Pular para o conteúdo principal

Sarto participa do Estadão Summit Mobilidade Urbana


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) participa nesta quinta-feira (20 de maio), às nove da manhã, do 'Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021 - Transição para uma Nova Cidade':

- A partir das nove horas de hoje, participarei do 'Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021 - Transição para uma Nova Cidade'. Vamos conversar sobre as ações que tornam Fortaleza uma referência em mobilidade por estimular deslocamentos seguros de bicicleta e a pé. 

- As inscrições para o evento são gratuitas. Vocês são nossos convidados.

summitmobilidade.estadao.com.br.

- Uma cidade mais humana, moderna e inclusiva passa por um trânsito seguro para todos", destaca José Sarto.

Até sexta - O Estadão Summit Mobilidade discute as estratégias para reduzir as diferenças nas cidades brasileiras, por meio de políticas públicas de mobilidade urbana. 

O evento, que acontece de forma online e gratuita, apresentou o caso de ação interdisciplinar em uma comunidade periférica na capital paulista e promoveu um painel sobre desigualdade territorial social no Brasil.

A desigualdade socioespacial, expressada por bolsões de pobreza e de riqueza, tem um impacto negativo na mobilidade urbana. O urbanismo, a mobilidade ativa e o transporte coletivo de massa podem ser instrumentos de integração social. Mas, para isso, ações a longo prazo devem ser pensadas para a cidade junto à comunidade.

A superintendente da fundação, Mariana Almeida, afirma que o CEP do nascimento da pessoa parece já definir boa parte da vida. Ao transformar a realidade territorial, é possível ampliar as oportunidades para a maior parte da população. Isso pode ser feito a partir de um protagonismo comunitário, aliado a instituições públicas, privadas e da academia.

Caso do Jardim Lapena - A Fundação Tide Setúbal participa, há 15 anos, da articulação de frentes de ações públicas e privadas em torno de uma estratégia territorial para o Jardim Lapena, na Zona Leste de São Paulo. O local está conectado à cidade apenas pela rede ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A elaboração de um plano de bairro, realizado desde 2017, ajuda os moradores a compreender e acompanhar os problemas locais, bem como a pensar em soluções. O trabalho já alcançou a construção da vala alternativa para drenagem da água pela Sabesp, planejada pela comunidade, e a revitalização de praças, com mutirões voluntários para limpeza.

Momento estratégico para mudança - O momento da pandemia é estratégico para pensar o próximo momento histórico, não só no desenvolvimento da cidade, mas para todas as áreas e os setores, disse a vereadora do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.

Para a legisladora, o desenvolvimento da mobilidade urbana está associado aos objetivos definidos para o futuro. Nesse contexto, um pacto verde no transporte público, com a substituição dos motores a combustão por fontes mais limpas, é fundamental para a nova configuração dos deslocamentos urbanos.

Mobilidade ativa - Com a pandemia, o uso da bicicleta se tornou mais atrativo por conta de sua maior segurança sanitária. O Instituto Multiplicidade Mobilidade Urbana calcula que existe uma frota de 33 milhões de veículos. Para Glaucia Pereira, fundadora da entidade, eles podem ser instrumentos acessíveis para a mobilidade de primeira e última milhas.

No entanto, é necessário criar uma infraestrutura que permita a integração das bikes com o transporte público de massa. Isso envolve tanto investimentos em bicicletários em estações de trens e metrôs quanto a possibilidade de a bicicleta embarcar nos vagões.

Desigualdade de gênero - Questões de gênero também entraram em pauta nas discussões. Os padrões de mobilidade são diferentes para homens e mulheres, de acordo com Haydée Svab, cientista de Dados e pesquisadora em Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes. A economia do cuidado, socialmente atribuída a mulheres, torna os deslocamentos delas mais encadeados e com menos recursos.

A restrição de acesso ao transporte dificulta ou impossibilita o acesso a outros direitos, como à saúde e à educação. Além disso, as mulheres enfrentam medo por conta da violência, tanto dentro dos veículos quanto no deslocamento a pé.

A diretora sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da 99, Pâmela Vaiano, afirma que 23% das ocorrências de segurança da plataforma são de assédio sexual, direcionados principalmente às mulheres. Pensando nisso, a companhia lançou um Guia da Comunidade, orientando quais são os comportamentos inadmissíveis que podem gerar desligamento de motoristas e passageiros. 

O Estadão Summit Mobilidade Urbana vai até sexta-feira (21 de maio) e é online e gratuito.


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.