Pular para o conteúdo principal



Fiec Summit 2022 debate Hidrogênio Verde


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) recebe até esta quinta-feira (4 de agosto de 2022), no Auditório Waldyr Diogo, da Casa da Indústria Fernando Cirino (Avenida Barão de Studart, 1980-Aldeota) a visita de autoridades, empresários e especialistas técnicos de mais de 20 países para o Fiec Summit 2022 - Hidrogênio Verde.

São debatidos em dois dias de Evento (quarta-feira-3 e quinta-feira-4 de agosto) os temas da:
  • Sustentabilidade.
  • Transição Energética de uma matriz poluente para uma estrutura 100% renovável.
Diante de uma plateia de 600 pessoas, num total de mais de 2 mil inscritos para o Evento Híbrido, participaram da Mesa de Abertura do Fiec Summit 2022: 
  • Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.
  • Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
  • Governadora do Ceará, Izolda Cela.
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto.
  • Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque.
  • Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A), Danilo Serpa.

- A Federação das Indústrias do Estado do Ceará e a Confederação Nacional da Indústria, desde cedo, têm protagonizado ações efetivas em favor da produção do Hidrogênio Verde no Brasil e no mundo. São inúmeras as contribuições que temos dado, tanto na disseminação de conhecimento sobre essa nova fronteira energética, quanto no apoio logístico e estratégico às iniciativas públicas e privadas voltadas para a atração de novos investimentos na área. Aqui no Ceará, desenvolvemos um modelo de parceria que envolve simultaneamente a Federação das Indústrias, o Governo do Estado, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e a Universidade Federal, com foco na concretização de um Hub de Hidrogênio Verde em nosso Estado. Esse modelo tem servido de exemplo para todo o país”, informa o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante (foto).

O Nordeste e, em especial, o Ceará, têm grande potencial de produção de Energia Elétrica, a partir de fontes renováveis como, por exemplo, Energia Solar e Eólica. 

Joaquim Leite - Segundo o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, as condições climáticas da região têm propiciado a viabilização de Políticas Públicas voltadas para o aquecimento do Setor Energético. 

- Nós estamos criando uma Plataforma de Gestão de Áreas Offshore para Geração de Energia. Isso significa mais agilidade nesse Processo. Nós, hoje, já temos no Ibama 66 Projetos, vários deles, aqui no Ceará. Nós temos um potencial solicitado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para Geração de Eólica offshore de 169 GW. Só para que tenhamos ideia do que esse número representa, o Brasil produz de todas as fontes 180. É uma oportunidade gigantesca. E os Estudos do Banco Mundial e do próprio Ministério do Meio Ambiente falam em 700 GW. São 50 Usinas de Itaipu no Mar, e o Nordeste será grande produtor de Energia Limpa para o mundo”, salienta Joaquim Leite.

Carlos Prado - Foi um sucesso que ultrapassou a nossa melhor expectativa. O tema ainda é novo no Brasil, o hidrogênio, mas o trabalho que a Fiec vem fazendo desde quando surgiu essa possibilidade, acabou trazendo um destaque para o Ceará e atraindo a atenção de todo mundo ligado a esse tema. O mais importante é que acabou mostrando a todo mundo que o Ceará realmente tem um grande potencial, as condições naturais do Estado foram os grandes atrativos para que todos esses investidores voltassem os olhos para o Ceará e tomassem a decisão de começar a analisar investimentos e, já começando a se comprometer de alguma forma com esses investimentos, assinando os memorandos com o Governo, e partindo para uma concretização de seus planos. Para o Ceará é uma grande oportunidade de uma mudança total, quando eu digo mudança total, é um estado que hoje é pobre e amanhã será rico, em um amanhã não muito distante”, ressalta o 1º vice-presidente da Fiec, Carlos Prado.

Izolda Cela - No ambiente de perspectivas econômicas, a governadora do Ceará, Izolda Cela, disse que tem pretensão, a meio e longo prazo, de transformar o Estado na Casa do Hidrogênio Verde no Brasil. 

- Essa Agenda de Transição energética é essencial e um compromisso moral frente às gerações futuras que têm o direito e a necessidade de habitar nesse planeta e, se possível, em condições melhores e com mais igualdades” fala, sob aplausos. E complementa, Izolda Cela: 

- Nós temos perspectivas de Geração de Emprego e de Aquecimento Econômico".



A abertura do Fiec Summit 2022 foi marcada pela convergência das ideias entre as autoridades e, um ponto destacado entre todos foi o desafio de, a partir de agora, o Estado iniciar a transformação da matriz energética atualmente poluente para a de status considerada ideal, por ser renovável. 

Cândido Albuquerque - Nesse sentido, o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, disse que o papel dos trabalhos acadêmicos vai ser imprescindível. 

- O Ceará tem pesquisadores à altura. O Hidrogênio Verde não é novidade para nenhuma das nossas universidades. Produzir em escala também não é algo que esteja fora do nosso alcance. É lógico, não é uma tarefa fácil. Mas por ser difícil é que nós cearenses vamos fazer. As nossas universidades estão absolutamente equipadas, qualificadas para construir essa nova tecnologia. São os nossos pesquisadores ao lado dos nossos industriais que farão essa transformação. Nós transformaremos, sim, o Ceará na maior referência mundial na substituição da matriz energética”, frisa Cândido Albuquerque.

José Sarto - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), reforça que todo esse trabalho inicia com ações voltadas à sustentabilidade e elencou os projetos da Prefeitura ligados ao tema:

- Fortaleza já tem uma escola de tempo integral totalmente feita e abastecida por energia solar. Nós temos uma das maiores Redes Cicloviárias transformando a malha viária de Fortaleza em quase 420 quilômetros em Ciclofaixas e ciclovias. Nós acabamos de implantar cinco mil mudas para arborizar a cidade”, argumenta José Sarto.

Troféu Fiec Summit 2022 Hidrogênio Verde - A cerimônia foi marcada pela entrega do Troféu Fiec Summit 2022 Hidrogênio Verde para a consultora internacional da Fiec, Mônica Saraiva Panik.


Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e com Business MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Monica dedicou 18 anos de atuação à indústria automotiva do Brasil e 11 anos em empresas líderes mundiais das tecnologias de hidrogênio e célula a combustível na Alemanha.

Emocionada, agradeceu à homenagem: 

- Eu gostaria de compartilhar esse prêmio ao meu filho e, em seguida, a todo grupo de trabalho: o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o Vice-Presidente da Fiec, Carlos Prado; o Consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço; o Coordenador de Energia da Fiec e Presidente da Câmara Setorial de Energias, Joaquim Rolim; o Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), Maia Júnior; o Consultor de Negócios da Sedet, Constantino Frates; a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros; o Presidente do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Nunes; a diretora executiva e Comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe e tantos outros que estiveram com a gente e também dedico ao povo do Ceará”, diz sob aplausos. Mônica Saraiva.

Monica Saraiva deixa a solenidade na crença que o Hidrogênio Verde será um marco para a economia do Estado. 

- Vocês podem acreditar e até anotar: O Ceará e a região Nordeste do Brasil vão ser uma das regiões mais ricas do mundo”, destaca  sob aplausos. E Mônica Saraiva continua: 

- Isso porque o Hidrogênio Verde tem a capacidade de gerar empregos, inovação e capacitação profissional. Eu acredito que o Hidrogênio Verde seja uma bandeira que ajuda a resolver problemas endêmicos de regiões como a pobreza e a desigualdade social”, conclui Mônica Saraiva Panik.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Fiec.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida