Pular para o conteúdo principal

Começa domingo o XVI Festival Música da Ibiapaba

 Referência no Calendário Cultural do Estado e um dos principais festivais de formação musical do Brasil, o Festival de Música da Ibiapaba (FMi) é realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e chega à sua 16ª edição de forma totalmente online. 

Vibrando no tom certo, o do cuidado e da responsabilidade, o evento mantém sua afinação com a formação e a fruição musical, unindo estudo musical, acessibilidade cultural, entretenimento e patrimônio.

O FMi, que sempre reúne tantos instrumentos musicais pelas ruas de Viçosa do Ceará, este ano nos transforma em instrumentos através das trocas de experiências, conhecimentos e gostos, proporcionando uma formação humana entre todas as pessoas que participam de sua programação diretamente da Ibiapaba, do Ceará e do Brasil.

O Festival Mi começa neste domingo (25 de julho) às 16 horas com sua abertura oficial, seguida do show infantil do paulista Hélio Ziskind (SP), a apresentação de Mãeana e Bem Gil (RJ), fechando com um grande encontro entre os Mestres do Mi, os professores, com mediação do sanfoneiro cearense Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Romulo Santiago. Vale destacar que os shows de abertura contarão com interpretação em Libras. 

A programação seguirá até sexta-feira (30 de julho), com mais de 30 atrações entre oficinas, shows, pockets shows, mesas, palestras e papos musicais no ambiente digital. Toda programação é gratuita e pode ser conferida e acompanhada no site oficial do evento www.festivalmi.com.br

PROGRAMAÇÃO-DOMINGO (25) - Após a abertura oficial da 16ª edição, o domingo com o Mi segue animado e plural. O paulista Hélio Ziskind apresenta às 16h30 seu show infantil com músicas para criança gostar de música, comentando também a motivação de algumas de suas composições para programas da TV Cultura. Às 17h20 com a apresentação de Mãeana e Bem Gil, que apresentam um show com canções inéditas de vários compositores e artistas contemporâneos e encerramos a noite com professoras e professores de várias edições do Mi, neste encontro com os Mestres do Mi que contará com a mediação de Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Rômulo Santiago.

POCKET SHOWS COM ARTISTAS CEARENSES - Trazendo pluralidade de estilos e a diversidade e maestria que a cultura cearense tem, 11 pockets shows espalham-se pelos 5 dias de evento, abrindo a programação da noite de cada dia. 


Abidoral Jamacaru-Cariri (foto), Cristiano e Humberto Pinho (Viçosa do Ceará), Moon Kenzo (Sobral), Oigá (Cariri) e Os Bardos (Tianguá) trazem sonoridades da região da Ibiapaba. Na capital, os palcos recebem Orquestra Transversal, Luiza Nobel, Viramundo, Carlinhos Patriolino Trio e Vacliant. Os shows foram gravados em diversos espaços parceiros, como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar e no Sesc Crato, seguindo todos os protocolos.

PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA IBIAPABA - Mantendo seu laço com o patrimônio material e imaterial da Ibiapaba, este ano o Festival Mi convida o público a visitar uma sessão especial em seu site, dedicada a compartilhar registros e pesquisas sobre o percurso do patrimônio cultural, turístico e histórico, realizados nas últimas edições do evento. Uma oportunidade do público conhecer a riqueza que a região da Ibiapaba tem para compartilhar e as histórias que ecoam pelas ruas de Viçosa do Ceará, seja com as serenatas inspiradas por Zé Músico, a cultura e os saberes populares dos Tesouros Vivos da Cultura e a história contada através da arquitetura preservada.

NAÇÃO TABAJARA - Desde sua última edição, o Mi mantém parceria com o Coletivo Nação Tabajara, grupo de artistas da região que realiza o trabalho de difusão e produção artística local, através de festivais, mostras, cursos e oficinas. Em 2019, o Palco Nação Tabajara integrou a programação de shows. Este ano, com curadoria do Coletivo Nação Tabajara, o site do festival recebe uma galeria com 15 vídeos de artistas da música e da dança da região, divulgando trabalhos recentes com toda sua multiplicidade de gêneros e estilos. A sessão ficará disponível para visita durante todo o período do evento.

MÚSICA E ACESSIBILIDADE - Além das oficinas que ocorrem entre os turnos de manhã e tarde, como parte do eixo formativo do Festival Mi, 6 mesas e palestras sobre Música e Acessibilidade Cultural também acontecerão. Também complementam e diversificam a agenda do Mi as oficinas que aconteceram antes do evento, os diálogos sobre formação musical, bandas de música e musicoterapia.

SERVIÇO

  • 16º Mi - Festival Música de Ibiapaba (FMi).
  • De domingo ( 25) a sexta (30 de julho). 
  • Gratuito e online.
  • www.festivalmi.com.br


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé