Pular para o conteúdo principal

Secretarias de Cultura do Ceará e de SP lançam programação especial online com o “Mês do Ceará”

A partir deste sábado, (01/5) e durante todo o mês de maio, através de parceria inédita entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma online #CulturaEmCasa transmitirá conteúdos realizados no Ceará pelo projeto Ponte Aérea Cultural. 


A programação conta com seis programas produzidos pelo Porto Dragão e pelo Cineteatro São Luiz, equipamentos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Traz uma diversidade de atrações como shows e apresentações musicais, documentários, espetáculos teatrais e outras performances artísticas, que vão ao ar diariamente de forma gratuita, ao vivo e também disponíveis no modo “on demand”.

A ação faz parte do conjunto de estratégias que buscam difundir e promover os conte“A arte é uma ponte. Ela possibilita encontros e travessias. Então, quando duas secretarias estaduais de cultura se reúnem para fazer uma ponte aérea cultural - em parecia com o Instituto Dragão do Mar e Amigos da Arte - viabilizando encontros de criação artística, na verdade, estamos democratizando, fomentando e difundindo uma produção diversa, mas também singulares de cada um desses lugares. 

Para a Secult Ceará essa parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo é estratégica e pode gerar uma colaboração mais perene e numa via dupla para o intercâmbio artístico entre os dois estados. Nesse primeiro contexto, com a difusão de conteúdos artísticos nas plataformas #CulturaEmCasa de São Paulo e #CulturaDendicasa do Ceará, mas que possamos em breve ocupar a programação física das redes de nossos equipamentos culturais”, enfatiza Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Estado do Ceará.

A iniciativa é também resultado das diretrizes de integração dos equipamentos culturais do estado, fomentando cada vez mais uma atuação em rede e potencializando o alcance e os resultados das políticas, ações e programações culturais. Para o Diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, “a parceria com a Plataforma #CulturaEmCasa possibilita concretamente um enorme passo no sentido da contribuição do Instituto Dragão do Mar e a Rede de Equipamentos da Secult Ceará sob sua gestão para o fortalecimento das políticas públicas para a cultura no âmbito do Estado do Ceará. A difusão desse conteúdo, resultado dos processos de apoio e fomento à produção artística, representa excelente oportunidade de divulgação da diversidade dessa produção cearense, diversa em seus aspectos estéticos e, sobretudo, em sua abrangência conceitual. Com isso, cria-se então a possibilidade de ampliar a visibilidade de artistas cearenses em âmbito nacional.”

A PROGRAMAÇÃO

A programação especial do “Mês do Ceará” conta com conteúdos produzidos em dois importantes equipamentos culturais do estado: Porto Dragão e Cineteatro São Luiz.

Produzidos pelo Porto Dragão, temos programas em formatos de séries, onde cada episódio provoca reflexões e inspirações oriundas do fazer artístico e da cultura cearense. “Nós no Batente” é uma série documental que convida a conhecer e pensar em quem está no batente do viver de arte no estado. A série “Zona de Criação” reúne música, teatro, dança e performance em episódios onde diversas linguagens e estilos se manifestam em projetos adaptados para a tela. Já o programa “Porto Dragão Sessions” retrata um recorte da cena musical cearense com 15 artistas da capital e interior, apresentado por Gero Camilo e Karine Carvalho e com entrevistas de Daniel Peixoto.


Já do Cineteatro São Luiz, temos uma extensa programação de espetáculos musicais, teatrais e de cinema, que ultrapassam os limites físicos do seu palco e sua tela e chegam em novo formato para um público mais amplo, com cada atração sendo transmitida em dois horários. O programa Em Cartaz #CulturaEmCasa traz uma experiência de tradução do teatro para a linguagem audiovisual, com espetáculos dos programas “Curta Mais Teatro” e “Cena São Luiz”. No #CulturaEmCasa Musical, o público terá acesso à experiência sonora do programa “Dentro do Som”, que parte de uma nova perspectiva, com a audiência desfrutando do espetáculo em cima do palco do São Luiz, bem próximo de músicos e novas bandas do Ceará. E o Cine #CulturaEmCasa será voltado para a exibição de filmes de curta, média e longa metragens cearenses selecionados pelo Cineteatro para sua Semana do Audiovisual Cearense.

SOBRE O CULTURA EM CASA

Criada em abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma é gerida pela Organização Social Amigos da Arte. Tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, reunindo conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria, como OSESP, Jazz Sinfônica, Pinacoteca, São Paulo Companhia de Dança, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner, entre outros.

Desde sua criação em 2020, já realizou importantes ações como o Festival e o Intensivão #CulturaEmCasa, o #DiálogosNecessários e o #SPGastronomia, além de parcerias através do Projeto Ponte Aérea Cultural com os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e, agora, o Ceará. Até o momento, ela registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, alcançando 3.300 mil cidades, em 135 países e envolvendo 13 mil profissionais do setor.

Serviço:
Projeto Ponte Aérea Cultural leva programação cearense para a plataforma digital #CulturaEmCasa durante todo o mês de maio de 2021. Toda a programação será transmitida de forma gratuita, ao vivo e on demand.

Confira a programação completa aqui:
https://docs.google.com/document/d/1-0JAD6O2iRIjqE6RDG-Qtw20RavXKgSCAjWTEwP0a1Q/edit?usp=sharing

Link da plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -