Pular para o conteúdo principal

Sarto inaugura Terminal Aberto da Washington Soares

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, (foto Marcos Moura) inaugurou, nesta quarta-feira (27 de outubro), a operação do Terminal Aberto da Washington Soares, no Alagadiço Novo. 


O novo equipamento do Sistema de Transporte Público visa ampliar o serviço na Capital, permitindo otimizar as integrações, reduzir os trajetos e o tempo de viagem, além de oferecer maior conforto e segurança aos usuários que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências.

A integração no novo espaço será realizada somente por meio de cartões, como Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos. A localização estratégica do novo terminal, em um ponto intermediário entre os terminais de Messejana e Papicu, permite a melhor capilarização das linhas locais por meio da integração temporal por Bilhete Único, em que se pode pegar quantas linhas quiser, no intervalo de duas horas, pagando apenas uma tarifa.

Assim, é possível o passageiro planejar suas viagens sem a necessidade de deslocamento até os terminais maiores.

- É um terminal aberto, com plataformas do lado direito e do lado esquerdo da avenida, integradas por uma passarela. Os trabalhadores dos bairros circunvizinhos agora terão oportunidade de fazer um trajeto mais curto, podendo sair um pouco mais tarde de casa e chegar um pouco mais cedo. É mais um equipamento para a mobilidade urbana de Fortaleza", enfatizou o prefeito.

Sarto destacou o investimento que o Município tem feito para assegurar o valor da passagem de ônibus. 

- Lembrando que estamos há três anos sem aumento da tarifa pública de transporte. Para isso, este ano, a Prefeitura já investiu R$ 48 milhões no setor. Faz parte do nosso desafio de melhorar a qualidade do transporte público de Fortaleza”, reforçou.

O novo espaço conta com nove linhas nas quatro plataformas cobertas no sentido leste e oeste da Avenida Washington Soares. Em média, inicialmente, serão realizadas 365 viagens por dia e devem trafegar um total de 29 ônibus/hora. Serão contemplados 60 mil passageiros/dia do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Fortaleza que transitam em toda a Avenida Washington Soares.

A fim de garantir a segurança viária, foram instalados gradis entre as plataformas, direcionando os usuários para as faixas de pedestres. Além disso, os terminais são interligados por uma passarela sobre a Avenida Washington Soares.



Cid Renê - Cid Renê de Freitas (foto) mora na região e trabalha no Centro. Pela primeira vez, não vai precisar pegar um ônibus voltando para o Terminal de Messejana para conseguir outro transporte até o trabalho. O usuário saiu de casa direto para o novo terminal. "Tendo um espaço maior, com sombra e mais movimento de gente, já fica melhor. A gente não fica no sol e tem mais segurança", comentou.

Samuel Dias - O percurso feito, antes, por Cid Renê era comum entre os usuários do transporte público da região. Segundo o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, é o chamado “percurso negativo”, quando o passageiro acaba se deslocando em sentido contrário ao que precisa ir, para poder trocar de linha. Um dos objetivos do novo equipamento é diminuir essa prática.

- Esse projeto tem origem no plano da Prefeitura de Fortaleza de multiplicar a quantidade de terminais na cidade. Terminais mais compactos, mas distribuídos em pontos estratégicos. O objetivo é aumentar a integração e diminuir os percursos negativos, esses terminais vão ajudar nesse processo, pois são estrategicamente localizados. Temos outro quase pronto, no José Walter, com o mesmo conceito, e também estamos refazendo o terminal aberto da Praça Coração de Jesus”, afirmou Samuel Dias.

O secretário também reforçou que, ainda na gestão do prefeito Sarto, deverá entregar o Novo Terminal Aberto da Praça José de Alencar, cujas obras ainda não iniciaram.

Opções de Integração - A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizou uma pesquisa constatando que os passageiros oriundos das comunidades do entorno do Terminal Washington Soares, com o uso do Bilhete Único, podem economizar o tempo ao deixar de ir ao Terminal de Messejana para embarcar diretamente no Terminal Washington Soares com destino ao Papicu.

- Esse equipamento vem trazer mais conforto, mais segurança e, principalmente, mais agilidade. Sabemos que alguns usuários deixavam de usar as paradas de ônibus aqui na avenida, preferiam fazer um deslocamento mais distante até um terminal grande, então, também vamos facilitar a integração com outras linhas, reduzindo o tempo de viagem. Estimamos que seja um ganho de tempo em torno de 30 minutos, mas isso pode variar de acordo com o trânsito", apontou o presidente da Etufor, David Bezerra.

Ainda de acordo com ele, uma nova linha passando pelo Terminal do Siqueira será integrada ao novo terminal a partir do dia oito de novembro.

Para o usuário que desejar ir ao bairro Centro, a Etufor reformulou o itinerário das linhas 649 - Cidade Funcionários/Sítio São José/Crisanto Moreira da Rocha e 609 - Cidade Funcionários/Sítio São José. Assim, o passageiro não precisará voltar para o Terminal de Messejana, com as opções de integração com maior segurança e conforto de forma centralizada no Terminal Aberto.

A partir do Terminal Washington Soares, com uso do Bilhete Único, os usuários poderão fazer integrações com destino para o Centro, Unifor, Fórum Clóvis Beviláqua, Iguatemi, Rio Mar Papicu, HGF, Avenida 13 de Maio, IFCE, Reitoria da UFC, Avenida Jovita Feitosa e Campus do Pici.

A área coberta do novo terminal é de aproximadamente 600 metros quadrados e também contempla pontos de recarga do Bilhete Único, painéis de previsão, Wi-fi, posto de vigilância, banheiros acessíveis e dois quiosques.

Também participaram da inauguração do equipamento o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Ferruccio Feitosa, e o coordenador especial de Articulação Política, Elpídio Moreira.

Linhas que operam no novo Terminal Aberto Washington Soares:
  • 053 - Messejana/Papicu/Washington Soares
  • 055 - Corujão/Grande Circular I
  • 056 - Corujão/Grande Circular II
  • 609 - Cidade Func/Sítio São José
  • 649 - Cidade Func/Sítio São José/CMR
  • 663 - Gereberaba/Messejana
  • 686 - Conjunto São Bernardo
  • 703 - Paupina/Pici
  • 712 - Conjunto Palmeiras/Papicu.
Linhas que param no lado externo do Terminal Aberto Washington Soares:
  • 050 - Siqueira Papicu/Washington Soares
  • 051 - Grande Circular 1
  • 052 - Grande Circular 2
  • 686 - Conjunto São Bernardo (sentido Bairro-Terminal Messejana)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".