Pular para o conteúdo principal



Futricas Catar

Informa o G-1:

'Mario Kempes': cearense que está no Catar foi batizado em homenagem ao argentino artilheiro da Copa de 1978

O jornalista explicou que o pai decidiu homenagear quem fosse o goleador do mundial que aconteceu na Argentina. Assim, ele recebeu o nome do atacante que fez dois gols na final contra a Holanda no ano em que os "hermanos" levaram a Copa do Mundo.

Por Samuel Pinusa, g1 CE


O cearense Mario Kempes é jornalista esportivo, e foi batizado em homenagem ao ídolo argentino. — Foto: Arquivo pessoal/Getty Images

Em 25 de junho de 1978, o atacante Mario Kempes marcou dois gols que deram à Argentina o primeiro título de Copa do Mundo — e a ele o título de ídolo do povo argentino. Quatro dias depois, o centroavante recebeu uma homenagem em solo brasileiro, contrariando toda a rivalidade no futebol entre os dois países: um pai que batizou o filho com o nome do jogador argentino, em Crateús, no interior do Ceará. Mário Kempes Lacerda Pereira.

O nome do cearense, contudo, não tinha ídolo certo até o apito final da partida entre Argentina e Holanda. O pai dele, Giovani Lacerda, havia decidido que o filho seria batizado com o nome do artilheiro do Mundial de 1978, realizado na Argentina. Mario Kempes encerrou o campeonato com seis gols; dois deles na final. Assim, a taça da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o nome do filho foram decididos.

O cearense, que atua como jornalista esportivo para o próprio blog — e viajou ao Catar para cobrir o mundial deste ano —, informou que o nome, inclusive, influenciou-o na paixão pelo esporte e também pela seleção argentina.

- Sou muito fã do futebol argentino. Não sinto rivalidade nenhuma. Acho que a França fez muito mais raiva ao Brasil que a Argentina", declarou Kempes.

- Aliás, quando criança e adolescente, meus amigos também gostavam dos times argentinos e uruguaios: Boca Juniors, Nacional, River Plate e Peñarol. Inclusive, fundamos uma equipe que fazia referência a eles: o Nacional Juniors. Ganhamos muitos campeonatos em Crateús”, lembrou o jornalista.


Centroavante argentino Mario Kempes inspirou nome de jornalista cearense. — Foto: Getty Images

O centroavante argentino Mario Alberto Kempes Chiodi é considerado um dos heróis do título mundial da Albiceleste em 1978, em casa, marcando dois gols no duelo contra a Holanda. No fim, a Argentina se tornou campeã pela primeira vez com um placar de 3 a 1.

Kempes passou por diversos clubes durante a carreira, em destaque o Rosário Central, Valencia e River Plate. Ídolo do futebol argentino, ele é um dos poucos jogadores que, ainda em vida, receberam a homenagem de ter um estádio batizado com o próprio nome. Em 2010, o Olímpico Chateau Carreras, em Córdoba, passou a se chamar "Estadio Mario Alberto Kempes".

Situações inusitadas




Kempes e o ídolo argentino Oscar Ruggeri, zagueiro campeão mundial em 1986. — Foto: Arquivo pessoal

O nome do jornalista já o fez passar por diversas situações inusitadas — especialmente cobrindo a área de esportes — desde a época de adolescência. 

- Já concedi muitas entrevistas a rádios e tvs brasileiras e argentinas. Estou no Catar agora trabalhando e fui entrevistar e também tietar um dos maiores zagueiros da história da Argentina, Oscar Ruggeri, campeão do Mundo em 1986. Ao falar que meu nome é Mário Kempes, ele não acreditou. Fez questão de filmar e quis tirar uma foto comigo, segurando meu crachá”, relatou o cearense.

- A mesma coisa aconteceu na Copa de 2018, na Rússia. Dessa vez com o ex-lateral Sorin, outro craque argentino. Na tribuna de imprensa no Estádio em Moscou, passei por ele e pedi para tirar uma foto e disse que meu nome é Mário Kempes. Ele estava se levantando para ir a outro lugar e não ligou muito. Minutos depois, ele apareceu onde eu estava e fez questão de tirar uma foto comigo”, lembrou o jornalista.

Torcida pela Argentina


Galvão Bueno e Mario Kempes na cobertura da Copa da Rússia em 2018. — Foto: Arquivo pessoal

Batizado em homenagem a um jogador, na infância, Kempes não desviou do caminho que muitas crianças sonham no Brasil. 

- Sempre quis ser jogador de futebol. Não pelo nome. Acho que está no DNA mesmo. E o jornalismo esportivo foi muito mais uma frustração por não ter sido atleta. Creio que o nome apenas foi uma consequência", revelou Kempes.

- Mas de vez em quando fico pensando, se como jornalista já aconteceram esses momentos peculiares, imagine se tivesse sido um jogador de sucesso? Seria demais", complementou. Ele disse, inclusive, que está torcendo pela equipe de Lionel Scaloni no Mundial do Catar, após a eliminação do Brasil na última sexta-feira (9).

- Não apenas pelo nome, mas também por ser sul-americano (já basta de europeu) e porque quero muito que o Messi ganhe uma Copa (agora que o Brasil saiu, claro)”, declarou Kempes.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia