Pular para o conteúdo principal

Governo e Prefeituras definem ações para fortalecer Políticas da Assistência Social no Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do Programa Mais Infância Ceará, encerrou, nesta quarta-feira (27de outubro), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Encontro para o Fortalecimento das Políticas da Assistência Social nos Municípios. 

A iniciativa integra o Pacto pelo Fortalecimento das Políticas Públicas da Assistência Social, lançado em setembro deste ano.


Segundo a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o encontro mobilizou uma força de trabalho direcionada para acolher os cearenses que estão em vulnerabilidade social. 

Onélia Santana - Assim como a educação do Ceará é referência no Brasil, as políticas da Assistência Social também serão referência em nosso Brasil. Que todas as famílias que estão em extrema vulnerabilidade sejam prioridades nas políticas, é o que desejamos, e por isso nós estamos nesse momento aqui”, afirmou Onélia Santana.



O evento reuniu os (as) secretários (as) da Assistência Social, primeiras-damas, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e gestores públicos dos 184 municípios cearenses. O público foi distribuído em dois dias de evento.

Na oportunidade, foram ministradas palestras que detalharam ações importantes da pactuação, como o Prêmio Referência Social, o BigData Social e o Sistema de Registro Civil, desenvolvido pela Defensoria Pública do Ceará para minimizar o sub-registro civil de nascimento no estado. Além disso, foi apresentado o Observatório de Indicadores Sociais da SPS.

As palestras foram conduzidas, por:
  • João Mário Santos, diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
  • Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris-Laboratório de Inovação e Dados.
  • Elizabeth Chagas, defensora Geral do Ceará.
  • Marcelle Arruda, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SPS.


Fortalecimento e Inclusão - 
A titular da SPS, Socorro França, afirmou que o Pacto simboliza a revolução na Assistência Social que o Ceará vivencia.

- Só dois Estados no Brasil universalizaram o cofinanciamento dos Cras: Ceará e Espírito Santo. O governador Camilo Santana aportou recursos para que a gente cofinanciasse todos os Cras. Hoje, são 396 Cras cofinanciados. Estamos entregando mais dezenas de Cras”, pontuou.

Sônia Fortaleza - Sônia Fortaleza, primeira-dama de Várzea Alegre e presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), também destacou as estratégias desenvolvidas no Ceará, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19. 

- Nossas primeiras-damas fizeram um trabalho excepcional durante a pandemia. Dentro desse trabalho, cito a nossa grande inspiração aqui em nosso Estado, que é a primeira-dama Onélia, com um olhar amplo para a criança, o adolescente, o cidadão”.



O cofinanciamento aliado às outras ações do Pacto vão contribuir para aprimorar os serviços do Cras, que é unidade de referência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

- Os Cras têm um papel muito importante no acolhimento [das famílias] e fortalecimento das políticas de assistência nos municípios cearenses. São vocês que fazem a diferença”, afirmou Onélia Santana, destacando o Prêmio Referência Social que incentiva e valoriza o trabalho das equipes dessas unidades.

Um trabalho intensificado na Pandemia. 

- Ainda não conseguimos superar a pandemia 100%. Mas a Assistência Social nunca parou, sempre permanecemos trabalhando, sempre continuamos atendendo as demandas das famílias. Nesse período, a fome aumentou muito”, relatou Nirla Thays Sampaio, secretária da Assistência Social de Novo Oriente, município do Sertão de Crateús.



Superar a insegurança alimentar é um dos objetivos dessa força de trabalho.

- É preciso a gente fazer busca ativa dessas famílias, focar nessa questão da extrema vulnerabilidade, e incluir nas transferências de renda como o Cartão Mais Infância e nas políticas de desenvolvimento agrário. Cerca de 60% das famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância estão na zona rural, então a gente precisa ir in loco”, garantiu Onélia Santana.

Nesse sentido, os Cras agora contam com o Agente Social Mais Infância. Ao todo, são 184 agentes para alcançar as famílias em cada município cearense. 

- Essa seleção dos agentes é super válida e vai nos ajudar muito no acompanhamento das famílias e no cadastramento delas”, avaliou Nirla Thays.



O acompanhamento será fundamental para o levantamento de dados que irão compor o BigData Social. A plataforma reunirá indicadores sobre auxílios sociais de Educação, Moradia, Trabalho e Renda. Esses indicadores ajudarão os gestores a compreender as realidades das famílias cearenses e, com isso, elaborar Políticas Públicas efetivas.

Parceria - O Encontro também contou com a presença de:
  • Érika Amorim, deputada estadual.
  • Giovana de Melo, promotora de Justiça, representando o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.
  • Luzia Laffite, diretora do Instituto Infância.
  • Ieda Castro, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas-CE).
  • Célia Melo, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).
  • Luciene Alice da Silva, secretária-executiva de Políticas de Saúde do Ceará, representando o titular da Sesa, Marcos Gadelha.
  • Francisco Ibiapina, secretário-executivo da Proteção Social da SPS.
Com informações de Larissa Falcão e fotos de Ariel Gomes, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil.






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores