Pular para o conteúdo principal

Futricas Catar

Informa o G-1:

'Mario Kempes': cearense que está no Catar foi batizado em homenagem ao argentino artilheiro da Copa de 1978

O jornalista explicou que o pai decidiu homenagear quem fosse o goleador do mundial que aconteceu na Argentina. Assim, ele recebeu o nome do atacante que fez dois gols na final contra a Holanda no ano em que os "hermanos" levaram a Copa do Mundo.

Por Samuel Pinusa, g1 CE


O cearense Mario Kempes é jornalista esportivo, e foi batizado em homenagem ao ídolo argentino. — Foto: Arquivo pessoal/Getty Images

Em 25 de junho de 1978, o atacante Mario Kempes marcou dois gols que deram à Argentina o primeiro título de Copa do Mundo — e a ele o título de ídolo do povo argentino. Quatro dias depois, o centroavante recebeu uma homenagem em solo brasileiro, contrariando toda a rivalidade no futebol entre os dois países: um pai que batizou o filho com o nome do jogador argentino, em Crateús, no interior do Ceará. Mário Kempes Lacerda Pereira.

O nome do cearense, contudo, não tinha ídolo certo até o apito final da partida entre Argentina e Holanda. O pai dele, Giovani Lacerda, havia decidido que o filho seria batizado com o nome do artilheiro do Mundial de 1978, realizado na Argentina. Mario Kempes encerrou o campeonato com seis gols; dois deles na final. Assim, a taça da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o nome do filho foram decididos.

O cearense, que atua como jornalista esportivo para o próprio blog — e viajou ao Catar para cobrir o mundial deste ano —, informou que o nome, inclusive, influenciou-o na paixão pelo esporte e também pela seleção argentina.

- Sou muito fã do futebol argentino. Não sinto rivalidade nenhuma. Acho que a França fez muito mais raiva ao Brasil que a Argentina", declarou Kempes.

- Aliás, quando criança e adolescente, meus amigos também gostavam dos times argentinos e uruguaios: Boca Juniors, Nacional, River Plate e Peñarol. Inclusive, fundamos uma equipe que fazia referência a eles: o Nacional Juniors. Ganhamos muitos campeonatos em Crateús”, lembrou o jornalista.


Centroavante argentino Mario Kempes inspirou nome de jornalista cearense. — Foto: Getty Images

O centroavante argentino Mario Alberto Kempes Chiodi é considerado um dos heróis do título mundial da Albiceleste em 1978, em casa, marcando dois gols no duelo contra a Holanda. No fim, a Argentina se tornou campeã pela primeira vez com um placar de 3 a 1.

Kempes passou por diversos clubes durante a carreira, em destaque o Rosário Central, Valencia e River Plate. Ídolo do futebol argentino, ele é um dos poucos jogadores que, ainda em vida, receberam a homenagem de ter um estádio batizado com o próprio nome. Em 2010, o Olímpico Chateau Carreras, em Córdoba, passou a se chamar "Estadio Mario Alberto Kempes".

Situações inusitadas




Kempes e o ídolo argentino Oscar Ruggeri, zagueiro campeão mundial em 1986. — Foto: Arquivo pessoal

O nome do jornalista já o fez passar por diversas situações inusitadas — especialmente cobrindo a área de esportes — desde a época de adolescência. 

- Já concedi muitas entrevistas a rádios e tvs brasileiras e argentinas. Estou no Catar agora trabalhando e fui entrevistar e também tietar um dos maiores zagueiros da história da Argentina, Oscar Ruggeri, campeão do Mundo em 1986. Ao falar que meu nome é Mário Kempes, ele não acreditou. Fez questão de filmar e quis tirar uma foto comigo, segurando meu crachá”, relatou o cearense.

- A mesma coisa aconteceu na Copa de 2018, na Rússia. Dessa vez com o ex-lateral Sorin, outro craque argentino. Na tribuna de imprensa no Estádio em Moscou, passei por ele e pedi para tirar uma foto e disse que meu nome é Mário Kempes. Ele estava se levantando para ir a outro lugar e não ligou muito. Minutos depois, ele apareceu onde eu estava e fez questão de tirar uma foto comigo”, lembrou o jornalista.

Torcida pela Argentina


Galvão Bueno e Mario Kempes na cobertura da Copa da Rússia em 2018. — Foto: Arquivo pessoal

Batizado em homenagem a um jogador, na infância, Kempes não desviou do caminho que muitas crianças sonham no Brasil. 

- Sempre quis ser jogador de futebol. Não pelo nome. Acho que está no DNA mesmo. E o jornalismo esportivo foi muito mais uma frustração por não ter sido atleta. Creio que o nome apenas foi uma consequência", revelou Kempes.

- Mas de vez em quando fico pensando, se como jornalista já aconteceram esses momentos peculiares, imagine se tivesse sido um jogador de sucesso? Seria demais", complementou. Ele disse, inclusive, que está torcendo pela equipe de Lionel Scaloni no Mundial do Catar, após a eliminação do Brasil na última sexta-feira (9).

- Não apenas pelo nome, mas também por ser sul-americano (já basta de europeu) e porque quero muito que o Messi ganhe uma Copa (agora que o Brasil saiu, claro)”, declarou Kempes.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg