seguindo as determinações do Decreto Estadual para evitar a disseminação de Covid-19, o Festival celebra a data com uma Varieté Online composta por cinco apresentações de artistas cearenses no Canal do Festival no Youtube.

Com início às 16 horas, o público vai conferir os espetáculos:

  • "A mulher mais forte do mundo", da Sâmia Bittencourt da Cia CLE, que dá vida à palhaça Pirrita e recria o show dos chamados super-humanos, super-homens, ou melhor, da super-mulher.
  • "Pedra no Sapato", da Companhia Laguz (foto Fabiano Júnior) com a história do artista Suspiro e a faxineira do teatro, Burbuja. Um conflito entre os palhaços, que começa quando o Suspiro entra em cena para apresentar o show e é interrompido pela palhaça Burbuja, que se preocupa em fazer o seu trabalho no teatro. Entre brincadeiras e sequência de truques clássicos de palhaços, eles levam o público a mergulhar na arte dessas figuras circenses.

No Canal do Festival serão apresentados o espetáculo "Mensageiro de muito longe que chega primeiro", um duo de faixas das artistas Gabriela Jardim e Lívia Soares; a "A Escala", do Grupo Xilito Palhaçada (foto), com divertidos números cômicos e impactantes sob uma escada; e o espetáculo "O Pianista", do Palhaço Kakaká interpretado por Darlan Filho. No Enredo, entre escolhas de repertório e tentativas de tocar o piano, o palhaço pianista apresenta vários truques que prometem arrancar muitas gargalhadas.

AVALIAÇÃO - Contando com essas apresentações, o evento cumpre com a sua meta traçada na campanha "Ninguém fica de Fora" contemplando todos os cearenses inscritos. Foram 52 trabalhos selecionados que foram apresentados ao público de forma online e presencial.

Ao todo, o Festival que começou em novembro de 2020 contou com 75 grupos selecionados. Destes, 69 tiveram suas apresentações realizadas durante as programações Presenciais e Online.

O evento contou com 22 participantes no Programa Luz no Picadeiro, Projeto de Formação realizado em janeiro deste ano, que proporcionou encontros riquíssimos por meio de seminário, encontros, Lives e Videoaulas com participantes de referência na Pesquisa, Gestão, Produção e Gerenciamento de Espaços Circenses.

As atrações nacionais e internacionais inscritas nesta edição, que não puderam se apresentar por conta da Pandemia da Covid-19, foram automaticamente selecionadas para o VIII Festival de Circo. Das atrações nacionais estão:

  • Cia Suno (São Paulo).
  • Cia TrupeÇando (Paraíba).
  • Jonathan Marinho (Pernambuco) .
  • Tiago Marques, o Palhaço Ritalino (Paraná). 

E das internacionais:

  • Fanfarria Ambulante (Argentina).
  • Sebastian Godoy (Argentina).
  • Circo Eguape (Argentina).
  • La Fem Fatal (Espanha).

Além das apresentações artísticas, o Festival promoveu atividades em prol do Meio Ambiente. Em uma ação que envolveu produção, técnicos e artistas, o evento realizou o plantio de três mudas de plantas nativas da Região Praiana do Litoral Oeste. Foram elas, a Jurema Preta, planta sagrada dos povos afro-brasileiros; a Caraúba, espécie símbolo de Paracuru; e a Trapiá, espécie nativa de beleza ornamental.

Satisfeita com o resultado do Festival, a diretora Giza Diógenes conta que o entendimento dos artistas e do público sobre o momento que estamos vivendo, de pandemia, foi muito importante para o sucesso do evento. 

- Apesar de todas as dificuldades, incertezas e receios, nós conseguimos! Foi uma edição longa e concluímos ela com muito orgulho de ter conseguido nos adaptar e proporcionar trabalho e renda para parte da cadeia produtiva do Circo no Ceará", completa Giza Diógenes.

O Festival - O VII Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Atacadão com patrocínio da Dass, apoio da Aniger e agradecimento à Enel. 

Tem o apoio da Lei Federal 4.017, de 29 de junho de 2020 - Lei Aldir Blanc, através do Fundo Estadual da Cultura, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Apoio institucional do Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura, do Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar. 

É uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

PROGRAMAÇÃO - Sábado (27), a partir de 16 horas - Canal do Festival no Youtube.

  • "A mulher mais forte do mundo" com Sâmia Bittencourt da Cia CLE (Fortaleza).
  • "Pedra no Sapato" da Companhia Laguz (Fortaleza).
  • "A Escala" do Grupo Xilito Palhaçada (Fortaleza).
  • "O Pianista" com Darlan Filho, o Palhaço Kakaká (Fortaleza).
  • "Mensageiro de muito longe que chega primeiro" com Gabriela Jardim e Lívia Soares (Fortaleza).

SERVIÇO

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de