Pular para o conteúdo principal



Yunare lança Livro 'Alto Desempenho com Propósito'

O ambiente corporativo apresenta ao ser humano um dos grandes dilemas da atualidade. Seja em grandes corporações nas quais se é cobrado por resultados, seja no pequeno empreendimento onde se busca crescimento ou mesmo sobrevivência, o trabalho ocupa um espaço de destaque na vida cotidiana das pessoas. Afinal, como unir questões como performance e desempenho com propósito e felicidade?

Em seu segundo livro, “Alto Desempenho com Propósito”, Yunare Marinho Targino lança uma série de reflexões sobre como os propósitos podem ajudar pessoas a conquistar objetivos, a ter maior clareza, a melhorar os processos decisórios e a saber aproveitar melhor a trajetória da vida. O livro já está à venda em livrarias virtuais e no site do autor e será apresentado oficialmente nesta terça-feira (25 de maio), às 19 horas, em um webinar a ser transmitido no canal do escritor no YouTube.

Com experiências em mais de 25 anos de atuação no mercado liderando equipes em grandes empresas no Brasil, França, Espanha e Portugal, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Yunare Targino, atualmente Gerente Corporativo de Processos Industriais no Grupo M. Dias Branco, passou a dedicar parte de seu tempo para estudar a psicologia transpessoal e a influência da motivação para se cumprir as jornadas de trabalho e fazer as pessoas se sentirem participantes e engajadas.

A pesquisa se transformou no livro “Desenvolvendo Organizações: Uma Abordagem Transpessoal”, lançado em 2018. Continuando seus estudos, Yunare passou a dedicar atenção ao papel do desempenho e do propósito na orientação dos comportamentos em relação ao que se deseja na vida. O resultado das pesquisas e estudos está em sua segunda obra, a recém-lançada “Alto Desempenho com Propósito”, que traz texto de apresentação de Ivens Dias Branco Júnior, CEO de Grupo M. Dias Branco, e prefácio de Sidney Leite, Diretor Executivo Técnico e de Operações do Grupo M. Dias Branco.

- Desempenho está conectado ao que eu realizo durante a execução de uma atividade, propósito é saber para quê, com que finalidade eu executo aquela atividade, qual o sentido de realizá-la. Desempenho é, portanto, sobre o aqui e o agora.
 O propósito valoriza a jornada; o desempenho enxerga o trabalho no momento em que ele acontece e visa a pessoa em si, e o propósito visa o poder da influência e o quanto do legado vai ser deixado”, explica Yunare Targino na introdução da obra.

Ao longo das páginas de “Alto Desempenho com Propósito”, Yunare traça uma ampla visão da gestão nas organizações e o papel que o capital humano e a liderança assumiram nas últimas décadas, ao mesmo tempo em que transita entre alguns conceitos de desempenho e como ele influencia e é influenciado pelo trabalho em equipe.

A conexão com o propósito surge no livro e mostra a questão básica que vem sendo posta com frequência no universo corporativo atual: por que fazemos o que fazemos? Para o autor, todos nós temos propósitos em nossas vidas, mesmo que inconscientemente. “É isso que atribui sentido às nossas ações e mantém nossas forças voltadas ao cumprimento de metas para atingir os diversos objetivos em prol do nosso propósito”, reforça o autor.

Yunare Targino apresenta ainda, baseado em seus estudos e em sua experiência prática, como montar equipes de alto desempenho, quais suas características e as barreiras encontradas em muitos ambientes de trabalho, bem como detalha as diversas etapas para a formação de lideranças atentas a essa visão mais humana do desempenho, da performance, da busca por resultados e de como tudo isso pode e deve estar ligado aos propósitos individuais de cada um. 

Em uma visão calcada nos conceitos da psicologia transpessoal, Yunare Targino reforça o conceito de indissociabilidade entre pessoal e profissional e destaca a importância do autoconhecimento e da conscientização dos processos que ocorrem nas nossas vidas. 

- No primeiro livro abordei o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações; agora, neste segundo livro, faço a conexão do alto desempenho na busca do propósito pessoal ou coletivo para atingir a performance, um tema pessoal e intransponível dentro de cada ser”, destaca.

Sobre o Autor - Yunare Marinho Targino é cidadão luso-brasileiro, nascido em Campina Grande (PB), e radicado em Fortaleza desde 1981. Graduado em Engenharia Mecânica (Unifor), com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia Transpessoal, tem MBA Executivo e Mestrado em Concepção, Mecânica e Gestão Ambiental. Mantém desde 1998 trabalhos na área de performance e melhoria contínua em empresas do Brasil, Portugal, Espanha, França e Holanda. É Gerente de Processos Industriais no Grupo M. Dias Branco, tendo mais de 20 anos de experiência em processos industriais com aplicação de programas de Excelência Operacional: LEAN / TPM / WCM - Gestão de Classe Mundial no Brasil e Europa. Autor do livro “Desenvolvendo Organizações: Uma Abordagem Transpessoal”, escrito em parceria com Marcos Mendes da Rocha.

Webinar de Lançamento do livro “Alto Desempenho com Propósito”
De Yunare Marinho Targino
Terça (25 de maio), às 19 horas
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube
Livro à venda na Amazon.com.br e pelo site do autor (www.yunaretargino.com.br)
Preço – R$ 40,00.




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...