Pular para o conteúdo principal



Sarto participa do Estadão Summit Mobilidade Urbana


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) participa nesta quinta-feira (20 de maio), às nove da manhã, do 'Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021 - Transição para uma Nova Cidade':

- A partir das nove horas de hoje, participarei do 'Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021 - Transição para uma Nova Cidade'. Vamos conversar sobre as ações que tornam Fortaleza uma referência em mobilidade por estimular deslocamentos seguros de bicicleta e a pé. 

- As inscrições para o evento são gratuitas. Vocês são nossos convidados.

summitmobilidade.estadao.com.br.

- Uma cidade mais humana, moderna e inclusiva passa por um trânsito seguro para todos", destaca José Sarto.

Até sexta - O Estadão Summit Mobilidade discute as estratégias para reduzir as diferenças nas cidades brasileiras, por meio de políticas públicas de mobilidade urbana. 

O evento, que acontece de forma online e gratuita, apresentou o caso de ação interdisciplinar em uma comunidade periférica na capital paulista e promoveu um painel sobre desigualdade territorial social no Brasil.

A desigualdade socioespacial, expressada por bolsões de pobreza e de riqueza, tem um impacto negativo na mobilidade urbana. O urbanismo, a mobilidade ativa e o transporte coletivo de massa podem ser instrumentos de integração social. Mas, para isso, ações a longo prazo devem ser pensadas para a cidade junto à comunidade.

A superintendente da fundação, Mariana Almeida, afirma que o CEP do nascimento da pessoa parece já definir boa parte da vida. Ao transformar a realidade territorial, é possível ampliar as oportunidades para a maior parte da população. Isso pode ser feito a partir de um protagonismo comunitário, aliado a instituições públicas, privadas e da academia.

Caso do Jardim Lapena - A Fundação Tide Setúbal participa, há 15 anos, da articulação de frentes de ações públicas e privadas em torno de uma estratégia territorial para o Jardim Lapena, na Zona Leste de São Paulo. O local está conectado à cidade apenas pela rede ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A elaboração de um plano de bairro, realizado desde 2017, ajuda os moradores a compreender e acompanhar os problemas locais, bem como a pensar em soluções. O trabalho já alcançou a construção da vala alternativa para drenagem da água pela Sabesp, planejada pela comunidade, e a revitalização de praças, com mutirões voluntários para limpeza.

Momento estratégico para mudança - O momento da pandemia é estratégico para pensar o próximo momento histórico, não só no desenvolvimento da cidade, mas para todas as áreas e os setores, disse a vereadora do Rio de Janeiro, Tainá de Paula.

Para a legisladora, o desenvolvimento da mobilidade urbana está associado aos objetivos definidos para o futuro. Nesse contexto, um pacto verde no transporte público, com a substituição dos motores a combustão por fontes mais limpas, é fundamental para a nova configuração dos deslocamentos urbanos.

Mobilidade ativa - Com a pandemia, o uso da bicicleta se tornou mais atrativo por conta de sua maior segurança sanitária. O Instituto Multiplicidade Mobilidade Urbana calcula que existe uma frota de 33 milhões de veículos. Para Glaucia Pereira, fundadora da entidade, eles podem ser instrumentos acessíveis para a mobilidade de primeira e última milhas.

No entanto, é necessário criar uma infraestrutura que permita a integração das bikes com o transporte público de massa. Isso envolve tanto investimentos em bicicletários em estações de trens e metrôs quanto a possibilidade de a bicicleta embarcar nos vagões.

Desigualdade de gênero - Questões de gênero também entraram em pauta nas discussões. Os padrões de mobilidade são diferentes para homens e mulheres, de acordo com Haydée Svab, cientista de Dados e pesquisadora em Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes. A economia do cuidado, socialmente atribuída a mulheres, torna os deslocamentos delas mais encadeados e com menos recursos.

A restrição de acesso ao transporte dificulta ou impossibilita o acesso a outros direitos, como à saúde e à educação. Além disso, as mulheres enfrentam medo por conta da violência, tanto dentro dos veículos quanto no deslocamento a pé.

A diretora sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da 99, Pâmela Vaiano, afirma que 23% das ocorrências de segurança da plataforma são de assédio sexual, direcionados principalmente às mulheres. Pensando nisso, a companhia lançou um Guia da Comunidade, orientando quais são os comportamentos inadmissíveis que podem gerar desligamento de motoristas e passageiros. 

O Estadão Summit Mobilidade Urbana vai até sexta-feira (21 de maio) e é online e gratuito.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...