Pular para o conteúdo principal

Aluno da Uece tem trabalho sobre Covid-19 publicado em revista internacional


O aluno de Graduação do Curso de Licenciatura em Química da Fafidam, Matheus Nunes da Rocha, teve trabalho sobre uso de um composto natural extraído de frutas cítricas no combate à zika e à Covid-19 divulgado na Revista Journal of Computational Biophysics and Chemistry, em abril último. 

O estudo foi desenvolvido com a colaboração das professoras Daniela Ribeiro Alves (Química-CCT), Márcia Machado Marinho (FECLI) e Selene Maia de Morais (Química-CCT), sob coordenação do professor Emmanuel Silva Marinho, coordenador do grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE/Fafidam).

Segundo o professor Emmanuel Marinho, três polos da Uece – FECLI, CCT e Fafidam – se uniram para buscar alternativas de combate à Covid-19 – doença que resultou na pandemia que, desde o ano passado, vem levando a milhões de mortes e de infecções em todo o mundo – e à febre zika, doença negligenciada transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa consiste em usar o composto tangeritina, encontrado na casca de frutas cítricas, em maior quantidade, na tangerina. O estudo concluiu que a substância atua como agente terapêutico no tratamento e no combate ao coronavírus e ao zika vírus.

O professor Emmanuel Marinho explica que o projeto se encontra na primeira etapa. Os pesquisadores elaboraram simulações teóricas e ainda não iniciaram as fases em laboratório. “Pegamos uma estrutura que já conhecíamos, a tangeritina, e fizemos toda a pesquisa em processo computacional; nada foi feito ainda em bancada de laboratório. Sabemos que muitas pessoas usam chás para combater gripes e, a partir do conhecimento popular, buscamos bases bibliográficas e encontramos referências que indicam a tangeritina como potencial antiviral, já comprovado cientificamente. Importante ressaltar que esse trabalho é a primeira etapa da pesquisa, e a tangeritina deverá ser testada in vitro. Essa primeira fase computacional ajuda no desenvolvimento mais rápido da pesquisa, não sendo necessário testar em animais nessa fase inicial”, detalha o professor Emmanuel.

Com início há um ano aproximadamente, o projeto é intitulado Virtual Screening of Citrus Flavonoid Tangeretin: A Promising Pharmacological Tool for the Treatment and Prevention of Zika fever and Covid-19. 

O estudo destaca que é de grande importância para a indústria farmacêutica encontrar substâncias terapêuticas extraídas de fontes naturais e abundantes, obtidas com baixo custo e apresentando potencial antiviral para o tratamento do vírus da Zika e do Coronavírus.

O autor da publicação, o estudante de licenciatura em Química da Fafidam, Matheus Nunes da Rocha, compartilha a satisfação de estar representando a Universidade Estadual do Ceará na pesquisa, sobretudo em um momento tão adverso como o da pandemia da Covid-19. O estudante explica que, inicialmente, os estudiosos pesquisaram grupos moleculares de fontes naturais que possuíam atividade contra doenças respiratórias, no caso os flavonoides cítricos. A equipe constatou que a tangeretina está em fase de investigação e possui atividade contra as SRV (síndromes respiratórias virais) e pode ser isolada da casca da tangerina.

A partir daí, os pesquisadores otimizaram a estrutura molecular a nível quântico, para obter uma geometria de energia mínima para interagir com a proteína da replicação do Coronavírus, a Mpro SARS-CoV-2. Matheus explica que a simulação é um docking (ancoragem) molecular, que leva em consideração as interações eletrostáticas da molécula com os sítios ativos da proteína do vírus.

- A simulação mostrou que existe a possibilidade de se consumir a tangeretina simultaneamente com o medicamento Baricitinib, pois elas interagem com a proteína do vírus em sítios diferentes. Esse é um resultado promissor, porque ambas as substâncias não resultariam em hepatite medicamentosa se consumidas simultaneamente, ao contrário do consumo simultâneo da azitromicina e ivermectina”, esclarece o estudante. Ele acrescenta que a substância é facilmente absorvida no intestino e só é tóxica em altas dosagens, o que permite o controle da dose sem resultar em toxicidade.

Zika Vírus
Matheus explica que as interações da tangeretina com a proteína do zika vírus mostraram que a substância também é um forte inibidor do vírus. Enquanto o tratamento contra a Covid-19 prevê o uso suplementar do Baricitinib, medicamento indicado para o tratamento da artrite reumatoide, as simulações indicam que a tangeretina pode ser consumida isoladamente para o tratamento da zika.

O artigo completo dos pesquisadores está disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S2737416521500137

Outros estudos

O professor Emmanuel Marinho cita, ainda, a contribuição da UECE em outras três pesquisas desenvolvidas no combate à Covid-19, também publicadas em revistas internacionais. Em mais um trabalho envolvendo a FECLI, a FAFIDAM e o CCT, foi investigado o potencial da curcumina (substância extraída da raiz da cúrcuma) no tratamento contra a doença. O artigo intitulado Virtual Screening of Natural Curcumins and Related Compounds Against SARS-CoV-2 foi publicado no Journal of Computational Biophysics and Chemistry e pode ser acessado em https://www.worldscientific.com/doi/10.1142/S2737416521500046.

Ainda de acordo com o professor Emmanuel Marinho, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadores da UECE desenvolveram o estudo Virtual screening based on molecular docking of possible inhibitors of Covid-19 main protease, que investigou o potencial da hidroxicloroquina Contra a covid-19. O projeto foi publicado na revista Elsevier e está disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32619669/.

O pesquisador menciona ainda uma parceria envolvendo UECE, UFC, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que a equipe está sintetizando novas moléculas com potencial para coibir a Covid-19. Também publicado na Elsevier, trata-se do estudo In silico study of the potential interactions of 40-acetamidechalcones with protein targets in SARS-CoV-2. O artigo pode ser acessado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33387885/.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".