Pular para o conteúdo principal

Aluno da Uece tem trabalho sobre Covid-19 publicado em revista internacional


O aluno de Graduação do Curso de Licenciatura em Química da Fafidam, Matheus Nunes da Rocha, teve trabalho sobre uso de um composto natural extraído de frutas cítricas no combate à zika e à Covid-19 divulgado na Revista Journal of Computational Biophysics and Chemistry, em abril último. 

O estudo foi desenvolvido com a colaboração das professoras Daniela Ribeiro Alves (Química-CCT), Márcia Machado Marinho (FECLI) e Selene Maia de Morais (Química-CCT), sob coordenação do professor Emmanuel Silva Marinho, coordenador do grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE/Fafidam).

Segundo o professor Emmanuel Marinho, três polos da Uece – FECLI, CCT e Fafidam – se uniram para buscar alternativas de combate à Covid-19 – doença que resultou na pandemia que, desde o ano passado, vem levando a milhões de mortes e de infecções em todo o mundo – e à febre zika, doença negligenciada transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa consiste em usar o composto tangeritina, encontrado na casca de frutas cítricas, em maior quantidade, na tangerina. O estudo concluiu que a substância atua como agente terapêutico no tratamento e no combate ao coronavírus e ao zika vírus.

O professor Emmanuel Marinho explica que o projeto se encontra na primeira etapa. Os pesquisadores elaboraram simulações teóricas e ainda não iniciaram as fases em laboratório. “Pegamos uma estrutura que já conhecíamos, a tangeritina, e fizemos toda a pesquisa em processo computacional; nada foi feito ainda em bancada de laboratório. Sabemos que muitas pessoas usam chás para combater gripes e, a partir do conhecimento popular, buscamos bases bibliográficas e encontramos referências que indicam a tangeritina como potencial antiviral, já comprovado cientificamente. Importante ressaltar que esse trabalho é a primeira etapa da pesquisa, e a tangeritina deverá ser testada in vitro. Essa primeira fase computacional ajuda no desenvolvimento mais rápido da pesquisa, não sendo necessário testar em animais nessa fase inicial”, detalha o professor Emmanuel.

Com início há um ano aproximadamente, o projeto é intitulado Virtual Screening of Citrus Flavonoid Tangeretin: A Promising Pharmacological Tool for the Treatment and Prevention of Zika fever and Covid-19. 

O estudo destaca que é de grande importância para a indústria farmacêutica encontrar substâncias terapêuticas extraídas de fontes naturais e abundantes, obtidas com baixo custo e apresentando potencial antiviral para o tratamento do vírus da Zika e do Coronavírus.

O autor da publicação, o estudante de licenciatura em Química da Fafidam, Matheus Nunes da Rocha, compartilha a satisfação de estar representando a Universidade Estadual do Ceará na pesquisa, sobretudo em um momento tão adverso como o da pandemia da Covid-19. O estudante explica que, inicialmente, os estudiosos pesquisaram grupos moleculares de fontes naturais que possuíam atividade contra doenças respiratórias, no caso os flavonoides cítricos. A equipe constatou que a tangeretina está em fase de investigação e possui atividade contra as SRV (síndromes respiratórias virais) e pode ser isolada da casca da tangerina.

A partir daí, os pesquisadores otimizaram a estrutura molecular a nível quântico, para obter uma geometria de energia mínima para interagir com a proteína da replicação do Coronavírus, a Mpro SARS-CoV-2. Matheus explica que a simulação é um docking (ancoragem) molecular, que leva em consideração as interações eletrostáticas da molécula com os sítios ativos da proteína do vírus.

- A simulação mostrou que existe a possibilidade de se consumir a tangeretina simultaneamente com o medicamento Baricitinib, pois elas interagem com a proteína do vírus em sítios diferentes. Esse é um resultado promissor, porque ambas as substâncias não resultariam em hepatite medicamentosa se consumidas simultaneamente, ao contrário do consumo simultâneo da azitromicina e ivermectina”, esclarece o estudante. Ele acrescenta que a substância é facilmente absorvida no intestino e só é tóxica em altas dosagens, o que permite o controle da dose sem resultar em toxicidade.

Zika Vírus
Matheus explica que as interações da tangeretina com a proteína do zika vírus mostraram que a substância também é um forte inibidor do vírus. Enquanto o tratamento contra a Covid-19 prevê o uso suplementar do Baricitinib, medicamento indicado para o tratamento da artrite reumatoide, as simulações indicam que a tangeretina pode ser consumida isoladamente para o tratamento da zika.

O artigo completo dos pesquisadores está disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S2737416521500137

Outros estudos

O professor Emmanuel Marinho cita, ainda, a contribuição da UECE em outras três pesquisas desenvolvidas no combate à Covid-19, também publicadas em revistas internacionais. Em mais um trabalho envolvendo a FECLI, a FAFIDAM e o CCT, foi investigado o potencial da curcumina (substância extraída da raiz da cúrcuma) no tratamento contra a doença. O artigo intitulado Virtual Screening of Natural Curcumins and Related Compounds Against SARS-CoV-2 foi publicado no Journal of Computational Biophysics and Chemistry e pode ser acessado em https://www.worldscientific.com/doi/10.1142/S2737416521500046.

Ainda de acordo com o professor Emmanuel Marinho, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores da UECE desenvolveram o estudo Virtual screening based on molecular docking of possible inhibitors of Covid-19 main protease, que investigou o potencial da hidroxicloroquina Contra a covid-19. O projeto foi publicado na revista Elsevier e está disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32619669/.

O pesquisador menciona ainda uma parceria envolvendo UECE, UFC, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que a equipe está sintetizando novas moléculas com potencial para coibir a Covid-19. Também publicado na Elsevier, trata-se do estudo In silico study of the potential interactions of 40-acetamidechalcones with protein targets in SARS-CoV-2. O artigo pode ser acessado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33387885/.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.